Transparência, relacionamento e prestação de contas GRI G4-25, G4-26, G4-27

Mais do que uma palavra de ordem, “transparência” é um dos temas relevantes da PREVI (ver mais na Apresentação deste relatório), um de seus Valores Corporativos e uma das prioridades máximas na gestão da Entidade. Em 2016, a busca por mais transparência pautou o relacionamento da PREVI com seus associados, seus públicos interno e externo, o Banco do Brasil e a sociedade como um todo. Mais clareza na prestação de contas e na divulgação de resultados, agilidade nos posicionamentos públicos e melhorias no atendimento aos participantes foram algumas das conquistas do ano nesse aspecto.

Relação de públicos de interesse da PREVI

Tipo de públicoDescrição
ParticipantesAssociados do Plano 1, do PREVI Futuro e da Capec, pensionistas e seus beneficiários
Público internoFuncionários da PREVI, incluindo os cedidos pelo BB, quadro próprio e terceirizados
Banco do BrasilPatrocinador da PREVI. Inclui os funcionários da ativa e demais empresas do conglomerado BB
Governo FederalMinistério da Fazenda, Conselho Nacional de Previdência Complementar, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e órgãos reguladores e fiscalizadores
Sindicatos e outras associações de classeEntidades representativas dos funcionários e aposentados do BB
Entidades do mercado de previdência complementarAssociação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e outros fundos de pensão
Empresas e empreendimentos imobiliários participadosAcionistas, conselhos de Administração e Fiscal, síndicos, administradoras e coproprietários dos empreendimentos imobiliários
Entidades externas de governança e boas práticasPrincípios para o Investimento Responsável (PRI), Conselho Internacional de Relato Integrado (IIRC) e outras
Mercado financeiro e imobiliárioBancos, corretoras, consultorias
Fornecedores e parceirosFornecedores de produtos e serviços e parceiros do Clube de Benefícios
ImprensaVeículos de comunicação e mídia em geral, formadores de opinião

Particularmente em 2016, a PREVI atuou de forma intensa para reforçar sua imagem institucional positiva diante da sociedade. Em um ano marcado por notícias negativas sobre o segmento de fundos de pensão e previdência complementar fechada, a Entidade procurou esclarecer de forma imediata quaisquer dúvidas levantadas a respeito de seus investimentos e de seus processos de governança. Isso incluiu a divulgação de comunicados à imprensa acerca de informações equivocadas a respeito de decisões de investimento, explicações sobre eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por empresas nas quais a PREVI tem participação e detalhes sobre menções à Entidade feitas em investigações da Polícia Federal e na CPI dos Fundos de Pensão. Todos esses esclarecimentos também foram amplamente divulgados nos meios de comunicação próprios da PREVI, como a Revista PREVI e o portal www.previ.com.br.

Mesmo diante das dificuldades surgidas, em 2016 a PREVI deu continuidade às iniciativas de fortalecimento do relacionamento com os participantes por meio de uma série de interações diretas e presenciais, com o objetivo de informar as características de cada plano e esclarecer dúvidas sobre a Entidade (saiba mais em: PREVI Itinerante, Mais PREVI e Curso PREVI Para Participantes, na seção Relacionamento com os participantes).

Participação em eventos reforça imagem institucional em 2016

A PREVI representa a América Latina no PRI – Princípios para o Investimento Responsável, iniciativa de nível global para a promoção da governança e da sustentabilidade entre investidores institucionais (leia mais em Estratégia e investimentos). Em 2016, o PRI completou 10 anos de fundação e realizou um evento em Londres (Inglaterra) para discutir os avanços no investimento responsável e os desafios dos próximos anos. Esteve presente o diretor de Seguridade, Marcel Juviniano Barros, membro do conselho do PRI. Ainda no âmbito da sustentabilidade empresarial, foi realizado em outubro, no Rio de Janeiro, o 17.º Encontro PREVI de Governança Corporativa, com o tema “Megatendências: estamos prontos para o futuro?” Cerca de 450 representantes de empresas, órgãos reguladores, outros fundos de pensão e de conselhos fiscais e de Administração compareceram aos debates.

