Edição 186 Janeiro/2016

recursos do plano

Relacionamento é fundamental

PREVI Itinerante leva informações sobre os planos para funcionários em São Paulo

“Quem tem informação não deixa de aderir à PREVI”. Para o gerente de segmento e gestor da Plataforma de Suporte Operacional (PSO), Laércio Thiel, no Banco há 28 anos, é fundamental que os funcionários estejam bem informados sobre a PREVI, seus benefícios e serviços. E é exatamente esse o objetivo do PREVI Itinerante, programa criado para realizar palestras e disponibilizar atendimento presencial aos funcionários do Banco.

relacionamento - laercio.jpg

O PREVI Itinerante faz parte das iniciativas promovidas pelo novo modelo de relacionamento entre a Entidade e seus participantes, em busca de maior proximidade. Outras iniciativas do novo modelo foram o lançamento de uma nova revista digital, transmissões ao vivo pela internet de palestras e apresentações sobre planos de benefícios e investimentos, além de presença em diversos eventos pelo país, como Cinfabb, Enlid, Jenaf e Encontros Gepes-Ecoa, entre outros.

No período de 7 a 10 de dezembro, o PREVI Itinerante esteve presente no auditório do Complexo São João, no Centro de São Paulo, que conta com quase 2 mil funcionários. Foram realizadas 14 palestras voltadas para o PREVI Futuro e outras duas para o Plano 1. Os participantes também puderam tirar suas dúvidas com técnicos da PREVI num estande de atendimento durante todo o período.

A presença da PREVI em São Paulo permitiu ainda estender o PREVI Itinerante para o Complexo Vila Mariana, que conta com cerca de 200 funcionários. No dia 10 de dezembro, foram realizadas duas palestras na unidade, uma para cada plano de benefícios.

Durante o encontro com os gestores do BB no Complexo São João, o presidente da PREVI, Gueitiro Genso, explicou que o programa incluiu unidades do Banco com grande número de funcionários devido à sugestão de uma colega da Ecoa. A proposta é estender o PREVI Itinerante para outras localidades.

“Sabemos que o dia a dia é muito corrido e que, muitas vezes, nos falta tempo para cuidarmos de coisas fundamentais como o futuro e a nossa aposentadoria. Por isso, além das quatro palestras diárias, estamos disponibilizando uma equipe especializada para tirar dúvidas, fazer inscrição no PREVI Futuro e na Capec, para que, dessa forma, todos saiam bem informados e com a certeza de estarem fazendo o melhor para sua aposentadoria”, explica Gueitiro.

O diretor de Seguridade, Marcel Barros, afirma que o objetivo do PREVI Itinerante é explicar o que é a PREVI e o que a Entidade oferece ao seu associado. Ele lembrou que atualmente 5% dos funcionários do Banco ainda não são filiados.

relacionamento - marcel barros.jpg

“Os benefícios vão além de uma previdência complementar. Por isso, é importante informar tanto os associados – para que possam usufruir o melhor da PREVI – quanto os funcionários que ainda não são participantes sobre os benefícios de serem associados”.

Educação previdenciária é fundamental

Leonel Prado de Moraes, gerente geral do Centro de Operações e Negócios – Cenop/Serviços São Paulo, comentou sua satisfação ao saber que o Complexo São João seria a unidade pioneira no recebimento do PREVI Itinerante. “A PREVI é imprescindível para nós. Só que, no dia a dia, acaba ficando distante dos funcionários e associados. Ela não é um produto que você adquire, mas sim um complemento para nossas vidas. Por isso, o nível de informação que se tem sobre a PREVI tem de ser sempre o maior possível”, avalia.

Ele destacou que a iniciativa da PREVI de ir onde os funcionários estão e levar informação é uma atitude louvável da Entidade. “Me sinto orgulhoso de ver a PREVI fazendo esse trabalho de relacionamento, de se aproximar do funcionário do Banco, que precisa saber da importância de ter essa previdência complementar para garantir uma aposentadoria tranquila”, conta.

Leonel observa ainda que, embora sejam formados por públicos diferentes, Plano 1 e PREVI Futuro têm o mesmo objetivo: proporcionar uma aposentadoria segura para seus participantes. “Os processos de formação de saldo são diferentes. Basta que todos saibam como utilizá-lo e, para isso, a presença da PREVI, seja com palestrantes ou atendentes, é fundamental. Quanto mais educação previdenciária tivermos, mais funcionários e participantes satisfeitos nós teremos.”

