Apresentação

Em seu Relatório Anual 2016, a PREVI apresenta ao público, de modo transparente e sucinto, as principais informações sobre o desempenho de seus planos de benefícios e dos investimentos realizados no ano. O relatório também aborda as mais importantes realizações e decisões estratégicas de 2016, além dos destaques no relacionamento da Entidade com seus associados e demais públicos. Ainda estão incluídas no conteúdo as Demonstrações Financeiras, que descrevem em detalhes as alterações nas reservas, nas despesas e no patrimônio do Plano 1, do PREVI Futuro e da Capec.

As informações contidas neste documento apresentado em formato digital (site e PDF, que pode ser impresso) complementam todas as outras iniciativas de comunicação com os participantes, como as publicações e as ferramentas de atendimento do site da PREVI, a Revista PREVI e o hotsite Resultados, atualizado mensalmente. Como em todos os anos desde 2011, o Relatório Anual 2016 agrupa em um único documento dados relativos às finanças e à sustentabilidade da PREVI. Por isso, são apresentadas as prioridades da gestão e as resoluções tomadas em prol do cumprimento de sua Missão: garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável. Num momento em que toda a PREVI se mobiliza para aprimorar sua comunicação com os associados, o relatório dá visibilidade e transparência não apenas à prestação de contas do ano – mas também sobre a visão de longo prazo da Entidade. GRI G4-17

Desde 2011, o relatório anual é elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que fornece padrões aceitos mundialmente de mensuração e divulgação de desempenho social, ambiental e econômico de organizações de todos os setores. Para as informações quantitativas e qualitativas apuradas, foi usada a versão G4 das diretrizes GRI, em nível Essencial, sem verificação externa. GRI G4-32, G4-33

Boa leitura.

Materialidade GRI G4-2, G4-19, G4-20, G4-21

A construção do conteúdo do Relatório Anual 2016 foi baseada nos aspectos mais relevantes sobre a gestão da Entidade para a criação de valor no curto, no médio e no longo prazo. Esses aspectos, ou temas materiais, compõem a chamada matriz de materialidade: uma lista que inclui a definição desses temas, as relações entre eles e a relevância que cada um deles tem para a Entidade. Esses temas não apenas orientam a organização das informações no relatório, mas também apresentam um panorama dos principais desafios, impactos e prioridades a serem considerados na condução da PREVI.

Uma nova matriz de materialidade foi construída em 2016 especialmente para este relatório. O processo incluiu entrevistas com a Diretoria Executiva e consultas ao público interno (gestores, conselheiros) e aos participantes, a representantes do Banco do Brasil e de entidades externas e a especialistas no mercado de previdência complementar. Em seguida, houve a hierarquização dos temas (de acordo com sua respectiva importância para o negócio da Entidade) e sua organização em quatro pilares – desempenho operacional, investimento responsável, relacionamento com os públicos e educação previdenciária e ética e transparência – que definem as prioridades da PREVI. O resultado final, validado pela Diretoria Executiva, foi a seguinte relação de oito temas:

TemaPor que é importante para a PREVI?Pilar no qual se insere:Saiba como a PREVI o aborda no(s) capítulo(s):
1. Desempenho econômicoRepresenta a busca pela estabilidade financeira e a garantia do pagamento de todos os compromissos da Entidade. É proporcionado por uma gestão ativa dos investimentos, com foco na solidez da carteira de ativos e em um planejamento de longo prazoDesempenho operacional
2. Investimento responsávelResume a preocupação da PREVI com a sustentabilidade de seus investimentos, em análises que incluem a perenidade dos ativos e seus impactos sociais e ambientais, além do retorno financeiroInvestimento responsável
3. Relacionamento com os participantesÉ básico para a construção de laços de confiança entre a PREVI e seus associados, e é garantido por uma comunicação cada vez mais clara, transparente e ágilRelacionamento com os públicos e educação previdenciária
4. Gestão de riscos e eficiência operacionalInclui a identificação, a mensuração e a mitigação dos principais riscos envolvidos no negócio e nas operações da PREVI – processos críticos para garantir o cumprimento de sua MissãoDesempenho operacional
5. Ética, conformidade e combate à corrupçãoNecessário para garantir uma gestão pautada pela conformidade a todas as normas e leis aplicáveis, o que contribui para a perenidade e a estabilidade da PREVIÉtica e transparência
6. Planos de benefícios e outros produtosResume o aprimoramento contínuo da administração dos planos e a divulgação aos associados de informações sobre sua gestão, seus recursos e seus resultadosRelacionamento com os públicos e educação previdenciária
7. Educação previdenciáriaTraduz o esforço permanente na disseminação de conhecimentos sobre o funcionamento da previdência complementar e noções de educação financeira. Isso beneficia os participantes e colabora com a sustentabilidade de todo o sistema previdenciárioRelacionamento com os públicos e educação previdenciária
8. Transparência e prestação de contasGarante ao participante e aos demais públicos a divulgação e o esclarecimento sobre todos os aspectos relativos à condução da Entidade. É fundamental à manutenção da imagem institucional da PREVIÉtica e transparência

Como os pilares se relacionam