Edição 188 Junho/2016

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Transparência em primeiro lugar

PREVI apresenta resultado anual aos participantes

 

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Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belém e Goiânia. Vinte e três dias, 12 capitais. A maratona aconteceu entre os dias 28 de março e 20 de abril, quando o presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, sempre acompanhado de outros diretores, apresentou pessoalmente aos participantes o balanço de resultados de 2015.

As cidades incluídas no roteiro abrangem mais de 85% dos participantes e assistidos da PREVI. Os eventos foram realizados em auditórios cedidos pelo Banco ou pelas AABBs com o objetivo de reduzir custos e contaram com a presença de mais de 3,4 mil pessoas, das quais 86% os classificaram como excelente ou bom.

Os participantes que não puderam comparecer aos eventos também tiveram a oportunidade de acompanhar a mesma apresentação dos números de 2015. É que o balanço foi apresentado pela internet, em primeira mão, em uma transmissão on-line com a participação de toda a diretoria da Entidade, no dia 18 de março, e permanece disponível no site.

“Nossa prestação de contas e todo o trabalho da nossa Entidade buscam cumprir a missão que nos guia e nos une: garantir o pagamento de benefícios dos associados de forma eficiente, segura e sustentável. É um compromisso firme da Diretoria Executiva”, diz Gueitiro.

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Antecipando os números

A prestação de contas de 2015 se iniciou antes mesmo do fechamento do balanço do ano. Desde o final do terceiro trimestre do ano passado, quando a prévia do resultado indicava uma grande probabilidade de déficit, a Entidade buscou esclarecer os participantes sobre os motivos do resultado negativo e suas consequências imediatas.

As ações incluíram a publicação de reportagens nas edições nº 185, de dezembro/2015, e nº 186, de janeiro/2016, na Revista, que explicavam o cenário econômico turbulento e seu impacto nos planos, de acordo com o perfil de cada um. No site PREVI, a divulgação do resultado do terceiro trimestre de 2015 explicou a estratégia de longo prazo da Entidade.

Imediatamente após a aprovação do balanço pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal, antes mesmo da publicação do Relatório Anual, a Entidade colocou no ar o hotsite especial Resultado PREVI 2015. Ele pode ser acessado a partir da página inicial do site PREVI e traz as principais informações sobre o ano, além de um vídeo em que o presidente Gueitiro Genso fala sobre o resultado. Há ainda links para notícias e o Painel Informativo – que apresenta diversas informações sobre os planos em séries históricas de dez anos –, além de uma seção com respostas às principais dúvidas dos associados.

Pelo hotsite também é possível assistir ao vídeo transmitido on-line com a Diretoria Executiva explicando o resultado do ano, assim como efetuar o download da apresentação feita nas 12 capitais. O Relatório Anual 2015, cuja publicação este ano foi antecipada para o mês de março, e a série de vídeos “De Olho nos Ativos”, que traz entrevistas com executivos das principais empresas da carteira da PREVI, também podem ser acessados diretamente pelo hotsite.

A divulgação do resultado também envolveu uma estratégia de comunicação voltada para os participantes da ativa no Banco, com a publicação de matérias na Intranet BB e vídeos na TVBB.

Cara a cara

Considerando a importância da Entidade para a vida de cada um dos seus 200 mil associados, é fundamental divulgar o máximo de informações relevantes de forma transparente e objetiva. Assim, os participantes têm a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente, questionar os diretores e entender melhor o cenário econômico que levou ao resultado de 2015.

“Foi esclarecedor”, diz Luiz Eduardo Rodrigues, do PREVI Futuro, gerente geral da agência Galeão, no Rio de Janeiro, que assistiu à apresentação de resultados pela primeira vez. “É uma iniciativa importante porque, afinal, se trata do nosso patrimônio”. Quanto aos números, Luiz Eduardo acredita que eles refletem a situação da economia no país e no mundo. “Não havia como fugir disso.”

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Dalva Scheid, aposentada do Plano 1 desde 2006, concorda que não é possível fugir da realidade dos números de um ano ruim. “Gostei muito da palestra. A diretoria mostrou a cara para prestar contas aos associados e isso é importante”, afirma.

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