Edição 186 Janeiro/2016

capa

O futuro em ciclos

Projeto Ciclo de Vida pretende aprimorar equilíbrio de risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos ao momento de vida de cada participante do PREVI Futuro

capa - homem bussula.jpg

Para cada etapa da vida, uma estratégia de investimentos. Esse é o espírito do Ciclo de Vida. Os estudos para o projeto a ser implantado no PREVI Futuro começaram em 2015 e continuam a todo vapor. O objetivo é disponibilizar o novo Perfil de Investimento em 2018. O projeto, no entanto, ainda está em fase de ajustes e a aprovação do formato final dependerá da Diretoria Executiva.

Segundo Décio Bottechia Júnior, diretor de Planejamento, o Ciclo de Vida pretende criar alocações de investimentos de acordo com o tempo que falta para a aposentadoria dos participantes. “Vamos considerar um funcionário que entra no Banco aos 20 anos de idade e permanece no Plano até se aposentar, contribuindo por, no mínimo, 30 anos”, exemplifica. “Hoje, a carteira do PREVI Futuro não leva em conta as características desse participante.”

Com o Ciclo de Vida, os participantes mais jovens teriam uma carteira mais agressiva, com maior exposição em renda variável, em busca de rentabilidade maior na fase de acumulação. Com o tempo, essa carteira mudaria gradualmente para ativos mais seguros e de alta liquidez à medida que o participante se aproxima de sua aposentadoria.

A ideia é criar sete faixas de alocação, com duração de cinco anos cada. “O Ciclo de Vida não mexe com a rentabilidade global ao fim da fase de acumulação”, ressalta o diretor. “Mas diminui a variação do saldo final, tornando mais previsível o valor do benefício a ser concedido.”

Adesão voluntária

Décio acrescenta que a adesão ao modelo de Ciclo de Vida deverá ser voluntária e que o Perfil PREVI será fechado a novas adesões. Atualmente, são quatro os perfis disponíveis: Conservador, Moderado, Agressivo e Perfil PREVI. Cada um deles tem uma faixa de exposição aos investimentos de renda variável, de acordo com o apetite de risco do participante.

“Quem quiser manter o Perfil de Investimento escolhido terá essa possibilidade, mas os novos participantes serão direcionados para o Ciclo de Vida”, explica Décio. Caso o associado queira escolher outro Perfil posteriormente, a porta estará aberta.

Mais Vistos

INDEX