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Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis
Em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 (em R$ mil)
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A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI é uma entidade fechada de previdência complementar sem fins lucrativos que obedece às normas emanadas do Ministério da Previdência Social – MPS, por intermédio do Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC e da Secretaria de Previdência Complementar – SPC.
A Secretaria de Previdência Complementar passou a denominar-se Secretaria de Políticas de Previdência Complementar – SPPC, de acordo com o Art. 15 da Medida Provisória nº 233, de 30/12/04. As atividades de fiscalização e supervisão das entidades fechadas de previdência complementar passaram a ser de competência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. A mesma medida provisória instituiu a Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar – TAFIC, devida trimestralmente, cujo fato gerador são os recursos garantidores da entidade.
Os recursos de que a PREVI dispõe são representados por contribuições das suas patrocinadoras, essencialmente o Banco do Brasil S.A., e de seus participantes, vertidas de forma paritária, e pelos rendimentos das aplicações desses recursos, que devem obedecer ao disposto em resoluções do Conselho Monetário Nacional – CMN.
Durante o exercício de 2004, a PREVI efetuou diversas operações no mercado financeiro com o Banco do Brasil S.A. e com sua subsidiária BB DTVM. Mantém ainda com o Banco do Brasil contrato de prestação de serviços de liquidação financeira e custódia de seus ativos de renda fixa e de renda variável, de acordo com a Resolução CMN nº 3121/03.
Com a edição da Lei nº 11.053, de 29/12/04, as entidades de previdência complementar sem fins lucrativos estão isentas do imposto sobre a renda devido pela pessoa jurídica.
Plano de Benefícios 1
De benefício definido. Participam deste plano aqueles que detinham a condição de associado da PREVI em 23/12/97; e
Plano de Benefícios PREVI Futuro
De contribuição definida para os benefícios programados e de benefício definido para os benefícios de risco. Seu regulamento foi aprovado em 10/6/98 pela SPC.
A SPC instituiu, por meio da Resolução CGPC nº 14, de 1/10/04, o Cadastro Nacional de Planos de Benefícios das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – CNPB, cujo objetivo é aprimorar os mecanismos de controle sobre cada plano de benefícios. Com a medida, os planos terão maior visibilidade, o que significa mais transparência e mais segurança jurídica para as partes envolvidas, especialmente para os participantes e assistidos e para os patrocinadores e instituidores.
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3. Apresentação das Demonstrações Contábeis
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As demonstrações contábeis de 2004 foram elaboradas e estão sendo apresentadas em conformidade com as práticas contábeis em vigor no Brasil e em observância à Resolução CGPC nº 5, de 30/1/02, e suas alterações posteriores.
Os balancetes da PREVI são emitidos por plano de benefícios, com a finalidade de dar maior transparência na apuração dos resultados e de manter o controle das migrações de recursos entre os diferentes programas e planos de benefícios.
As demonstrações contábeis estão apresentadas em milhares de reais, em conformidade com as normas específicas aplicáveis às entidades fechadas de previdência complementar, de forma consolidada e por planos de benefícios.
A autuação sofrida pela PREVI em dezembro de 2002 referente à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL do exercício de 1997, no valor de R$ 2.161.189 mil, atualizada pela taxa Selic, atingiu R$ 2.700.000 mil em 31/12/04. O parecer jurídico que anteriormente considerava provável êxito do recurso interposto alterou sua classificação para possível êxito. A Diretoria, fundamentada nesse parecer e embasada nas práticas contábeis brasileiras e internacionais, manteve a dispensa da constituição de provisão.
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5. Principais Diretrizes Contábeis
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O resultado é apurado pelo regime de competência. Da mesma forma se apuram os rendimentos como bonificações, dividendos e juros sobre o capital próprio.
Os títulos de renda fixa estão classificados nas categorias “títulos para negociação” e “títulos mantidos até o vencimento”, registrados ao custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos pro rata dia até a data do balanço e ajustados ao valor provável de realização, conforme determina a Resolução CGPC nº 4, de 30/1/02. O ágio e deságio na aquisição são amortizados pro rata dia, pelo prazo que decorre da aquisição até o vencimento do título.
Na categoria “títulos para negociação”, apura-se a avaliação contábil pelo valor de mercado. Na categoria “mantidos até o vencimento” o critério de avaliação contábil é o da marcação pela curva do rendimento de forma proporcional (pro rata) até o vencimento.
As ações adquiridas no mercado à vista são registradas pelo custo de aquisição, acrescido de despesas de corretagem e outras taxas, e avaliadas ao valor de mercado pela cotação média na data mais próxima à do balanço, na bolsa de valores em que a ação tenha alcançado maior liquidez.
As ações que não tenham sido negociadas em bolsas de valores ou em mercado de balcão organizado, por período superior a seis meses, são avaliadas pelo último valor patrimonial ou pelo custo, dos dois o menor.
