Edição 190 Setembro/2016

administração

PREVI: onde o funcionário faz a diferença

Entenda por que a alta capacitação é um de nossos maiores ativos

Muito se fala sobre o comprometimento dos funcionários da PREVI, que zelam pelo futuro de mais de 200 mil associados, inclusive eles próprios. Além do comprometimento, outro atributo faz a diferença: a qualificação. A PREVI se destaca no mercado de previdência complementar por possuir um corpo técnico altamente preparado. Com cerca de 85% do quadro de funcionários cedidos pelo Banco do Brasil, a Entidade investe na capacitação para ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Isso permite que eles estejam cada vez mais aptos a desempenhar suas funções e gerir o patrimônio que também é deles.

A busca por um quadro de pessoal bem qualificado se inicia na seleção para trabalhar na Entidade. Os funcionários cedidos pelo Banco do Brasil passam por um filtro criterioso, composto de avaliação curricular, avaliação técnica e comportamental e entrevista. Divulgadas no site da PREVI e na intranet do Banco, as seleções são bastante concorridas: chegam a ter 3 mil candidatos por vaga. Entre os requisitos estão ser funcionário do Banco há pelo menos dois anos e não ter nenhum impedimento interno.

No primeiro semestre de 2016 foram concluídos dois processos seletivos, para os quais 3.137 funcionários se candidataram e 57 foram qualificados. Até o final de junho, 8 já haviam tomado posse. Os números de 2015 são ainda mais expressivos: três seleções, 4.557 candidatos e 53 qualificados para os cargos, sendo que 43 passaram a fazer parte do quadro funcional da PREVI.

Os que chegam se juntam a um time de funcionários com taxa de rotatividade abaixo de 10%, refletindo um quadro de elevado grau de satisfação.

Incentivo ao crescimento profissional

A diretora de Administração, Cecília Garcez, explica que, “alinhado à sua missão de garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável, a PREVI oferece o Programa de Desenvolvimento e Sucessão. É um conjunto coordenado de ações para a gestão de pessoas, negócios e processos, que contempla todos os funcionários da Entidade. Esse investimento é importante para capacitá-los e para proporcionar maior motivação. Isso se traduz em ganhos na produtividade e, no sentido amplo, em melhor atendimento ao associado”.

gestao funcionarios cecilia.jpg

O programa abrange diversos processos de gestão de pessoas e ferramentas gerenciais e está estruturado em dois pilares: desenvolvimento e sucessão. O desenvolvimento visa aprimorar e fortalecer competências necessárias para o cumprimento da Missão e atingimento da Visão de Futuro da Entidade, enquanto a sucessão visa estruturar e planejar a gestão da carreira.

Educação corporativa: treinamento e capacitação

O Programa de Desenvolvimento e Sucessão busca capacitar os funcionários a enfrentarem desafios futuros e prepará-los para o cumprimento das exigências cotidianas de seu cargo por meio das ações educacionais.

Nesse sentido, a Gestão Educacional por Competências, um dos processos do Programa voltados para o desenvolvimento, tem como objetivo desenvolver competências fundamentais, específicas e gerenciais a serem expressas no desempenho profissional.

A Educadoria PREVI é responsável pela elaboração interna de ações educacionais, incluindo a seleção e capacitação de Educadores.

O conhecimento dos funcionários é utilizado para a construção dos treinamentos internos. O mais recente lançamento é o curso de Introdução à Gestão Baseada em Risco. Este curso foi validado pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil e visa disseminar e fortalecer a cultura de avaliação de riscos na PREVI.

Também já foram desenvolvidos os cursos Segurança da Informação, Gestão de Projetos e Introdução à PREVI que anualmente têm turmas ofertadas.

Para a oferta de cursos virtuais, a PREVI conta com o Portal de Educação. Inspirado no modelo de educação corporativa do Banco do Brasil, ele foi lançado em abril de 2015 como uma moderna ferramenta de e-learning (educação virtual), que permite aos funcionários, conselheiros e diretores o constante acesso a conteúdos educacionais desenvolvidos internamente ou contratados no mercado. Em pouco mais de um ano já foram mais de seis mil acessos, com mais de quatro mil treinamentos concluídos.

O Portal reduz os custos com treinamentos, racionaliza o tempo e traz autonomia para os funcionários gerirem seu aprimoramento profissional. As oportunidades são para diversos níveis. Os funcionários cedidos ainda podem utilizar a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, que, além dos treinamentos voltados para a atividade bancária, também oferece cursos relativos a conhecimentos gerais, como ética, comunicação, administração do tempo, entre outros.

Outra ferramenta de e-learning disponibilizada para capacitação dos funcionários é o curso de Inglês Virtual. Lançado em maio do ano passado, está disponível para conselheiros, diretores e funcionários. As lições têm conteúdos reais, a partir de veículos de comunicação como a agência de notícias Bloomberg e o jornal Financial Times, o que mantém o aluno atualizado, utilizando expressões e informações que fazem parte do seu dia a dia.

