Edição 188 Junho/2016

recursos do plano

Seleção de conselheiros 2016 é encerrada

O processo seletivo de 2016 para escolha de conselheiros indicados pela PREVI nas empresas participadas foi finalizado. As indicações dos conselheiros foram feitas nas assembleias gerais ordinárias das companhias nos meses de março e abril. A PREVI logrou êxito na eleição de 72 assentos em conselhos de administração e outros 46 em conselhos fiscais, entre titulares e suplentes.

Foram indicados pela Entidade 78 candidatos para conselhos de administração e fiscal, sendo 72 assentos para conselhos de administração (titulares e suplentes) e 54 para conselhos fiscais (titulares e suplentes). O número de candidatos é menor do que o número total de assentos porque alguns conselheiros são replicados em mandatos de empresas de um mesmo grupo econômico, por determinação do acordo de acionistas. Nesses casos, para funcionários do BB cedidos à PREVI, é adotada uma regra de autolimitação da remuneração a ser recebida, independentemente do número de conselhos nos quais cada um participa.

Os candidatos foram previamente selecionados com base em metodologia própria, que considera a formação acadêmica, experiência profissional e em órgãos colegiados, além de outros conhecimentos específicos. O objetivo é refletir o conjunto de competências necessárias aos conselheiros no desempenho de suas funções. O público-alvo principal do processo seletivo é o quadro de associados da Entidade.

A seleção passou por aprimoramentos para 2016, que incluem o aumento da pontuação mínima curricular, a necessidade antecipada de comprovação das informações curriculares e a utilização dos candidatos posicionados dentro dos 300 melhores pontuados na etapa de avaliação curricular. Aproximadamente 50% de todos os indicados possuem certificação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e/ou do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Outra mudança foi a exigência de que conselheiros com quatro anos consecutivos de mandato em uma mesma empresa façam uma pausa de um ano, o que ajudou a promover a oxigenação do quadro: dos 78 candidatos selecionados, 31 foram indicados pela primeira vez para atuar em conselhos de empresas participadas – o que representa 40% dos indicados.

Os conselheiros têm a missão de agregar valor para as empresas, buscando a conquista de resultados, eficácia e longevidade das companhias em seus mercados. Durante o mandato desses conselheiros, a PREVI promove eventos e indica cursos e seminários com o objetivo de manter o conselheiro atualizado com assuntos de governança corporativa e outros temas inerentes à sua área de atuação. A lista de todos os conselheiros da PREVI pode ser encontrada no site PREVI, seção Investimentos/Governança/Conselheiros/Lista de Conselheiros.

Mais Vistos

INDEX