Os montantes relativos aos fundos de investimento são representados pelo valor de suas cotas na data do balanço.
Os investimentos imobiliários estão registrados ao custo de aquisição ou construção e ajustados periodicamente por reavaliações. São depreciados (exceto terrenos) pelo método linear à taxa de 2% a.a. ou às taxas correspondentes ao tempo de vida útil remanescente fixada nos laudos de reavaliação. As instalações são depreciadas pelo método linear à taxa de 10% a.a.
Os imóveis são reavaliados, periodicamente, de acordo com a legislação vigente. Os ajustes da reavaliação, positivos ou negativos, são contabilizados nas contas específicas em contrapartida do resultado.
As operações com participantes correspondem a empréstimos simples e a financiamentos imobiliários e seus saldos incluem principal, juros e atualização monetária até a data do balanço.
Foram constituídas provisões referentes aos direitos creditórios de liquidação duvidosa, segundo critérios definidos na Resolução CGPC nº 5, de 30/1/02.
Os bens que constituem o ativo permanente imobilizado são depreciados pelo método linear às taxas estabelecidas em função do tempo de vida útil fixado por espécie. Os gastos com software são amortizados à taxa de 20% a.a.
A PREVI passou a aplicar o INPC como indexador atuarial a partir de 1º de junho de 2004, em substituição ao IGP-DI, conforme aprovado pela SPC.
O imposto de renda pessoa jurídica foi apurado e recolhido com base no Regime Especial de Tributação – RET, conforme Medida Provisória nº 2.222, de 4/9/01, em vigor até 31/12/04, revogado pela Lei nº 11.053, de 29/12/04.
6.1. Realizável – Programa Previdencial
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2004 |
(R$ mil) 2003 |
Recursos a Receber |
6 |
68.891 |
Adiantamentos por Conta do INSS |
87.207 |
81.271 |
Outros |
9.911 |
9.500 |
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97.124 |
159.662 |
Os valores registrados em Recursos a Receber em 2003 eram referentes às contribuições previdenciais adicionais (junho a dezembro de 2003), decorrentes da decisão da Entidade em corrigir os benefícios pela variação do IGP-DI integral, que foram recebidas no início de 2004.
Os Adiantamentos por Conta do INSS representam o montante a ser restituído pelo INSS relativo aos pagamentos de benefícios de sua responsabilidade, antecipados pela PREVI na folha de pagamento dos assistidos.
No grupamento “Outros”, encontram-se registrados valores a receber de assistidos por conta de pagamentos efetuados, tais como: adiantamento de benefícios, cancelamento e indeferimento de benefícios, cessação de benefícios por motivo de falecimento.
6.2. Realizável – Programa de Investimentos
O programa de investimentos, composto de títulos de renda fixa, renda variável, investimentos imobiliários e operações com participantes, alcançou o montante de R$ 70.332.029 mil (R$ 57.854.138 mil em 2003).
6.2.1. Renda Fixa
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2004 |
(R$ mil) 2003 |
Títulos de Responsabilidade do Gov. Federal |
246.335 |
222.327 |
Aplicações em Instituições Financeiras |
22.220.232 |
17.187.284 |
BB Renda Fixa IV |
21.866.185 |
16.934.092 |
BB Maxi (PREVI Futuro) |
239.376 |
151.997 |
BB Capec |
114.671 |
101.195 |
Títulos de Empresas (debêndures) |
146.493 |
88.527 |
Outros Investimentos1 |
343.324 |
- |
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22.956.384 |
17.498.138 |
1Operações compromissadas
A variação da Carteira de Renda Fixa, no total de R$ 5.458.246 mil, decorreu da valorização da carteira (R$ 3.466.385), de novos investimentos (R$ 2.806.929) e resgates (R$ 815.068).
Nas aplicações em Instituições Financeiras estão registrados Fundos de Investimento que são representados por quotas, das quais 98% pertencem ao Plano de Benefícios 1. Os 2% restantes estão distribuídos entre o Plano PREVI Futuro (BB Maxi) e a Carteira de Pecúlios (BB Capec).
A PREVI recebeu R$ 4.763 mil em ações da Brasil Telecom S.A. e da Telemar Norte Leste S.A., por força de acordo referente às debêntures de emissão da Teletrust de Recebíveis S.A., do total de R$ 83.432 mil que se encontrava provisionado; a diferença de R$ 78.669 mil foi baixada como prejuízo. O histórico do investimento foi divulgado no Boletim PREVI nº 102, de outubro/novembro de 2004.
Permanecem registrados em provisão para perdas os valores relativos às debêntures das empresas Invesc (R$ 571.353 mil), Teka (R$ 19.866 mil) e Hopi Hari (R$ 25.664 mil), adquiridas em 1995, 1996 e 1997, respectivamente.