Representada por profissionais da Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários (Gepoc), a PREVI participou em 2016 do Projeto Brasil 2035 – Construindo Hoje o País de Amanhã, iniciativa patrocinada por três instituições: a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor); o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. O projeto reúne especialistas e técnicos de planejamento, sem vínculo partidário, de diversas áreas da sociedade, que compartilham suas visões sobre o futuro do país e debatem cenários relacionados a questões sociais, econômicas, territoriais e político-institucionais.

Em setembro, a Entidade esteve presente no 37.º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado pela Abrapp, em Florianópolis (SC). O tema do encontro em 2016 foi “Previdência complementar: um novo projeto para o país”. A PREVI também promoveu, em outubro, um encontro entre as entidades e associações de participantes que têm convênios para usar sua folha de pagamento. O objetivo foi traçar a transição para as novas regras e limites para descontos em folha de empréstimos consignados (leia mais em Planos de benefícios).

Relacionamento com os participantes

Em 2016, as ações de relacionamento entre a PREVI e seu principal público, os participantes, ganharam reforço especial no tocante à divulgação dos resultados e do desempenho econômico-financeiro. De acordo com o modelo estabelecido em 2015, as ações dividiram-se nos seguintes módulos: institucional (com contatos diretos entre os diretores e/ou gerentes executivos e os associados, em eventos especiais), educação previdenciária (que inclui palestras, apresentações e consultoria sobre o sistema de previdência complementar e os produtos da PREVI) e atendimento (as iniciativas do programa PREVI Itinerante, com resolução de dúvidas e demandas de forma presencial). Conheça os principais destaques do ano.

Apresentação dos resultados

Todas as áreas da PREVI participaram da elaboração e da execução de um amplo conjunto de ações de divulgação dos resultados de 2015. Um hotsite exclusivo com os principais indicadores sobre o desempenho do ano foi publicado no portal da Entidade, acessível a qualquer usuário. Lançado em março, em conjunto com a apresentação transmitida online pelo portal, o hotsite passou a ser atualizado mensalmente com dados sobre os resultados, os ativos e as rentabilidades dos planos (veja mais em Perfil). A série histórica de informações sobre o desempenho e outros indicadores também pode ser acessada online no Painel Informativo; já o Informativo Desempenho funciona como um registro trimestral da performance dos investimentos.

Em 2016, ainda foi cumprida uma agenda de encontros presenciais de apresentação dos resultados, comandados pelo presidente Gueitiro Genso, com a presença ainda dos demais diretores. O Rio de Janeiro, sede da Entidade, sediou três encontros – um exclusivo para os funcionários da PREVI, um para as entidades do funcionalismo e o terceiro aberto a todos os participantes. As cidades de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belém e Goiânia, por concentrarem mais de 85% dos participantes, também receberam eventos. Pela primeira vez, o presidente da Entidade participou presencialmente de todos os encontros. Outras ações de comunicação do resultado 2015 foram a publicação de reportagens no portal, na Revista PREVI, na Intranet BB e no Conecta; a publicação do relatório anual; a produção de vídeos para a TVBB; e as reuniões com editores de economia de grandes veículos de comunicação.

Destaques do ano

  •  Pela primeira vez, o presidente da PREVI esteve presente nos encontros em 12 capitais 

  •  3.417 associados participaram das apresentações 

  •  80% dos respondentes à pesquisa de avaliação sobre os eventos os classificaram como “excelentes” ou “bons” 

Encontro Nacional PREVI & Gepes 2016

Realizado em março no Rio de Janeiro, o encontro promove a integração entre os funcionários da PREVI e das Gerências Regionais de Gestão de Pessoas (Gepes) do Banco do Brasil e a discussão sobre a divulgação do PREVI Futuro e da Capec. Além de preparar os colaboradores das Gepes para apresentar os planos da PREVI aos novos funcionários, essa edição também habilitou os responsáveis pelas Equipes de Comunicação e Autodesenvolvimento (Ecoas) do BB a prestar informações sobre os planos da PREVI. A edição 2016 contou com a participação do diretor de Seguridade, Marcel Juviniano Barros, e ofereceu capacitações sobre a promoção dos planos, a educação previdenciária dos participantes e a comunicação entre eles e a PREVI.

Os resultados dessa parceria foram percebidos nos índices de adesão na posse, que, em 2016, atingiram números expressivos: 94,69% no PREVI Futuro e 71,84% na Capec.

