Edição 193 Maio/2017

capa

Onde o associado está

Apresentação do resultado de 2016 tem eventos exclusivos para cada plano e três novas capitais no circuito

Luciana Ferreira Silva é filiada à PREVI desde 2002, quando tomou posse no Banco. Trabalhando na Diretoria Financeira, no Rio de Janeiro, ela nunca tinha assistido a uma apresentação de resultados do seu plano de previdência. Em 2017, ficou frente a frente com a Diretoria da PREVI para debater o resultado da Entidade responsável por seu complemento de aposentadoria. “Achei superimportante ter essa oportunidade”, diz Luciana. Segundo ela, o encontro com a Diretoria traduz o empenho da PREVI em cuidar do patrimônio e de fortalecer o relacionamento com os participantes.

capa Luciana da Silva.jpg

Assim como Luciana, grande parte dos associados do PREVI Futuro tinha dificuldade de comparecer aos eventos de apresentação de resultados da Entidade. Este ano, a apresentação foi dividida em datas e locais separados para o Plano 1 e para o PREVI Futuro. “São planos diferentes, com características, interesses e demandas diferentes. Decidimos realizar operações em separado, para atender melhor os dois públicos”, explica o presidente Gueitiro Matsuo Genso.

Segundo Gueitiro, as apresentações do Plano 1 estão mais focadas na prestação de contas e ‘nos resultados em si’. Por outro lado, as apresentações do PREVI Futuro destacam temas importantes para um plano jovem, em fase de acumulação. “São palestras que abordam muitos assuntos ligados à educação previdenciária, como a escolha dos Perfis de Investimento, a necessidade de se aproveitar as oportunidades de fazer contribuições adicionais, decisões que podem fazer toda a diferença no saldo de conta da aposentadoria.”

Novos destinos

Em 2017, três novas cidades foram incluídas no circuito: Vitória, Cuiabá e João Pessoa. Com isso, a apresentação de resultados passará por 15 capitais, ao longo de todo o primeiro semestre, onde vivem mais de 85% dos associados da PREVI. Assessor Jurídico na AAFBB-RJ, Waldyr Argento destacou a importância de se levar os eventos de apresentação para novas praças. “Esse contato direto com os associados é fundamental”, diz. Para ele, o resultado de 2016 superou as expectativas. “É preciso dar os parabéns ao corpo técnico da PREVI por essa conquista, em um período tão conturbado”.

capa Waldyr Argento.jpg

Em suas apresentações, Gueitiro destacou justamente essa alta qualidade técnica como um dos trunfos da PREVI. “Esse é um dos pilares da nossa governança corporativa, assim como a paridade na Diretoria, equilibrada entre diretores eleitos pelos participantes e indicados pelo patrocinador; e a segregação de funções, em que quem planeja não executa e quem executa não faz o acompanhamento da operação”, explica.

“Além dessas três âncoras, temos documentos estratégicos como as Políticas de Investimentos e o Planejamento Estratégico, que dão à PREVI a melhor visão do horizonte de longo prazo”, continua Gueitiro. “E esse Planejamento Estratégico é aprimorado a cada ano, procurando integrar todas as áreas”.

Tudo isso se completa com o engajamento de todos os funcionários da PREVI na Missão da Entidade: pagar benefícios aos associados de maneira segura, eficiente e sustentável. Cedidos pelo Banco, essas pessoas também são participantes dos planos de previdência e estão cuidando do dinheiro de suas próprias aposentadorias. “Esse comprometimento é o que nos une e nos dá uma força tremenda”, destaca Gueitiro.

PREVI Itinerante à disposição dos participantes

As visitas da Diretoria serão realizadas de forma mais espaçada, até o mês de junho, incorporando atualizações com os números mensais de 2017, e dados sobre o resultado de 2016. Todas as apresentações contam com a presença da equipe de atendimento do PREVI Itinerante, que fica à disposição dos participantes para atender e esclarecer qualquer dúvida sobre planos, regulamento, pecúlio, beneficiários e empréstimos, entre outras.

Luciana foi uma das associadas que aproveitou a apresentação para os participantes do PREVI Futuro, no Rio, no último dia 3 de abril. “Achei importante entender melhor os perfis de investimento. Estava enquadrada no Perfil PREVI desde que entrei no Banco, mas depois da apresentação de resultados, decidi reavaliar a minha escolha para saber se troco ou permaneço nele”, explica. Ela também aproveitou para conferir se estava aproveitando ao máximo a sua contribuição 2B, para aderir à Capec e saber mais sobre Financiamento Imobiliário. “Já tenho um imóvel, mas quero um melhor”.