Em observância ao Art. 8o da Resolução CGPC nº 4, de 30/1/02, estão indicados a seguir os títulos da carteira própria e os alocados nos fundos de investimento exclusivos classificados como “títulos para negociação” e “títulos mantidos até o vencimento” (por faixa de vencimento, em anos):
Os “Títulos Mantidos até o Vencimento”, todos do Plano de Benefícios 1, encontram-se alocados em fundos de investimento exclusivos e foram reclassificados em 31/12/04 da categoria “Títulos para Negociação” para “Títulos Mantidos até o Vencimento”, com base no preço de mercado, pelos seguintes motivos:
a) imunidade às variações do mercado;
b) melhor gerenciamento de risco da carteira de renda fixa, tendo em vista que a correção desses ativos ocorrerá na mesma proporção do passivo atuarial;
c) adequação da maturidade da carteira de renda fixa ao fiuxo de caixa de longo prazo;
d) capacidade financeira da PREVI para manter esses títulos e valores mobiliários até o seu vencimento, conforme atestado pela gerência de atuária.
6.2.1. Renda Variável
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2004 |
(R$ mil) 2003 |
Mercado de Ações |
26.699.819 |
22.238.693 |
Fundos de Investimento |
14.950.564 |
12.077.226 |
BB Carteira Ativa |
10.895.172 |
7.786.480 |
BB Carteira Livre I |
3.556.470 |
3.728.932 |
Outros Fundos de Investimento |
498.922 |
561.814 |
|
41.650.383 |
34.315.919 |
O mercado de ações à vista abriga papéis de diversas empresas. Destacam-se as de maior volume financeiro: Banco do Brasil, Petrobras, Ambev, Itaubanco, Embraer, Usiminas, Neoenergia, Vale do Rio Doce, Bradesco, Itaúsa, Belgo Mineira, Telemar e Caemi.
O Fundo BB Carteira Livre I detém 84% da empresa 521 Participações S.A., sociedade de propósito específico que participa de empresas do setor elétrico como CPFL Energia, Neoenergia e Itapebi.
Com base na Resolução CGPC nº 4, de 30/1/02, e na Instrução CVM nº 340, de 29/6/00, foi realizada em 2004 avaliação econômica da Litel Participações S.A., acionista da Valepar, controladora da Cia. Vale do Rio Doce, cujas ações se encontram registradas nos fundos de investimento exclusivos BB Carteira Ativa e BB Renda Fixa IV e na Carteira Própria, no valor total de R$ 11.761.554 mil (R$ 8.329.712 mil em 2003), com ajuste positivo de R$ 3.481.842 mil, conforme quadro a seguir:
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(R$ mil) |
Litel Participações S.A. |
Valor Contábil |
Avaliação Econômica |
Ajuste |
BB Carteira Ativa (Renda Variável) |
7.603.256 |
10.735.798 |
3.132.542 |
BB Renda Fixa IV (Renda Fixa) |
726.450 |
1.025.747 |
299.297 |
Carteira Própria (Renda Variável) |
6 |
9 |
3 |
Total |
8.329.712 |
11.761.554 |
3.431.842 |
Permanece registrado em provisão para perdas o montante de R$ 18.770 mil, correspondente ao valor contábil das ações de empresas concordatárias e em processo de falência (Banco Econômico, Casa Anglo e Banco Nacional), adquiridas no período de 1991 a 1998.
Estão discriminadas, a seguir, as ações da carteira própria e dos fundos de investimento exclusivos que não foram negociadas em bolsas de valores ou em mercado de balcão organizado, nos últimos seis meses:
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Ativo
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Tipo
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Valor
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Tipo Avaliação1
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Gerdau Açominas
Celpe
CapitalPart
BR Ferrovias
BR Ferrovias
Ferroban
Ferroban
Gazeta Mercantil
Neoenergia (ex-Guaraniana)
Inepar
Invitel
Litel Participações
Litel Participações
La Fonte Participações
Newtel Participações
Nova Ferroban
Nova Ferroban
Hopi Hari
Hopi Hari
Santos Brasil
Sauípe
Sauípe
Terminais Portuários Ponta do Félix
Terminais Portuários Ponta do Félix
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ON
ON
ON
ON
PN
ON
PN
PN
ON
ON
ON
ON
PNA
ON
ON
ON
PN
ON
PN
ON
ON
PN
ON
PN
|
-
-
-
-
-
-
-
210
724.698
7.365
110.951
1
8
25.023
118.825
-
-
-
-
32.250
-
-
25.520
43.992
|
-
-
-
-
-
-
-
210
724.698
7.365
110.951
1
8
25.023
118.825
-
-
-
-
32.250
-
-
25.520
43.992
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1Custo: Custo de Aquisição
PL: Patrimônio Líquido
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Ativo
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Tipo
|
Valor
|
Tipo Avaliação1
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521 Participações
Neoenergia (ex-Guaraniana)
Litel Participações
Litel Participações
Litel Participações
Invepar
Invepar
Sauípe
Sauípe
|
ON
ON
PNP
PNA
ON
ON
PN
ON
PN
|
3.201.993
180.344
1.503.000
5
10.258.540
16.755
63.387
-
- |
Valor Econômico
Valor Econômico
Valor Econômico
Valor Econômico
Valor Econômico
Custo
Custo
PL
PL
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1Custo: Custo de Aquisição
PL: Patrimônio Líquido
6.2.3. Investimentos Imobiliários
Categoria |
2004 |
(R$ mil) 2003 |
Imóveis em Construção |
39.588 |
39.590 |
Edificações |
1.356.624 |
1.427.665 |
Participações |
1.079.233 |
1.194.085 |
Direitos em Alienações de Investimentos |
29.624 |
8.529 |
Fundo de Investimento Imobiliário |
56.457 |
54.964 |
|
2.561.526 |
2.724.833 |
Foi constituída provisão para perdas no valor de R$ 20.000 mil correspondente à ação ordinária de rescisão das escrituras de promessa de compra e venda do 7o andar e do pavimento técnico do Centro Empresarial Mourisco, movida pela Brascan Imobiliária Incorporações S.A. e pela AC Lobato Engenharia S.A.