PREVI Itinerante

Criado em 2015, o PREVI Itinerante promove atendimentos presenciais fora da sede, em eventos, encontros e reuniões de funcionários. Sua programação é definida de acordo com o público do evento, com base nas características dos participantes presentes, como plano, situação (ativo ou aposentado), idade e proximidade da aposentadoria. Também são feitas campanhas de adesão aos planos PREVI Futuro e Capec.

A tabela a seguir mostra um resumo dos atendimentos do PREVI Itinerante no ano.

EventoLocalDataQuantidade de atendimentos
CinfabbCuiabá (MT)21 a 27/5/2016877
Shopping EstaçãoCuritiba (PR)24 a 28/10/2016378
TOTAL1255

O PREVI Itinerante também tem como objetivo captar novos participantes para os planos PREVI Futuro e Capec. No primeiro semestre, a participação da PREVI em 11 Encontros Ecoas promovidos pelas Gepes gerou 127 novos participantes para a Capec e oito novas adesões ao PREVI Futuro. No segundo semestre, com a presença da Entidade no Shopping Estação, em Curitiba, foram realizadas 222 inscrições na Capec e seis adesões ao PREVI Futuro.

Série De Olho nos Ativos

Com o intuito de dar detalhes sobre a gestão e a saúde financeira de alguns dos mais importantes investimentos da PREVI, foi lançada em 2016 a série de vídeos De Olho nos Ativos.São entrevistas em formato bate-papo com executivos da alta liderança de companhias da carteira de participadas da Entidade, conduzidas pelo diretor de Participações, Renato Proença. Nove empresas foram enfocadas na série: Vale, BRF, Invepar, Banco do Brasil, Ambev, Neoenergia, Petrobras, Embraer, Itaú Unibanco e Ultrapar. Todas as entrevistas da série podem ser vistas no endereço http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/serie-de-olho-nos-ativos.htm.

Pesquisa com os participantes GRI G4-PR5

Em 2016, a PREVI realizou, com o apoio de um instituto externo, uma pesquisa com metodologia quantitativa e qualitativa em meio aos participantes. A primeira etapa (quantitativa) foi feita por telefone em todo território nacional. A segunda etapa (qualitativa), presencial, aconteceu em quatro praças (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador). Realizadas no primeiro semestre, tiveram por objetivo medir a satisfação dos entrevistados com a Entidade e avaliar qual imagem os participantes fazem da PREVI.

O levantamento contou com metodologia quantitativa e entrevistou, no primeiro e no segundo semestre, respectivamente, 937 e 926 associados (da ativa, aposentados e pensionistas, distribuídos proporcionalmente), em todo o território nacional. O resultado apresentou um índice de satisfação geral dos associados com a PREVI de 83,79% na pesquisa do primeiro semestre e de 92,62% na do segundo semestre. É adequado comparar os índices obtidos com o índice de 80,70% apurado em 2015, que considerava, nesse percentual, as notas de 7 a 10 atribuídas à PREVI.

Em 2016, foi mantida a metodologia e ajustada a escala, que deixou de ser numérica de 0 a 10 para uma escala de cinco níveis, com avaliações de “péssima” a “ótima”. Em relação aos planos de benefícios, 91,55% e 89,95% avaliaram seus planos como “ótimo” ou “bom”. Na avaliação de imagem, a PREVI foi vista por seus associados, em cada semestre, como Segura (90,99% e 94,94%); Eficiente (95,27% e 97,42%); Transparente (76,29% e 83,96%); Sustentável (96,93% e 96,88%); e Confiável (92,56% e 94,78%).

A etapa qualitativa realizada em dezembro em quatro capitais abordou questões relacionadas à transparência. Os resultados das pesquisas fornecem insumos para ações de comunicação e de gestão.

Informações sobre as eleições internas

2016 foi ano eleitoral na PREVI (ver mais em Perfil); os participantes decidiram por voto direto quais seriam os titulares das diretorias de Seguridade e (de forma extraordinária) de Planejamento. Todo o processo eleitoral foi alvo de extensa cobertura nos meios de comunicação da Entidade, nos meios eletrônicos usuais e também via edições especiais da Revista PREVI,que abordaram as chapas concorrentes e os procedimentos para a votação.

