Edição 192 Janeiro/2017

capa

Integração mais eficiente

PREVI traça ações de nível tático integradas ao processo de Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da PREVI para o ciclo de 2017 a 2021 trouxe uma novidade importante. A Entidade realizou o processo de forma mais integrada com o desenho do nível tático, que inclui as ações específicas a serem realizadas pelas gerências.

A aprovação conjunta dos dois planos é um avanço importante para a gestão mais eficiente da Entidade. Ela permite que o desenho tático feito pelas gerências esteja perfeitamente alinhado aos objetivos estratégicos. Cada objetivo origina de 3 a 5 diretrizes, e cada diretriz se desdobra em diversas ações específicas, com entrega prevista, prazo de execução, áreas responsáveis e metas definidas.

O alinhamento de metas e objetivos facilita a definição de indicadores adequados para medir a evolução de cada objetivo e determinar metas para cada ação que estejam de fato conectadas aos indicadores. Desse modo, fica muito mais fácil para os gestores medir a evolução do planejamento e verificar as mudanças de rumo necessárias em caso de ajuste.

Mais velocidade, menos desperdício

Ao tratar os níveis estratégico e tático de forma integrada, as ações propostas são coordenadas, sem perder de vista os objetivos maiores da organização. O resultado desse processo é mais velocidade na execução dos projetos e menos desperdício de tempo e recursos em ações dispersas ou duplicadas.

A principal novidade na elaboração das diretrizes é que a PREVI aprofundará a segmentação no atendimento às necessidades de seus associados. Antes, os participantes eram vistos como dois grandes grupos ligados ao Plano 1 e ao PREVI Futuro. As ações passarão a levar em conta os distintos perfis e interesses dentro dessa grande comunidade com mais de 200 mil pessoas.

Ativos, aposentados, pensionistas, idosos, jovens em início de carreira, associados com ou sem dependentes, interessados em financiamento imobiliário etc. Como cada um quer se comunicar com a PREVI? Como quer ser atendido? Quais os serviços de que mais precisa? Atender a essa diversidade de públicos certamente será mais complexo e desafiador. O resultado, no entanto, será um relacionamento mais afinado com as necessidades de nossos associados.

Horizonte de cinco anos

O Planejamento Estratégico é revisado todos os anos e, pela primeira vez, contemplará um horizonte de cinco anos – até então o planejamento era proposto para os quatro anos seguintes. Na prática, é a partir dele que a PREVI determina suas diretrizes em todas as áreas de atuação: desde a reformulação de processos internos aos parâmetros que irão nortear as Políticas de Investimentos dos planos (veja mais na reportagem 'Rentabilidade, liquidez e risco').

O primeiro passo aconteceu em junho de 2016, com a aprovação da metodologia a ser utilizada no processo de Planejamento Estratégico e a definição do cronograma que integra esse processo com os Planos Tático e Orçamentário. Em seguida, foram avaliados cenários e tendências que influenciam o meio de atuação da PREVI, bem como a evolução do Planejamento Estratégico anterior. As discussões culminaram em oficinas estratégicas com a participação de gerentes executivos, diretores e conselheiros, nas quais o Plano Estratégico foi definido com objetivos, diretrizes e indicadores de acompanhamento.

As oficinas táticas foram realizadas imediatamente após o Planejamento Estratégico. Cada gerência levou para suas respectivas áreas um direcionamento estratégico claro, com uma visão ampla das necessidades globais da organização. Desse modo, foi possível aproveitar melhor ideias surgidas nas oficinas estratégicas para aprofundá-las no nível tático e desdobrá-las em ações específicas.

Vale destacar que em 2016 o processo de Planejamento contou com mais envolvimento dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, assim como dos Conselhos Consultivos dos Planos. Dessa forma, os conselheiros contribuíram ativamente com suas visões em relação às necessidades de gestão da PREVI nos próximos cinco anos.

Processo mais inclusivo

A cada ano, o processo se torna mais inclusivo, com a participação de colaboradores da PREVI. Em 2016, o presidente Gueitiro Matsuo Genso enviou e-mail a todos os funcionários da Entidade solicitando ações dentro de suas funções para auxiliar a PREVI a atingir seus objetivos estratégicos.

É esse nível de engajamento que faz com que o Planejamento Estratégico da PREVI não se limite a um papel esquecido na gaveta. Na verdade, estamos falando de um gatilho para ações que vão tornar a Entidade cada vez mais forte para cumprir sua missão de pagar benefícios de forma eficiente, segura e sustentável. 

 

Conheça os objetivos que nortearão a PREVI nos próximos anos

Mais Vistos

INDEX