Ambiente que estimula o aprendizado

Além dos treinamentos, a PREVI valoriza o autodesenvolvimento dos funcionários, oferecendo bolsas para graduação e pós-graduação por meio do Programa de Concessão de Incentivos para Formação Superior da PREVI, que tem como objetivo atualizar os conhecimentos e promover a qualificação profissional dos funcionários para o desempenho de excelência em temas de interesse estratégico da PREVI.

Atualizada em julho de 2015, essa iniciativa ofereceu cinco bolsas de graduação e 40 de pós-graduação, sendo 35 para lato sensu e cinco para stricto sensu. Das bolsas de pós-graduação lato sensu, 23 foram destinadas para o curso Gestão da Previdência Complementar, ministrado pelo Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade (Ideas), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Mais de 70% dos colaboradores da PREVI possuem pós-graduação lato e stricto sensu atualmente. Os principais temas presentes nas pós-graduações são Finanças, com 20%; Previdência, com 17%; e Administração, com 12%.

grafico livro percentual de funcionarios 2.jpg

Os funcionários Bruno Rodrigues Maia e Victor de Freitas Sodré são exemplos de como as oportunidades oferecidas podem ampliar os horizontes dentro e fora da Entidade. Ambos cursaram a pós-graduação em Previdência Complementar oferecida pela PREVI e, para aprofundar ainda mais seus conhecimentos em Atuária, resolveram cursar por conta própria uma segunda graduação, em Ciências Atuariais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O conhecimento adquirido no dia a dia do trabalho e na pós em Previdência Complementar foi utilizado para escrever a monografia final da graduação. O trabalho “Previdência Complementar: impactos nas anuidades atuariais de pensão em função das alterações no grupo familiar”, elogiado pelos professores na universidade, foi inscrito no 6º Prêmio Previc/Abrapp de Monografias da Previdência Complementar Fechada e ganhou o 1º lugar na categoria Gestão de Risco na edição de 2015.

“Ter oportunidade de trabalhar na área na qual tenho formação é muito bom. E poder me capacitar dentro da empresa é uma vantagem que nós, funcionários da PREVI, temos e não devemos desperdiçar. Cursos in-company são ideais porque, além de ampliarem nossos conhecimentos, são feitos em horários específicos que não atrapalham o nosso trabalho diário. E ainda podemos contar com o incentivo dos nossos gestores para concluí-los”, revela Bruno, funcionário do BB com 13 anos de carreira, 8 dos quais na PREVI.

Victor lembra que os cursos que a PREVI oferece internamente facilitam o desenvolvimento da carreira na Entidade e auxiliam na tomada de decisões profissionais. Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sua carreira se iniciou na PREVI na área de TI. Os treinamentos na área de previdência oferecidos pela Entidade o incentivaram a mudar sua área de atuação. “Esses cursos foram fundamentais para ampliar meus conhecimentos e me fazer querer voltar à faculdade para outra graduação, dessa vez em Ciências Atuariais, para desenvolver ainda melhor o meu trabalho”, explica.

gestao funcionarios bruno e victor.jpg

De olho na sucessão

O pilar do Programa de Desenvolvimento e Sucessão voltado para Sucessão tem como objetivo a manutenção do conhecimento na PREVI, com um quadro de pessoal de excelência permanentemente motivado, atualizado com as melhores práticas e compromissado com os valores da PREVI.

Nesse âmbito, o método de Avaliação de Potencial foi aprimorado e ganhou mais transparência. Seu objetivo é avaliar competências e identificar atuais e futuros gestores e técnicos da PREVI para direcionar ações de desenvolvimento visando melhor desempenho profissional e direcionamento para a carreira. Os resultados da avaliação de potencial também são utilizados para a movimentação de carreira na PREVI. Em 2015, houve a ascensão de 69 funcionários e a movimentação lateral (transferência de gerência e/ou diretoria no mesmo cargo) de 29 profissionais.

A troca de experiências é outra iniciativa bastante valorizada na Entidade. Também lançado em 2015, o Programa de Mentoria, outra ação do Programa de Desenvolvimento e Sucessão, possibilita o contato próximo entre gestores com nível de excelência em sua área de atuação e gestores e técnicos ainda em formação na carreira gerencial. O programa conta ainda com a participação de diretores da PREVI e do Banco do Brasil. Todo o progresso é acompanhado e avaliado, de forma a habilitar funcionários para o processo sucessório. A diretora de Administração ressalta: “A Mentoria é um importante programa no processo de sucessão na PREVI. Agrega valor e permite o aperfeiçoamento contínuo da gestão, além de buscar o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Otimiza custos e preserva a qualidade da gestão, ou seja, fazemos mais e melhor, utilizando menos recursos”.

gestao o que eu ganho com isso.jpg

Mais Vistos

INDEX