Programa de Visitas

O Programa de Visitas da PREVI permite que os associados entendam o acompanhamento que a Entidade faz em empresas participadas e empreendimentos imobiliários de sua carteira. A agenda de visitas é divulgada com antecedência pelo site, e os interessados (participantes e pensionistas) podem se inscrever por e-mail; o número de vagas varia de acordo com a localidade e o tipo de empresa ou imóvel. Em outubro, foram realizadas visitas ao Parque Cidade Corporate (edifício comercial), em Brasília (DF), e ao Shopping ABC, em Santo André (SP). Em novembro, foi a vez de os participantes conhecerem o Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport (SP). Para fechar a agenda do ano, em dezembro o programa levou os associados até São José dos Campos (SP), numa visita à fábrica da Embraer.

Atendimento ao participante

A PREVI disponibiliza atendimento presencial, em sua sede, no Rio de Janeiro, ou em outras localidades, via PREVI Itinerante, e também remoto, por telefone ou e-mail. A Central de Atendimento (0800 031 0505 e 0800 729 0505) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O participante também pode usar o serviço de autoatendimento no site da PREVI ou por telefone, 24 horas por dia, sete dias por semana. Outro canal disponível desde 2015 é a Ouvidoria, que trabalha especificamente com demandas de segunda instância, reclamações e denúncias (leia mais em Perfil).

Os associados que entram em contato com a Central de Atendimento são convidados a participar da Pesquisa de Satisfação, na qual é avaliado o grau de satisfação com o atendimento recebido. Em 2016, das pessoas que responderam à pesquisa, 93,49% declararam-se muito satisfeitas ou satisfeitas com o atendimento.

Indicadores de atendimento 2016

Tipo20122013201420152016
Telefone265.671219.507237.536245.689235.978
E-mail/cartas53.32155.03063.98055.04957.211
Presencial7.3005.5276.8417.1386.030
Autoatendimento
Internet6.274.4858.348.7648.320.3978.658.5729.001.380
Atendimento telefônico automatizado87.67485.04273.41758.89655.895
Total6.688.4518.713.8708.702.1719.025.3449.356.494

Educação previdenciária GRI G4-FS16

O Mais PREVI é o programa de promoção da educação previdenciária entre os associados da PREVI. Destina-se a disseminar informação sobre os fundamentos da previdência complementar, o funcionamento dos planos oferecidos pela Entidade, a preparação para a chegada da aposentadoria e detalhes sobre recursos como os Perfis de Investimento, as contribuições adicionais voluntárias e a preservação do salário de participação. Campanhas de adesão ao PREVI Futuro e à Capec também são incluídas nos eventos presenciais. Cursos e palestras são ministrados de forma contínua, em versões presencial e online. No site PREVI, estão reunidos vários conteúdos educativos do Mais PREVI, como vídeos voltados aos participantes e pensionistas do Plano 1 e do PREVI Futuro, um arquivo de reportagens sobre educação previdenciária e um glossário com os termos mais comuns no universo da previdência complementar. Para conhecer o conteúdo do Plano 1, acesse http://www.previ.com.br/plano-1/educacao-financeira-e-previdenciaria/. Para o conteúdo do PREVI Futuro, acesse http://www.previ.com.br/previ-futuro/educacao-financeira-e-previdenciaria/.

Encontros presenciais promovidos pelo Mais PREVI em 2016

LocalDataPúblico
Novo Modelo de Relacionamento – Módulo Educação PrevidenciáriaEncontro PREVI/Gepes RJ15 a 17/3100
Encontro de Ecoas Teresina24/330
Encontro de Ecoas Vitória29/362
Encontro de Ecoas Maceió8/440
Encontro de Ecoas São Paulo12 a 15/4284
Encontro de Ecoas Goiânia14/4135
Encontro de Ecoas Rio de Janeiro19/490
Encontro de Ecoas Fortaleza25/447
Encontro de Ecoas Curitiba26/4170
Encontro de Ecoas São Luiz27/477
Encontro de Ecoas João Pessoa28/430
Encontro de Ecoas Campo Grande29/470
Shopping Estação – Curitiba24 a 28/10213
Caminhos para a AposentadoriaCSL Rio de Janeiro4/241
Gepes Fortaleza18/359
Gepes Cuiabá23/635
TOTAL1.483