Para os participantes do PREVI Futuro, as apresentações estão sendo realizadas em instalações do Banco que concentram grande número de funcionários e, quando possível, com disponibilidade de dois horários durante o expediente. A PREVI negociou ainda um acordo com o BB, para que as apresentações contem como hora de treinamento para os funcionários do PREVI Futuro presentes, já que há muito conteúdo de educação previdenciária.

Ricardo Henrique, funcionário da Diretoria Financeira, também gostou da novidade. “É ótimo que a Diretoria traga até nós o que está acontecendo com o PREVI Futuro”, diz. “Antes, era muito difícil a gente se deslocar no horário de expediente para assistir a uma apresentação como essa. A conversão do evento em tempo de treinamento também é um estímulo.”

capa Ricardo Henrique.jpg

Apresentações diferenciadas por plano

Carolina Moreira, assessora de mercado para pessoa física e associada do PREVI Futuro, aplaudiu a iniciativa de separar as apresentações. “É importante acompanhar de perto os resultados do nosso plano”, afirmou. Ela se mostrou empolgada com a boa rentabilidade alcançada no ano passado. “O resultado de 2016 foi muito bom, ainda mais quando a gente considera o cenário da economia”. Com nove anos de Banco, Carolina acompanha a rentabilidade de seu perfil de investimento e também faz contribuições 2B, que são acompanhadas pelo patrocinador.

capa Carolina Moreira.jpg

A mudança foi bem-recebida pelo público do Plano 1. “A apresentação ficou mais focada”, avalia Sérgio Ricardo Carvalho, ex-auditor do BB e da PREVI. “Muitos assuntos que interessavam ao pessoal de um plano não interessavam ao outro. Enquanto os associados do Plano 1 querem saber das empresas participadas, da liquidez dos ativos; o pessoal do PREVI Futuro quer saber mais da rentabilidade e da redução dos custos”, compara.

A apresentação mais enxuta também deixa menos dúvidas entre os participantes. “Tivemos menos perguntas este ano porque, com uma palestra mais focada, a Diretoria se antecipou e respondeu, na própria apresentação, a uma série de perguntas sobre temas do nosso interesse que estão sendo debatidos na mídia e nas redes sociais”, explica.

capa Sergio Ricardo Carvalho.jpg

Agostinho Furlan Filho, por sua vez, elogia a clareza das explicações. “Todos os pontos importantes foram abordados de forma didática e coerente”, afirma ele, que se aposentou pelo Plano 1, em 2007. Luciana Vasco também é do Plano 1, mas ainda está na ativa. Perto da aposentadoria, ela estava preocupada com o déficit registrado em 2015 e ficou feliz com o bom resultado de 2016. “A apresentação separada ficou muito melhor. São realidades muito diferentes. No PREVI Futuro, o associado escolhe sua estratégia de aposentadoria”, diz.

capa Agostinho Furlan.jpg

Para Gilberto Santiago, presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB-RJ, o novo formato facilita a compreensão dos participantes. “Ficou mais enxuto e mais didático”, resume. Para Gilberto, é mais importante ter um quadro geral do que descer a detalhes durante a apresentação. “Detalhe demais dispersa a atenção. Quem quiser saber mais pode consultar o balanço completo pelo site da PREVI”.

Gueitiro destaca ainda que todas as mudanças no modelo de apresentação de resultados estão alinhadas com o compromisso de transparência da PREVI na relação com os participantes. “Elas são uma forma de aproximar ainda mais a Entidade dos participantes, que são a nossa origem e a nossa própria razão de ser”, conclui.

capa equipe atendimento com legenda.jpg

Agenda disponível no site PREVI

As cidades que receberão entre março e junho as apresentações do resultado de 2016, são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Cuiabá e Belém.

A agenda pode ser consultada no site PREVI e também é encaminhada a todos os participantes semanalmente por e-mail, por meio do InfPREVI. Os residentes nos estados onde ocorrerão as apresentações receberão o convite impresso (apenas participantes do Plano 1) e por e-mail – desde que tenham seu endereço eletrônico cadastrado na PREVI e tenham optado por receber “Outras Informações Institucionais” por meio eletrônico, no Autoatendimento do site, opção Seu Cadastro.

Mais Vistos

INDEX