A provisão para perdas relativa aos “Adiantamentos a Recuperar da Fundação Umberto I” foi reforçada em R$ 14.873 mil, totalizando R$ 72.262 mil em 31/12/04 (R$ 57.389 mil em 2003).
A Resolução CMN nº 3121, de 25/9/03, estabelece que os imóveis devem ser reavaliados pelo menos uma vez a cada três anos.
Dos 108 imóveis que compõem a carteira da PREVI, 48 foram reavaliados com base em laudos de empresas independentes, dos quais apenas 13 eram obrigatórios. Os outros 35 imóveis foram reavaliados em decorrência da decisão de diluir a concentração das reavaliações em um único exercício.
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(R$ mil) |
Classe |
Valor Reavaliação |
Valor Contábil |
Ajuste |
Edificações de Uso Próprio |
59.660 |
43.223 |
16.437 |
Edificações Locadas à Patrocinadora |
11.740 |
10.560 |
1.180 |
Edificações Locadas a Terceiros |
329.443 |
302.003 |
27.440 |
Participações em Shopping Center |
191.955 |
151.730 |
40.225 |
Participações em Complexo Hoteleiro1 |
171.900 |
302.400 |
(130.500) |
|
764.698 |
809.916 |
(45.218) |
1Incluído o FF&E – sigla em inglês para Móveis, Utensílios e Equipamentos
O resultado negativo de R$ 45.218 mil referente às reavaliações de 2004 é explicado, sobretudo, pela reavaliação do Complexo Sauípe, cujo valor contábil sofreu redução de R$ 130.500 mil. Dentre os métodos utilizados pela empresa avaliadora e permitidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a Diretoria, pautada no princípio da prudência e julgado o fato de não existir empreendimento similar no mercado para comparação (enquanto modelo de resort ainda em maturação), optou pelo mesmo critério utilizado na reavaliação do Hotel Méridien em 2003, o da avaliação econômica (fluxo de caixa descontado), que resultou em reavaliação conservadora.
6.2.4. Operações com Participantes
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2004 |
(R$ mil) 2003 |
Empréstimos Simples |
1.005.098 |
832.419 |
Financiamentos Imobiliários |
2.158.638 |
2.482.829 |
|
3.163.736 |
3.315.248 |
A decisão em elevar o limite da tabela do empréstimo simples, de R$ 15 mil para R$ 25 mil, no final de 2003, teve impacto positivo na carteira de empréstimos em 2004, que aumentou o valor das concessões e renovações em 27,64% em relação ao ano anterior. Destaque para o Plano PREVI Futuro que totalizou R$ 22.566 mil (R$ 5.518 mil em 2003).
A carteira de financiamentos imobiliários passou por processo de saneamento iniciado no final de 2002 com a implantação do “Projeto Nova Carim”, cujo objetivo principal era eliminar os riscos potenciais dos contratos por meio de liquidações antecipadas e repactuações.
Em 2004, foram efetivadas 1.957 liquidações antecipadas com recursos do próprio mutuário, o que representou o ingresso de R$ 105.624 mil na carteira, e repactuados 4.532 contratos, cujos ajustes no total de R$ 200.394 mil foram compensados contra o fundo de financiamento imobiliário.
Em 31/10/04, foi implantado novo sistema de controle e gerenciamento da carteira de financiamento imobiliário que permitiu a revisão dos contratos em ser. Os desvios apurados foram incorporados aos saldos devedores, o que representou acréscimo de R$ 75.917 mil no saldo da carteira.
A provisão para devedores duvidosos da carteira de financiamento imobiliário atingiu R$ 853.976 mil (R$ 691.673 mil em 2003).