Mais PREVI em números – 2016

2.769 participantes

concluíram os cursos online Mais PREVI – Saiba mais sobre o Plano 1 e Mais PREVI – Saiba mais sobre o PREVI Futuro 

1.391 atendimentos

prestados em eventos externos pela equipe PREVI Itinerante 

2.733 assessorias

previdenciárias prestadas, das quais 127 foram para o PREVI Futuro 

1.348 funcionários

assistiram a palestras sobre os planos de benefícios 

3.565 associados

receberam mala direta informativa sobre a possibilidade de aumentar a contribuição para o Plano PREVI Futuro

Os regulamentos e as cartilhas dos planos (Plano 1, PREVI Futuro e Capec) são entregues no momento da adesão e também estão disponíveis no site da PREVI, junto com instruções sobre os serviços oferecidos aos participantes, como Empréstimo Simples, Financiamento Imobiliário, contribuições adicionais e preservação do salário de participação.

Após a confirmação da adesão do participante a um dos planos oferecidos, também é encaminhado o Certificado de Adesão, no qual constam os requisitos que regulam a admissão e a manutenção da qualidade de participante, bem como os requisitos de elegibilidade e forma de cálculo do benefício.

A adesão, a alteração e a atualização de beneficiários da Capec podem ser realizadas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no autoatendimento do site da PREVI. Nas cartilhas, estão reunidas, em linguagem simples e precisa, as principais informações sobre o funcionamento dos planos. Nelas são apresentadas de maneira objetiva as características dos planos, as modalidades, os requisitos para adesão, elegibilidade e manutenção do vínculo com a Entidade, os critérios de contribuição e a forma de cálculo dos benefícios. GRI G4-PR3

Assessoria Previdenciária GRI G4-PR5

A Assessoria Previdenciária é um atendimento gratuito e personalizado disponível aos participantes para ajudá-los em seu planejamento previdenciário. Com base nas informações pessoais do associado, são fornecidas explicações sobre o plano, simulações de cenários e projeções sobre benefício de aposentadoria. É necessário agendar o serviço com antecedência, pelo Fale Conosco do site PREVI, opção "Sou participante", assunto “Aposentadoria”, ou pelos telefones 0800-031-0505 e 0800-729-0505. Em 2016, foram realizadas aproximadamente 3 mil assessorias previdenciárias para participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro.

Desde 2013, todos os participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária recebem, por e-mail, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. De caráter voluntário, a pesquisa registrou índice de satisfação de 100% em 2016, e mais de 94% dos respondentes consideraram que a assessoria prestada foi importante para sua tomada de decisão.

Cartilha do Pensionista

Uma nova versão da Cartilha do Pensionista foi lançada em março de 2016, com um resumo das informações mais úteis aos beneficiários da pensão por morte e dos pecúlios da PREVI. A revisão incorporou as mudanças na legislação previdenciária promulgadas em 2015, como a permissão de concessão pelo INSS de pensão por morte para filhos e irmãos maiores de 21 anos com deficiência mental ou intelectual grave e o aumento do prazo para requerer o benefício. O documento pode ser acessado no portal da PREVI, nos endereços http://www.previ.com.br/plano-1/pensionistas/cartilha/ (para participantes do Plano 1) e http://www.previ.com.br/previ-futuro/pensionistas/cartilha/ (para o PREVI Futuro).

Curso PREVI para Participantes

Em 2016, a PREVI começou a aplicar o curso presencial PREVI para Participantes, para as organizações associativas de funcionários. O curso tem como objetivo apresentar para as associações o contexto previdenciário, os planos, produtos e serviços, possibilitando que essas entidades atuem como multiplicadoras na disseminação de informações, contribuindo para a imagem da PREVI na sua rede de relacionamentos.

Com o curso, a PREVI espera promover nos participantes formadores de opinião que exercem atividades em entidades de representação a leitura crítica e contextualizada da realidade previdenciária e promover entre os associados uma cultura de disseminação das regras que envolvem a formação de poupança e os benefícios previdenciários. Após a conclusão do conteúdo do curso, que foi elaborado por diversas áreas da PREVI, foram realizadas as primeiras turmas presenciais, com participantes de entidades associativas de funcionários:

EntidadeLocalDataQuantidade de participantes
AAFBBRio de Janeiro – RJ28/9/201627
AFAGOGoiânia – GO19/10/201621
AFABBCuritiba – PR27/10/201623
TOTAL71

Para 2017 está prevista a realização de novas turmas do curso, em diversas localidades.

