Edição 182 Maio/2015

recursos do plano

Parcerias para uma gestão eficiente

PREVI ampliou interação com Abrapp e novos dirigentes foram empossados renovando a Diretoria Executiva e os Conselhos do Plano 1 e do PREVI Futuro

Em fevereiro, o então presidente da Entidade, Dan Conrado, foi escolhido para presidir o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), num claro reconhecimento das boas práticas da PREVI, que vem buscando trabalhar pelo setor de previdência complementar e fortalecer a posição da associação em relação a questões relevantes, como a gestão baseada em risco, educação previdenciária e qualificação profissional. 

institucional - diretores e conselheiros.jpg

Novos integrantes

Mudanças na Diretoria e nos Conselhos da PREVI marcaram 2014. Em junho, 27 dirigentes foram empossados para mandatos de quatro anos nos órgãos colegiados. O processo de renovação da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Plano 1 e do PREVI Futuro, que se repete a cada dois anos, em 2014 contou com a recondução do presidente Dan Conrado para mais um mandato; a indicação do novo diretor de Investimentos, Márcio Hamilton, pelo Banco do Brasil; a eleição direta, pelos associados, da diretora de Administração, Cecília Garcez, e do diretor de Planejamento, Décio Bottechia Júnior; e a eleição e indicação de 23 conselheiros. Na ocasião, o conselheiro Odali Dias Cardoso assumiu a presidência do Conselho Fiscal. O presidente da PREVI, Dan Conrado, comunicou sua aposentadoria para o Conselho Deliberativo da Entidade no fim de novembro.

Investimento no capital humano

Como gestão eficiente não existe sem investimento no ambiente de trabalho e nos funcionários, a PREVI realizou diversas ações no ano passado para transformar a Entidade em uma empresa ainda melhor para se trabalhar. “Fizemos mudanças em diversos processos na Diretoria de Administração que nos permitirão alcançar um conceito que, para nós, é muito importante: sermos considerados por nossos funcionários e pelo mercado uma das melhores empresas para se trabalhar”, revela a diretora Cecília Garcez.

A Pesquisa de Clima é um desses instrumentos que permite à PREVI fazer uma gestão ainda mais assertiva. Em 2014, houve uma adesão de 91% dos respondentes – superior à da pesquisa realizada em 2009, que obteve 71% – e, por meio dos indicadores gerados, será possível realizar uma gestão mais clara e eficiente, na qual todos contribuam com sugestões de melhoria e acompanhem os resultados. “São grandes os desafios que temos pela frente, porém com o engajamento dos nossos funcionários e com o apoio dos associados, podemos vencer os obstáculos e promover as mudanças necessárias para garantir a sustentabilidade da nossa Previ”, afirma Cecília.

Divulgada ainda no final de 2014, a Pesquisa de Clima apontou índice 61% favorável entre os funcionários. Vale destacar que a média do mercado é de 65% e que o resultado da pesquisa anterior, feita em 2009, foi de 49%. Isso mostra que a Entidade está no caminho certo, realizando melhorias internas e de processos.

As informações apresentadas subsidiaram um planejamento específico, com a realização este ano de workshops com cada diretoria, nos quais foram elaboradas propostas de ação para tratamento dos pontos críticos, além do desenvolvimento e da consolidação dos aspectos positivos apontados na pesquisa. Quatro temas foram priorizados: comunicação interpessoal e institucional; oportunidades de desenvolvimento profissional; estrutura, processos e inovação; e cooperação.

Capacitação

Outra iniciativa relevante visando a capacitação dos funcionários é o Programa de Desenvolvimento de Carreira (PDC), que tem o objetivo de desenvolver os segmentos técnico e gerencial da empresa, incrementando a carreira e a formação de equipes de alto desempenho. Em 2014, ele foi atualizado a partir de sugestões apontadas pelos funcionários, que aprovam a iniciativa e o consideram inclusivo e com oportunidades de crescimento.

Além disso, a PREVI, por meio do Programa Institucional de Educação Corporativa, disponibilizou 20 bolsas de pós-graduação, preferencialmente para cursos com temas relativos à área de atuação da Entidade. A capacitação dos funcionários também mereceu destaque em 2014: foram formadas 42 turmas com conteúdo da grade fundamental; e uma turma da grade gerencial, com 66 alunos.

Buscando sempre estar em sintonia com o mercado, em 2014 a PREVI aderiu à pesquisa salarial da Abrapp. A iniciativa permitirá um aumento do conhecimento setorial e dará subsídios para a Entidade obter informações sólidas sobre políticas e práticas de remuneração e benefícios das principais áreas das fundações previdenciárias.

Mais Vistos

INDEX