6.3. Permanente – Diferido
Em 30/12/04, foram amortizados integralmente os saldos dos gastos com os projetos de Controladoria (R$ 1.271 mil) e de Arquitetura Organizacional (R$ 411 mil) por já terem produzido resultados para a PREVI.
7.1. Exigível Operacional
O grupo Passivo Exigível Operacional está subdividido nos Programas Previdencial, Administrativo e de Investimentos, e registra as obrigações decorrentes das operações da PREVI.
7.1.1. Programa Previdencial
Neste programa, estão contabilizadas as contribuições amortizantes antecipadas previstas no contrato firmado pela PREVI e o Banco do Brasil S.A. em 24/12/97, aditado em 9/2/98. Em 31/12/04, o saldo correspondia a R$ 9.044.823 mil (R$ 6.832.723 mil em 2003), atualizado pelo INPC mais 6% a.a. a partir de junho/2004 (até maio/2004, IGP-DI + 6% a.a.).
7.1.2. Programa Administrativo
Foram registrados na rubrica Contas a Pagar valores no total de R$ 1.364 mil relativos a despesas gerais e a aquisição de ativos permanentes (computadores, periféricos e softwares) adquiridos no exercício de 2004, cujos pagamentos ocorrerão em 2005.
7.1.3. Programa de Investimentos
Destaca-se neste grupo obrigação fiscal no valor de R$ 18.719 mil, relativa ao imposto de renda sobre investimentos do quarto trimestre de 2004, calculado de acordo com o Regime Especial de Tributação – RET.
7.2. Exigível Contingencial
O quadro abaixo apresenta a composição das provisões contingenciais, por Programas, os quais registram ocorrências de fatos que merecerão decisões que poderão ou não gerar desembolsos.
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2004 |
(R$ mil) 2003 |
Programa Previdencial |
|
|
Processos Judiciais |
367.552 |
337.819 |
|
367.552 |
337.819 |
Programa de Investimentos |
|
|
IR sobre Rendimentos de aplicações financeiras em Renda Fixa |
108.523 |
224.866 |
IR sobre Rendimentos de aplicações financeiras em Renda Vairável |
4.138 |
4.138 |
Investimentos Imobiliários |
30.467 |
29.441 |
Financiamentos Imobiliários |
271.972 |
273.586 |
|
41.650.383 |
34.315.919 |
|
41.650.383 |
34.315.919 |
7.2.1. Contingências Previdenciais
Fundamentada na opinião da Assessoria Jurídica e observados os riscos apontados, a PREVI constituiu provisão para fazer face a ações interpostas por ex-participantes sobre devolução de contribuições pessoais e patronais que alcançou R$ 367.552 mil (R$ 337.819 mil em 2003).
7.2.2. Contingências Fiscais
Em novembro/2004, foi revertida a provisão relativa ao imposto de renda sobre rendimentos de renda fixa auferidos no exercício de 1997, no valor de R$ 116.343 mil, em vista de a PREVI ter obtido resultado favorável do seu recurso no Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda.
7.2.3. Demais Contingências
Permanecem registrados em contingências do programa de investimentos os valores de R$ 271.570 mil destinados a suportar os deságios dos saldos devedores dos contratos de financiamento imobiliário por adesão à Nova Carim, e de R$ 19.672 mil para o passivo “em ser” de débitos tributários e trabalhistas vinculados à Fundação Umberto I.
7.3. Exigível Atuarial
As Provisões Matemáticas foram determinadas com base em cálculos atuariais efetuados por profissionais
habilitados da Diretoria de Seguridade, conforme parecer datado de 2/2/05.
A avaliação atuarial do Plano de Benefícios 1 e do Plano PREVI Futuro foi realizada com base nos dados cadastrais de dezembro/2004. Utilizou-se a Tábua de Mortalidade GAM 71 Modificada.