Público interno e gestão de pessoas

Mudanças significativas em várias áreas da PREVI, incluindo tecnologia, desenvolvimento de carreira e planejamento orçamentário, vêm ocorrendo nos últimos anos. Em 2016, o grande esforço de transformação no uso da TI em todas as áreas registrou avanços importantes que ajudam a preparar a Entidade para os próximos anos. Estrategicamente, a valorização e o investimento nos funcionários e o foco na redução de custos operacionais foram priorizados. Um desafio já identificado é o mapeamento de todos os processos internos de gestão, o que vai preservar o conhecimento sobre o trabalho de cada área e contribuir para a estabilidade e a eficiência operacional da PREVI.

Com a reestruturação da área de recursos humanos, promovida em 2016, a PREVI espera obter, além da redução de custos, mais eficiência e sinergia entre as áreas envolvidas nos processos de gestão de pessoal.

Perfil dos empregados* G4-10

Número de empregados (colaboradores) por nível funcional

201420152016
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
Diretoria415151
Gerência583262275321
Chefia/coordenação000000
Técnica/supervisão032222
Administrativo212142222136208128
Operacional589553876381
Terceirizados1555174415228
Aprendizes454510
Estagiários282717
Total por gênero493337424306385268
Total830730653

Número de empregados (colaboradores) por tipo de contrato de trabalho

201420152016
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
Tempo determinado1103381227
Tempo indeterminado383304416294383261
Total por gênero493337424306385268
Total830730653

Número de empregados (colaboradores) por tipo de emprego

201420152016
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
Jornada integral485321417296383261
Meio período81671027
Total por gênero493337424306385268
Total830730653

Número de empregados (colaboradores) por região

201420152016
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
Região Sudeste489331420300384262
Região Centro-Oeste464616
Total por gênero493337424306385268
Total830730653

*Posição em 31/12/2016.

Nos últimos anos, a PREVI buscou maximizar sua eficiência operacional. Isso se refletiu na diminuição de profissionais terceirizados, que eram cerca de 200 em 2014 e, em 2016, são apenas 80. Também foi importante o impacto do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai) no final de 2016, no qual saíram 42 profissionais (leia mais em Planos de Benefícios). A redução no número total de gerentes em 2016 (74, em comparação com os 89 registrados em 2015) também se deve sobretudo à adesão ao Peai. Essas vagas ainda não tinham sido repostas em 31 de dezembro de 2016.

Transformação na área de TI

Os sistemas em uso na PREVI necessitavam de atualização e, por isso, foi iniciado um trabalho na área de Tecnologia da Informação com o objetivo de aprimorar o processo de solução das demandas e de atualização tecnológica visando à melhoria do atendimento ao associado e à possibilidade de desenvolvimento de novos produtos com agilidade e menor custo.

Planejada e iniciada ainda em 2015, a Revisão do Modelo Operacional e de Governança de Tecnologia da Informação (TI) foi concluído em 2016, conforme previsto.

Até o mês de abril de 2016, os novos processos de governança e atendimento de demandas de TI foram implantados de forma escalonada, diretoria a diretoria, acompanhados por trilhas educativas de capacitação para todos os funcionários.

No mesmo mês, iniciou-se o Projeto de Modernização de Arquitetura de TI, que teve como objetivo aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, por meio de maior alinhamento da área de TI com os objetivos estratégicos da PREVI. Foram detalhadas as necessidades de aprimoramento tecnológico da PREVI, bem como definido um planejamento estruturado de iniciativas em meio às áreas de negócio. Aspectos como aplicações de negócio, informações e infraestrutura foram analisados à luz da estratégia da Entidade.

As conclusões foram compiladas em um roadmap de iniciativas que guiará a modernização da arquitetura de TI nos próximos anos. Entre as principais vantagens esperadas com as mudanças, destacam-se:

Recrutamento e plano de sucessão

Foram realizados oito processos seletivos para preenchimento de vagas na PREVI em 2016. Além dos critérios técnicos, comportamentais e meritocráticos, foi considerado o alinhamento dos candidatos à cultura interna da PREVI. Foi iniciada uma revisão do Programa de Desenvolvimento e Sucessão (PDS), com vistas a aprimorar as competências dos funcionários e ao seu desenvolvimento.