Dúvidas sanadas

Como se forma o saldo de contas dos participantes? É importante preservar o salário de participação? Quais são os perfis de investimento? Como posso alterar meu perfil? O que é Capec? Como posso fazer um upgrade no meu pecúlio? Essas são algumas das dúvidas que são esclarecidas em palestras efetuadas por técnicos durante o PREVI Itinerante. Na opinião de Filipe Zapparoli, 24 anos, são esclarecimentos fundamentais para as decisões a serem tomadas pelos associados.

relacionamento - filipe zapparoli.jpg

“Estou há quatro anos no Banco. Só hoje descobri na palestra que é fundamental fazer contribuições adicionais, como a de evolução na carreira (2B), para ampliar meu saldo de contas. No dia a dia, fica difícil saber dessas coisas. Por isso, ter a oportunidade de expandir meu conhecimento e tirar dúvidas é muito bom”, afirma Filipe.

Para o gerente de equipe na Diretoria de Tecnologia Fabiano Ferreira Barros, 41 anos e 17 de BB, a PREVI ainda é uma incógnita para muitos de seus colegas do PREVI Futuro. “Em eventos como esse, percebemos a grandeza da Entidade e o quão pouco sabemos sobre ela. Por isso, é fundamental que a PREVI esteja cada vez mais próxima de nós, para ampliar nossa sensação de segurança e nos ensinar a tirar o melhor proveito de tudo o que ela nos oferece”, avalia.

relacionamento - fabiano ferreira.jpg

Ele conta que informações sobre a preservação do salário de participação e como contratar a Capec chamaram sua atenção e o fizeram ter a curiosidade de saber ainda mais sobre os benefícios. Fabiano contou que a palestra o fez lembrar-se de um cuidado que a PREVI teve com ele. “Quando fui promovido, há alguns meses, recebi uma correspondência da Entidade me orientando para aumentar minha taxa da contribuição 2B para 10%. Fiz isso e não me arrependi. E isso é mais um exemplo do quão importante é termos a PREVI por perto”, destaca.

Para a assistente operacional Milene Pereira Naves Dias, 36 anos, o atendimento presencial foi bastante esclarecedor. Ela lembrou que, em oito anos de BB, seu único contato com a PREVI foi na sua posse, quando se tornou participante. “Hoje entendi muita coisa, como, por exemplo, que poderia mudar o meu perfil de investimento, tornando-me mais conservadora. Isso é muito interessante, mas difícil de entender se não houver alguém te explicando. Quando tenho tempo, busco informações no site e na Revista PREVI, mas ter alguém aqui exclusivamente para falar comigo é sensacional. Devíamos ter a PREVI perto da gente sempre”, explica.

Entender melhor os benefícios da Capec levaram Thiago de Oliveira, 39 anos de idade e sete de BB, a buscar os atendentes para aderir ao Pecúlio por Morte. “Conhecimento nos leva à ação, por isso as palestras da PREVI são tão interessantes. Elas provocam a reflexão sobre a necessidade de agir preventivamente para planejar o nosso futuro com calma”, afirma.

relacionamento - thiago de oliveira.jpg

Thiago parabenizou a PREVI pelo programa e aproveitou a ocasião para aprimorar seus conhecimentos sobre as contribuições adicionais 2B e 2C, que já fazem parte do seu dia a dia de associado. “Estou fazendo as contribuições da forma correta, aumentando assim o meu saldo de contas, mas sabia muito pouco sobre a Capec até hoje. Quando soube que pagaria menos de R$ 15 para ter um Pecúlio por Morte Pleno, não tive dúvida em contratar e colocar minha esposa como beneficiária. Essa é uma proteção a mais que a PREVI oferece e a maioria dos funcionários do BB nem se dá conta”, revela. Atualmente, o Pecúlio por Morte Pleno paga R$ 70.400.

Assessoria

Laércio Thiel conta que já está começando a pensar na aposentadoria e, por conta disso, agendou sua assessoria previdenciária, um serviço oferecido pela PREVI. “Informação é fundamental nos dias de hoje. Muitos funcionários do Banco não têm tempo qualificado nem interesse de buscar informações sobre a PREVI. Essa iniciativa é uma grande oportunidade de a Entidade expor os benefícios e serviços que oferece e que vão além de ser um plano de previdência complementar”, afirma. Ele destacou ainda a presença do presidente da PREVI e do diretor de Seguridade na abertura do evento. “Essa é uma forma de valorizar o funcionário, de mostrar que todos são importantes e pertencem a uma grande empresa”, diz.

A assistente Helen Cristina de Souza Silva, 36 anos, aproveitou a ocasião para fazer simulação no site da PREVI e verificar como poderia ampliar seu saldo de contas. Há oito anos no Banco, ela buscava informações sobre o que fazer agora para ter uma aposentadoria tranquila no futuro. “Tudo que é feito pessoalmente é bem melhor. Ao saber que haveria técnicos da PREVI aqui no prédio hoje, aproveitei para tirar dúvidas e marcar uma assessoria previdenciária”, declara.

Nos quatro dias de evento, foram prestados 349 atendimentos. O PREVI Futuro recebeu 12 novas adesões e 130 participantes aderiram ou fizeram upgrade da Capec. A assessoria previdenciária recebeu 74 agendamentos.

Mais Vistos

INDEX