O Parecer Atuarial propõe a adoção da Tábua de Mortalidade GAM 83 para os Planos de Benefícios 1 e PREVI Futuro. A proposta “deverá ser objeto de estudos atuariais, jurídicos e contábeis em conjunto com o Patrocinador, visando sua implantação neste exercício” (2005, grifo nosso),
7.3.1. Mutações das Provisões Matemáticas
| | | | (R$ mil) |
| | | Provisões | |
| Benefícios | Benefícios | Matemáticas | |
Classe | Concedidos | a Conceder | a Constituir | Total |
Saldos em 1/1/2003 | 37.139.803 | 7.991.016 | 7.991.016 | 7.991.016 |
Apropriação ao Resultado | 3.496.730 | 1.079.569 | 1.079.569 | 1.079.569 |
Saldos em 31/12/2003 | 40.636.533 | 9.070.585 | 9.070.585 | 9.070.585 |
Apropriação ao Resultado | 4.689.277 | (155.138) | (155.138) | (155.138) |
Saldos em 31/12/2004 | 45.325.810 | 8.915.447 | 8.915.447 | 8.915.447 |
7.3.2. Provisões Matemáticas – Plano de Benefícios 1
|
| (R$ mil) |
|
2004 | 2003 |
Benefícios Concedidos |
45.323.166 | 40.635.395 |
Benefícios do Plano |
48.079.255 | 43.133.850 |
Contribuições do(s) Patrocinador(es) sobre Benefícios (-) |
(2.756.089) | (2.498.455) |
Benefícios a Conceder |
8.657.902 | 8.915.159 |
Benefícios do Plano com a Geração Atual |
11.003.903 | 11.408.749 |
Contribuições do(s) Patrocinador(es) sobre Benefícios da Geração Atual (-) |
(764.903) | (791.647) |
Outras Contribuições da Geração Atual (-) |
(1.581.098) | (1.701.943) |
Provisões Matemáticas a Constituir (-) |
(10.000.972) | (9.494.110) |
Serviço Passado (-) |
(10.000.972) | (9.494.110) |
Total |
43.980.096 | 40.056.444 |
conforme decisão do Conselho Deliberativo de 24/1/05.
Estes valores foram obtidos com base no seguinte plano de custeio:
Participantes Ativos: 3% incidentes sobre o salário-de-participação para a PREVI, acrescidos de 2% incidentes sobre a diferença entre o salário-de-participação e 50% da Parcela PREVI, mais 8% incidentes sobre a diferença entre o salário-de-participação e da Parcela PREVI;
Participantes Assistidos: 8% do valor do complemento de aposentadoria;
Patrocinadoras: valor idêntico ao das contribuições feitas pelos participantes.
Além dessas contribuições, o custeio do Plano de Benefícios 1 prevê, na forma do contrato firmado em 24/12/97 com o Banco do Brasil S.A., aditado em 9/2/98, que este verterá contribuições mensais equivalentes ao total das despesas com pagamento de complemento de aposentadoria a beneficiários que tomaram posse no Banco do Brasil S.A. até 14/4/67 e aposentados após essa data. Parte dessa
7.3.3. Provisões Matemáticas – Plano PREVI Futuro
| | (R$ mil) |
| 2004 | 2003 |
Benefícios Concedidos | 2.644 | 1.138 |
Benefícios do Plano | 2.644 | 1.138 |
Benefícios a Conceder | 257.545 | 155.426 |
Benefícios do Plano com a Geração Atual | 358.086 | 247.892 |
Outras Contribuições da Geração Atual (-) | (100.541) | (92.466) |
Total | 260.189 | 156.564 |
contribuição é contabilizada como “Contribuição Amortizante Ordinária” (53,6883529% do total das despesas) e o restante como “Contribuição Amortizante Antecipada”.
Estes valores foram obtidos com base no seguinte plano de custeio:
a) o Plano PREVI Futuro é composto de duas partes: a Parte I é administrada sob forma de benefício definido e a Parte II sob forma de contribuição definida;
b) as contribuições dos participantes e patrocinadores são paritárias e obrigatórias, e correspondem a 7% do salário-de-participação;
c) a Parte I (relativa aos riscos de invalidez e morte de participantes ativos) teve sua taxa fixada em 0,58% incidente sobre o salário-de-participação do associado, com igual percentual creditado pelas patrocinadoras;
d) a Parte II (relativa aos riscos programados de Renda Mensal de Aposentadoria, Renda Mensal de Aposentadoria Antecipada e Renda Mensal de Pensão por Morte de participante em benefício) teve sua taxa fixada em 6,42%, incidente sobre o salário-de-participação do associado, com igual percentual creditado pelas patrocinadoras.
O superávit é apurado pela diferença entre o Ativo Líquido (Ativo menos Exigíveis Operacional e Contingencial e Fundos) e as Provisões Matemáticas. É registrado em Reservas de Contingências até o limite de 25% em relação aos compromissos totais. O que ultrapassar este limite será registrado em Reservas para Revisão do Plano.
Plano de Benefícios 1: o resultado do exercício no valor de R$ 5.714.302 mil, somado ao acumulado até 2003 alcançou R$ 9.762.765 mil, que correspondem a 22% dos compromissos totais.
Plano de Benefícios PREVI Futuro: por ser um plano misto, mas essencialmente de contribuição definida, não tem como característica evidenciar superávit/déficit, apenas variações residuais de suas taxas atuariais, quando aplicadas na Parte I, onde são calculados os benefícios de risco, que correspondem ao regime de benefício definido.