O programa de Mentoria promoveu a interlocução entre gestores de experiência e excelência comprovadas e outros profissionais (de nível técnico e de gestão), ainda em formação gerencial. Diretores e gerentes executivos da PREVI e do BB participaram do processo, o que contribuiu para uma visão mais ampla e integrada dos negócios de ambas as instituições.

A PREVI e o Banco do Brasil também intensificaram o intercâmbio de talentos entre as duas instituições. Alguns funcionários da PREVI retornaram para o BB com ascensão ou em cargos equivalentes.

Relações trabalhistas G4-11

Funcionários cedidos pelo Banco do Brasil representavam, em 29 de dezembro de 2016, 90,1% do total do público interno. Funcionários do quadro próprio da PREVI representavam 9,9%.

Os funcionários cedidos pelo BB são regidos por um convênio de cessão que contempla a equivalência de salários e benefícios praticados pelo Banco do Brasil. A PREVI compõe seu quadro técnico com funcionários oriundos do BB por reconhecer a excelência desses profissionais para o desempenho das funções na Entidade e por entender os benefícios de ter participantes cuidando do próprio patrimônio. Essa é uma decisão estratégica que garante a alta qualidade e o comprometimento do corpo técnico da Entidade. Com o objetivo de garantir a atração e retenção desses talentos na PREVI, as remunerações da Entidade são atreladas às remunerações gerais do BB.

Em 2016, todos os colaboradores da PREVI permaneceram cobertos por acordos de negociação coletiva. O benefício maior do acordo de negociação coletiva de duração de dois anos, adotado tanto para os funcionários do Banco do Brasil quanto para o quadro próprio da PREVI, é a previsibilidade na relação entre empresa e colaboradores.

Capacitação interna e incentivo ao aprimoramento

A priorização da capacitação interna em 2016 observou maior aderência às especificidades do negócio de cada área, bem como o atendimento das necessidades inerentes a cada segmento de cargos.

 Como parte da implantação do novo Sistema de Gestão da Ética (leia mais em Perfil), houve o reforço na divulgação da Trilha Ética PREVI, disponível no Portal de Educação e que apresenta informações sobre diversidade, normas de conduta e boas práticas. Uma trilha específica sobre segurança da informação também foi criada, com informações sobre proteção de senhas e o uso seguro de equipamentos de informática.

 O Programa de Concessão de Incentivos para Formação Superior foi mantido, com o oferecimento de bolsas de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.

Clima organizacional

A Pesquisa de Clima realizada entre os funcionários em 2016 usou uma nova metodologia de aplicação e avaliação de resultados, que será acompanhada com a colaboração de consultores de recursos humanos do Banco do Brasil. Cerca de 89% do público interno respondeu à pesquisa (percentual acima da média de outras organizações), que registrou 67% de avaliações positivas. Foi criada uma agenda de iniciativas para a melhoria do clima organizacional.

Comitê Consultivo Fala PREVI

Criado em 2015 como um grupo de representantes dos funcionários com acesso direto à Diretoria Executiva, o Fala PREVI ganhou status de Comitê Consultivo em 2016. Em março, foram eleitos 18 membros (11 efetivos e sete suplentes), que representam os funcionários de cada uma das diretorias. O comitê acompanha as discussões sobre o Programa de Desenvolvimento e Sucessão e propõe melhorias nos processos de gestão de pessoas e do clima organizacional.

Programa PREVInir

Em janeiro de 2016, o PREVInir completou 10 anos. Desde 2006, o programa promove iniciativas para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, com foco no bem-estar físico, psicológico e social dos funcionários. O Programa PREVInir recebeu o Prêmio Esarh 2016, concedido pelo Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (leia mais em 2016: destaques e desempenho). O programa tem um papel importante na prevenção de doenças laborais e um impacto positivo na satisfação dos funcionários, gerando um melhor clima organizacional, o que se reflete diretamente na produtividade do público interno e na qualidade do atendimento prestado aos participantes.