Edição 182 Maio/2015

recursos do plano

Benefícios além da aposentadoria

Ajustes nos parâmetros de concessão do Empréstimo Simples incluem elevação do teto para R$ 145 mil. Na Carim, foram liberados R$ 94 milhões para compra de imóveis

Os benefícios e vantagens oferecidos pela PREVI não se limitam aos planos de aposentadoria. Em 2014, foi realizado ajuste nos parâmetros de concessão do Empréstimo Simples. Entre as mudanças aprovadas, está o reajuste do teto para R$ 145 mil no Plano 1. Também não é mais necessário pedir um valor arredondado de empréstimo, nem o prazo de pagamento precisa ser múltiplo de 12. Ao todo, no ano passado, foram concedidos R$ 808,58 milhões em empréstimos para associados do Plano 1.

Já na Carim (Carteira de Financiamentos Imobiliários da PREVI) foram liberados R$ 94 milhões para financiamento de imóveis novos e usados em 2014. “Há uma tendência entre os participantes do Plano 1 que se aposentam de liquidar seus financiamentos”, diz Marcel.

Em 2014, a Capec (Carteira de Pecúlios) manteve um bom desempenho. Nesse período, foram pagos R$ 226 milhões para 3.840 beneficiários dos pecúlios por morte e invalidez. Os participantes do Plano 1 são maioria entre os associados da Carteira de Pecúlios, que, ao contrário de outros pecúlios e seguros de vida do mercado, não impõe limite de idade para a concessão dos benefícios. “Se você analisar a tábua atuarial, o aumento da longevidade favorece a Capec”, diz Marcel. “As pessoas vão viver um pouco mais e contribuir por mais tempo e demora mais para que os beneficiários usufruam do pecúlio.”

Aproximação intensa

Outro ponto importante foram iniciativas para fortalecer o contato com os participantes. A PREVI investiu em seus canais de atendimento e buscou estar presente onde os associados estão. A Central de Atendimento ganhou mais um número – 0800-031-0505 –, o que permite maior facilidade de contato. Ao todo, foram 8,4 milhões de acessos ao sistema de Autoatendimento em 2014, pelo site ou pelo telefone.

seguridade - cinfabb.jpg

Esse movimento de aproximação ainda mais intensa com os participantes levou a PREVI a marcar presença com seu estande de atendimento em eventos voltados para o pessoal da ativa e aposentados. Com isso, a PREVI esteve pela segunda vez em mais uma edição do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Cinfabb). Lá, os participantes puderam visitar o estande da PREVI e esclarecer dúvidas, conhecer as ferramentas e utilizar os serviços do Autoatendimento, auxiliados por uma equipe de funcionários da Entidade. Foram atendidas 424 pessoas, e cerca de 300 receberam orientação para utilizar o Autoatendimento.

Outro momento marcante foi a realização do Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid), entre os dias 17 e 28 de março de 2014, em Brasília, que reuniu 10 mil funcionários. Na ocasião, o estande da PREVI recebeu 2.536 visitas e a campanha de adesão e elevação de modalidade de pecúlio da Capec foi um sucesso, com 1.726 novas inscrições e 463 mudanças de plano para a categoria de Pecúlio Executivo. A PREVI também esteve presente no 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado em junho de 2014, em São Paulo, onde realizou atendimentos, agendamentos de assessoria, inscrições e alterações nos planos de pecúlio.

Para reforçar o entendimento sobre planos e produtos entre os participantes de sua própria força de trabalho, a PREVI dedicou três dias em setembro para atendimento com os funcionários da Gerência de Atendimento a Associado (Gerat). Durante o evento, foram respondidas dúvidas sobre preservação de salário, Capec e atualização de cadastro. Ao todo, foram 245 atendimentos, 74 deles para associados do Plano 1.

“Temos investido bastante na educação previdenciária. Temos que levar aos participantes informações para que possam usufruir tudo o que o seu plano de benefícios proporciona”, diz Marcel. Dentro dessa estratégia, ganha importância o serviço de Assessoria Previdenciária. Em 2014, o número de assessores dobrou para atender à demanda crescente, em especial entre os participantes do Plano 1, em que todos reunirão condições de se aposentar nos próximos 10 anos. Com isso, foi possível prestar 2.760 atendimentos de Assessoria Previdenciária no ano passado. O sucesso da iniciativa se reflete no altíssimo índice de satisfação de 99,5%, registrado na pesquisa voluntária realizada com os participantes atendidos desde 2013.

No âmbito do programa Mais PREVI está o incentivo a práticas que podem melhorar o valor da aposentadoria dos participantes. Uma das iniciativas mais marcantes foi o lançamento da série de vídeos de educação previdenciária. São vídeos didáticos, em animação, sobre temas como preservação de salário, cálculo e requerimento de benefícios, Carteira de Pecúlios e preparação para aposentadoria.

Mais Vistos

INDEX