A evolução ocorrida nos Fundos está demonstrada a seguir:
| | | | (R$ mil) |
| | | | |
| Programa | Programa | Programa de | |
Fundos | Previdencial | Administrativo | Investimentos | Total |
Saldos em 1/1/2003 | 4.233.169 | 86.660 | 665.244 | 4.985.073 |
Formação de Fundos | 607.450 | 34.433 | 94.835 | 736.718 |
Saldos em 31/12/2003 | 4.840.619 | 121.093 | 760.079 | 5.721.791 |
Formação de Fundos | 756.276 | 33.286 | (118.073) | 671.489 |
Saldos em 31/12/2004 | 5.596.895 | 154.379 | 642.006 | 6.393.280 |
9.1. Programa Previdencial
Permanece inalterada a situação jurídica no que diz respeito à Decisão do Diretor Fiscal que originou a constituição dos fundos paridade. Está em curso entendimento com o Banco do Brasil e a SPC acerca da pendência. Estes fundos continuam registrados em fundos do programa previdencial, corrigidos pelo IGP-DI + 6% a.a. até maio/2004 e pelo INPC + 6% a.a., a partir de junho/2004, e alcançaram R$ 5.596.895 mil ao final do exercício (R$ 4.840.619 mil em 2003).
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(R$ mil) |
| 2004 |
2003 |
Fundo Paridade – Parcela de Contribuintes BB | 759.822 |
656.579 |
Fundo Paridade – Parcela de Outros Contribuintes | 132.342 |
113.618 |
Fundo Paridade – Patrocinadora BB – | |
|
Liminar 13ª Vara Federal | 4.606.188 |
3.981.239 |
Fundo da Carteira de Pecúlios (Capec) | 98.543 |
89.183 |
| 5.596.895 |
4.840.619 |
9.2. Programa Administrativo
O Fundo do programa administrativo tem por finalidade garantir os gastos excedentes relativos à manutenção da estrutura administrativa da PREVI. É constituído pelo resultado positivo encontrado na apuração das receitas e despesas do programa. Ao final de 2004, atingiu o montante de R$ 154.379 mil (R$ 121.093 mil em 2003).
A partir de janeiro de 2004, o Fundo Administrativo passou a ser remunerado com base no resultado líquido do programa de investimentos. A mudança no critério de remuneração foi determinada pela Diretoria Executiva, em conformidade com a Resolução CGPC nº 5, de 30/1/02.
9.3. Programa de Investimentos
O Fundo do programa de investimentos é constituído de percentuais cobrados mensalmente nas prestações de empréstimos simples e de financiamentos imobiliários, estabelecidos nos regulamentos em vigor. Destina-se à quitação dessas operações em caso de morte do mutuário, de resíduos que porventura existam após o prazo contratual, assim como suportar os deságios dos saldos devedores de contratos de financiamentos imobiliários dos mutuários que aderiram à Nova Carim. Para esta finalidade, foram utilizados R$ 200.394 mil.
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(R$ mil) |
| 2004 |
2003 |
Fundo Paridade – Parcela de Contribuintes BB | 759.822 |
656.579 |
Fundo Paridade – Parcela de Outros Contribuintes | 132.342 |
113.618 |
Fundo Paridade – Patrocinadora BB – | |
|
Liminar 13ª Vara Federal | 4.606.188 |
3.981.239 |
Fundo da Carteira de Pecúlios (Capec) | 98.543 |
89.183 |
| 5.596.895 |
4.840.619 |
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10. Demonstração de Resultados
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O resultado do exercício foi positivo em R$ 5.714.302 mil (R$ 7.670.086 mil em 2003). Como conseqüência, o superávit acumulado atingiu R$ 9.762.765 mil. Contribuiu para esse quadro a rentabilidade dos investimentos em renda variável (32,99%) e em renda fixa (19,06%), que ficou acima da meta atuarial (15,70%). O segmento de renda variável, com participação de 59,22% dos investimentos ao final do exercício, foi fortemente influenciado pelo comportamento da bolsa de valores. Ressalta-se, também, as variações do IGP-DI que até o mês de maio de 2004 era o indexador atuarial.
Destaca-se, ainda, na formação do resultado, o ajuste positivo de R$ 3.431.842 mil na avaliação da Litel Participações S.A. a valor econômico, ocorrida em dezembro de 2004.
O quadro abaixo demonstra a composição do resultado, segregado por programas e com destaque, fora dos programas de origem, para Provisões Matemáticas e Contrato BB-PREVI.
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(R$ mil) |
Resultado | 2004 |
2003 |
Programa de Investimentos | 13.714.881 |
14.946.242 |
Programa Previdencial | (2.753.271) |
(2.272.487) |
Programa Administrativo | (79.768) |
(73.773) |
Variação Provisões Matemáticas1 | (4.027.276) |
(4.150.636) |
Atualização Contrato BB-PREVI1 | (1.140.264) |
(779.260) |
| 5.714.302 |
7.670.086 |
1Itens do Programa Previdencial
10.1. Resultado dos Investimentos
Do total de R$ 13.714.881 mil apurado como resultado do programa de investimentos, foram transferidos R$ 13.685.665 mil para o programa previdencial e R$ 29.216 mil para o programa administrativo, a título de remuneração das aplicações dos respectivos programas.
