Edição 187 Abril/2016

Eleições

Chapa 5

Semente da União na PREVI

chapa 5.jpg

Nosso propósito é UNIR todos os participantes dos planos Previ Futuro e Plano 1 em torno do objetivo comum de atendermos os interesses de nossa coletividade nem sempre respeitados, mantidos os dois planos.

Nosso único vínculo é com esses participantes que entregaram à PREVI durante longos anos parte importante dos seus rendimentos no intuito de manter uma vida digna após o encerramento da fase laboral.

Reuniram-se profissionais com sólida formação que, mercê de suas capacidades e dedicações, desempenharam e desempenham relevantes funções dentro e fora do Banco com eficiência, que acompanham de perto as atividades da PREVI e que possuem conhecimento dos assuntos a ela relacionados.

PROPOSTAS

Relacionamento com os participantes

• Discutir a conceituação de sigilo para ampliar as informações aos participantes sem prejuízos às operações da Entidade.

• Criar novos canais de comunicação que permitam a interlocução e a disseminação de conhecimentos sobre previdência complementar aos participantes e conscientizá-los sobre os fundamentos dos planos de benefícios de modo que possam melhor identificar seus direitos e deveres.

Gestão

• Adotar intransigentemente os princípios da ética e da transparência e praticar os princípios da Governança Corporativa.

• Buscar a otimização para obtenção do melhor resultado ao menor custo.

• CONSELHOS DE PARTICIPADAS – Transparência e critérios que assegurem experiência e qualificação na seleção dos conselheiros das empresas.

• CONSELHO FISCAL INDEPENDENTE – Defender eleição isolada para o Conselho Fiscal para garantir a independência dos conselheiros.

• TETO DOS EXECUTIVOS – Votar pela instituição do teto para os benefícios dos dirigentes do BB e coligadas.

• TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO – Buscar a compatibilização das taxas pagas ao BB com as praticadas pelo mercado, mediante negociação.

Melhorias para o Plano 1

• PRESERVAÇÃO DO SALÁRIO DE PARTICIPAÇÃO: Propor a adoção da melhor média para os participantes a fim de evitar perdas.

• INTEGRALIZAÇÃO DOS RECURSOS GARANTIDORES ATÉ O 360º MÊS E ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO 361º - Conforme os princípios doutrinários que regem os planos de Benefício Definido na elaboração do Plano de Custeio.

• Estudar a melhoria do nível do benefício de complementação de pensão.

• Parcela Previ – adoção do menor valor entre a Parcela Previ e o benefício do INSS para dedução do Salário Real de Benefício.

• Verbas Salariais Deferidas em Ações Judiciais – Inclusão no Salário de Participação retroativamente com recálculo de contribuições e de benefícios.

• GESTÃO DOS RECURSOS - O plano entrou na fase de desinvestimento. Cuidar para que a alienação de ativos ocorra sob as melhores condições possíveis obedecidos critérios técnicos.

Melhorias para o PREVI Futuro

• Aprimorar as informações sobre os perfis de investimento visando a plena conscientização sobre segurança e rentabilidade das opções.

• Prestar aos participantes informes mais esclarecedores sobre as rentabilidades alcançadas em cada uma das opções frente à realidade do mercado.

Diretoria de Seguridade

• O objetivo de todo plano é possibilitar que seus participantes reservem durante a fase laboral uma parte dos rendimentos auferidos que lhes permita manter um padrão de vida compatível a partir do encerramento de suas atividades. Daí resulta uma inequívoca relação entre o que foi poupado, acrescido dos rendimentos produzidos, e o que será utilizado durante o período de vida.

            Plano 1 - É definido o nível do benefício (Benefício Definido). Os cálculos atuariais determinam o volume de recursos necessários e as taxas de contribuição que permitirão arrecadá-los, considerados os rendimentos produzidos. Tais taxas devem ser revistas anualmente no Plano de Custeio diante das oscilações das variáveis de longo prazo utilizadas no cálculo atuarial. É atribuição da Diretoria de Seguridade.

            Previ Futuro (Contribuição Variável) - É definido o nível de contribuição e o benefício será calculado em função dos recursos acumulados e acrescidos dos rendimentos, expressos no Saldo de Conta.

            Ressalta, portanto, a extrema responsabilidade dessa diretoria, que requer conhecimentos técnicos de seu titular para que possa desempenhar com segurança suas funções.

Compromissos:

• Assegurar que todos os estudos realizados dentro de sua esfera de sua competência sejam rigorosamente subordinados aos princípios que regem o funcionamento dos planos de previdência complementar.

• Garantir tratamento isonômico a todos os participantes em atividade e em gozo de benefícios. Impedir que eventual melhoria de benefício seja negada a parcelas de participantes que contribuíram para a geração dos recursos que a custearam, como já ocorreu no Plano 1 em mais de uma oportunidade.

• Equacionar eventuais déficits ou superávits pelos ajustes nas taxas de contribuição quando da revisão anual do Plano de Custeio em prazo adequado sem causar impactos bruscos que trazem consequências nocivas aos participantes.

 

O conteúdo desta página é de inteira responsabilidade da chapa e não necessariamente reflete a opinião da PREVI.

Mais Vistos

INDEX