Edição 184 Setembro/2015

Educação Previdenciária

Sempre em dia com o seu cadastro

Manter os dados atualizados é bom para você e para a PREVI

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Atualizar as informações cadastrais é muito importante para os associados. E também para a PREVI, que pode orientar melhor a oferta de serviços aos participantes. Para isso, a Entidade vem usando todos os canais disponíveis de comunicação, como e-mail e SMS.

O uso desses canais na comunicação com o participante é fundamental para acompanhar o ritmo das novas gerações, cada vez mais conectadas, e obter mais agilidade no contato com os associados. O envio de mensagens eletrônicas também está alinhado à Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI, que busca a redução do volume de material impresso. Por isso, como parte da atualização de dados do cadastro, é duplamente importante confirmar o endereço correto de e-mail e o número de celular.

Prioridade

Quem mantém um endereço eletrônico ativo recebe mais rapidamente as informações importantes e sem risco de extravio, como a convocação para o Financiamento Imobiliário, por exemplo. A chamada aos interessados na Carim é feita também por e-mail, que chega antes do envio da correspondência impressa. Além disso, as etapas seguintes do processo são conduzidas por meio de mensagens eletrônicas. É por isso que mesmo quem demonstrou interesse ao receber a carta precisa de um e-mail válido para não perder qualquer prazo.

Os associados com cadastro atualizado também têm acesso imediato aos informativos semanais da PREVI e recebem em primeira mão convites para eventos realizados pela Entidade. Atualmente, 83% dos aposentados cadastrados no banco de dados da PREVI possuem um e-mail registrado. Essa proporção sobe para 90% entre o pessoal da ativa.

No entanto, 5% das mensagens enviadas retornam aos servidores da PREVI. Por isso, vale a pena verificar se há algum problema de preenchimento no seu cadastro, mesmo que você tenha indicado um endereço eletrônico para recebimento dos e-mails.

Além disso, é bom checar a configuração do seu programa antispam. O antispam é um software que filtra mensagens indesejadas e, muitas vezes, está acoplado a ferramentas antivírus. Alguns programas desse tipo têm um sistema que devolve o e-mail ao emissor para verificar que não se trata de um computador enviando mensagens automáticas para uma base de dados. Nesse caso, quando o e-mail retorna para a PREVI, é possível reenviá-lo para o associado, que então receberá a mensagem na caixa postal. Mas, se o antispam retiver o e-mail sem devolvê-lo para nossos servidores, a mensagem ficará oculta e a PREVI não saberá se ela chegou ao participante.

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Todos os dados

Evidentemente, a atualização de cadastro não deve se limitar aos endereços eletrônicos. É importante manter em dia todos os demais dados pessoais, incluindo as informações relativas a cônjuges, dependentes e beneficiários. Manter esses dados atualizados agiliza os processos de concessão de aposentadoria, pensão e pecúlio.

O caso da Capec também é emblemático. Digamos que um participante se inscreveu no Pecúlio por Morte e deixou seus filhos como beneficiários. Posteriormente, nasceu outra criança. Caso esse associado não tenha atualizado o cadastro de beneficiários da Capec, seu filho mais novo não terá direito ao pecúlio.

Vale observar que, no Pecúlio por Morte, o participante pode indicar qualquer pessoa, seja parente ou não, para receber o benefício, e o associado pode trocar seus beneficiários a qualquer momento.

Também é muito comum o participante ativo deixar de fora informações sobre seu tempo de contribuição ao INSS anterior à posse no Banco. Esse é um dado que faz falta, especialmente no cadastro de participantes do PREVI Futuro, e que se tornará cada vez mais relevante, uma vez que as primeiras gerações desse plano começam a atingir condições para requerer aposentadoria.

Com os dados atualizados, a PREVI pode melhorar a qualidade de seus cálculos atuariais e previsões de fluxo de caixa para pagamento de benefícios. A informação atualizada também melhora a qualidade dos cálculos de simulação de benefícios para os participantes do PREVI Futuro. Além disso, permite prever com maior precisão a demanda futura de serviços, como a Assessoria Previdenciária.

Lembre-se de que a atualização do cadastro pode ser realizada a qualquer momento pelo associado, no Autoatendimento do site da PREVI. Só depende de você manter seus dados em dia.

Os e-mails da PREVI

Além de responder solicitações e questionamentos dos participantes, a PREVI também envia mensagens padronizadas por meio de três endereços eletrônicos.

Os endereços e-marketing@previ.com.br e naoresponderestee-mail@previ.com.br são utilizados para envio de correspondências como:

•          Informativos semanais – InfPREVI

•          Convocação para o Financiamento Imobiliário (Carim)

•          Informativos do Clube de Benefícios

•          Convites para eventos da PREVI

•          Campanhas comemorativas

•          Campanhas de estímulo a contribuições adicionais e filiação aos planos de benefícios (PREVI Futuro e Capec).

Já o endereço no-reply@previ.com.br é utilizado para envio de mensagens de serviço, como:

•          Notificações de cadastro incompleto ou desatualizado (como endereço, dependentes, beneficiários)

•          Solicitação de documentação pendente para concessão de benefícios

•          Confirmação de serviços (como preservação do salário de participação, inscrição ou cancelamento de planos de benefícios e empréstimo simples, liberação de recursos)

•          Envio de boleto do Financiamento Imobiliário

•          Avisos de inadimplência

•          Avaliação do serviço de Assessoria Previdenciária.

Mas lembre-se: a PREVI nunca pede sua senha do Autoatendimento por e-mail nem solicita que se efetuem pagamentos por meio de links.

Como atualizar seu cadastro pelo Autoatendimento do site PREVI

Fazer atualização de seus dados pelo site PREVI é muito simples. Basta acessar o Autoatendimento no endereço www.previ.com.br e clicar na opção Seu Cadastro. Você poderá atualizar seu endereço, telefones, e-mail e optar por quais informativos deseja receber, no quadro “Escolha como receber informações”, ao final da tela.

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Nesse quadro, você opta se quer receber a Revista PREVI e o demonstrativo de IR impressos ou acessá-los eletronicamente no site revista.previ.com.br e no Autoatendimento do site, respectivamente.

Você também poderá escolher se quer ou não receber o InfPREVI – o informativo semanal da PREVI –, notícias sobre o Clube de Benefícios e mensagens institucionais, convites e campanhas comemorativas – que podem ser encaminhados impressos, por e-mail ou SMS.

 

Por que manter seu cadastro na PREVI atualizado

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