10.2. Resultado do Programa Previdencial
Destacam-se no programa previdencial os Recursos Coletados (contribuições das patrocinadoras e dos participantes), no valor de R$ 2.506.219 mil, bem como os Recursos Utilizados, no montante de R$ 5.674.103 mil, referente a pagamentos de aposentadorias, pensões, atualização do Contrato BB-PREVI,
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11. Custeio Administrativo
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O custeio administrativo tem como objetivo suportar as despesas administrativas da Entidade, e origina-se das seguintes fontes:
a) custeio administrativo previdencial – corresponde a 5% dos recursos previdenciais ordinários arrecadados mensalmente, alocados diretamente ao programa, previsto nos regulamentos dos planos de benefícios;
b) custeio administrativo de investimentos – baseia-se na transferência mensal de recursos do programa de investimentos correspondente aos gastos administrativos realizados na gestão desse programa.
Para identificação das despesas administrativas realizadas pelas áreas comuns, utiliza-se critério de rateio baseado nas despesas de pessoal alocado em cada área (previdencial e investimento) e o percentual de área física ocupada por essas atividades. Aplicando-se esses parâmetros, o percentual apurado foi de 68,41% para a administração dos investimentos e de 31,59% para a administração previdencial.
Com relação à apuração do custeio administrativo de investimento dos planos de benefícios, aplica-se percentual de participação do ativo líquido de cada plano às despesas administrativas de investimento.
As despesas administrativas alcançaram no exercício o valor de R$ 118.924 mil (R$ 99.756 mil em 2003), equivalente a 11,49% das contribuições previdenciais, dos quais 4,75% correspondem a despesas administrativas previdenciais e 6,74% a despesas administrativas de investimentos.
Instituído pelo Banco do Brasil S.A. e pela PREVI para os funcionários que ingressaram no Banco a partir de 1998 e para os funcionários que compõem o novo quadro próprio da PREVI. O Plano apresentou aumento de R$ 104.418 mil nos ativos de investimentos, decorrente em parte pela rentabilidade alcançada e pelas adesões ocorridas em 2004.
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(R$ mil) |
Ativos de Investimentos | 2004 |
2003 |
Renda Fixa | 239.376 |
151.9972 |
Empréstimos Simples | 22.566 |
5.527 |
| 261.942 |
157.524 |
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13. Carteira de Pecúlios – Capec
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A Carteira de Pecúlios – Capec executa, sob forma e condições fixadas em regulamento próprio, sistema de pecúlios composto de planos para cobertura de falecimento e invalidez, mantidos com contribuições específicas dos seus participantes, que alcançaram em 2004 o valor de R$ 69.015 mil (R$ 72.302 mil em 2003).
As reservas da Carteira de Pecúlios são próprias e não se confundem com as dos planos de aposentadorias e pensões, apesar de inseridas no programa previdencial.
O Fundo Capec acumulou a importância de R$ 98.542 mil (R$ 89.183 mil em 2003) considerado o resultado do exercício.
13.1. Balanço Patrimonial – Capec
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(R$ mil) |
| 2004 |
2003 |
ATIVO | |
|
Disponível | 17 |
- |
Realizável | 114.676 |
101.290 |
Programa Previdencial | 5 95 |
|
Programa de Investimentos – Renda Fixa | 114.671 |
101.195 |
| 114.693 |
101.290 |
PASSIVO | |
|
Exigível Operacional | 16.151 |
12.107 |
Programa Previdencial | |
|
Pecúlios a Pagar | 16.151 |
12.107 |
Reservas e Fundos | 98.542 |
89.183 |
Programa Previdencial | |
|
Fundo Capec | 98.542 |
89.183 |
| 114.693 |
101.290 |
13.2. Demonstração de Resultados – Capec
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(R$ mil) |
| 2004 |
2003 |
Programa Previdencial | |
|
(+) Recursos Coletados | 69.015 |
72.302 |
(-) Recursos Utilizados | (74.996) |
(73.552) |
(+) Resultados dos Investimentos | 15.340 |
20.322 |
= Constituição de Fundo1 | 9.359 |
19.072 |
| |
|
Programa de Investimentos | |
|
Renda Fixa | |
|
(+) Rendas/Variações Líquidas | |
15.478 20.434 |
(-) Custeio Administrativo | (128) |
(112) |
(-) Contingências | (10) |
- |
(-) Resultado transf. p/outros programas | (15.340) |
(20.322) |
= Constituição de Fundo | - |
- |
1Itens do Programa Previdencial
Sérgio Ricardo Silva Rosa
Presidente • CPF 003.580.198-00 |
Francisco Ferreira Alexandre
Diretor de Administração • CPF 301.479.484-87 |
Celene Carvalho de Jesus
Contadora • CRC-DF-011282/O-S-RJ |
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