Edição 182 Maio/2015

capa

Garantindo um futuro promissor

Daniel, gerente geral em São Paulo, conta que, ao fazer concurso para o Banco, sabia que teria a garantia do futuro tranquilo que tanto queria. Essa história começou há 17 anos, junto com a criação do PREVI Futuro

previ futuro - daniel e familia.jpg

A história de Daniel no BB começou há17 anos, junto com a do PREVI Futuro, que completa a mesma idade neste 2015. Ele lembra que seu primeiro emprego de carteira assinada também foi em uma instituição bancária, o que, segundo ele, pode tê-lo ajudado na aprovação no processo seletivo. “Aos 28 anos eu sabia que o concurso público me daria a condição de estabilidade que eu tanto queria. Fui estudante de escola pública a vida inteira e fiz Economia em uma faculdade de pouco renome, mas sabia como a estrutura funcionava. Quando me inscrevi na seleção, tinha certeza de que reunia condições de ser aprovado e seguir carreira dentro do BB”, revela.

A adesão ao PREVI Futuro foi imediata. “Não consigo imaginar alguém entrar no Banco e não se filiar à PREVI. Esse é um investimento com retorno garantido lá na frente”, afirma.

Benefícios vantajosos para os participantes

Gerente geral há dez anos, ele tomou posse na agência Barueri, Região Metropolitana de São Paulo, em 1998 e, desde então, tem investido em sua carreira e aproveitado as oportunidades que a PREVI lhe oferece para aumentar seu saldo de conta para a aposentadoria. “Atualmente faço a contribuição de evolução na carreira (2B) pelo máximo que meu cargo permite, mas também já fiz contribuições esporádicas (2C). Acho fundamental que o participante, sempre que possível, aumente seu saldo de conta. Quanto mais ele poupar agora, maior será o seu complemento de aposentadoria no futuro”, aconselha Daniel.

Bem informado, Daniel utiliza também outros serviços oferecidos pela PREVI, como o Empréstimo Simples (ES) e o financiamento imobiliário da Carim (Carteira de Financiamentos Imobiliários da PREVI), além de ter aderido à Capec (Carteira de Pecúlios). “As taxas oferecidas pela PREVI, sem dúvida, são muito atrativas. Utilizei o ES duas vezes para aproveitar boas oportunidades na troca do meu carro”, conta.

A casa onde mora em Osasco, com a esposa e dois filhos, é fruto de um financiamento contratado por meio da Carim. Daniel conta que o chamado não demorou e que o processo de concessão do dinheiro para a compra do imóvel foi absolutamente tranquilo. “Me inscrevi, esperei por algum tempo e logo fui convocado. Procuramos uma casa cujo valor se encaixasse dentro do limite que tínhamos, e deu tudo certo. Sem dúvida alguma, as taxas oferecidas ainda são as melhores do mercado”, explica Daniel, lembrando que essa possibilidade de financiamento é um grande benefício que os participantes do PREVI Futuro têm.

Pensando hoje no amanhã

Daniel diz que ainda falta muito tempo para se aposentar, mas a preparação para quando esse momento chegar faz parte de sua vida desde sempre. E isso inclui, claro, pensar na segurança da mulher e dos filhos. Por isso, ele fez um plano da Capec para a família. “O investimento é pouco em vista da segurança que eles terão para o caso de algo acontecer comigo”, diz.

Parar de trabalhar, mesmo depois da aposentadoria, não está nos planos de Daniel. “Mas de uma coisa eu tenho certeza, vou aproveitar meu tempo livre no futuro de forma muito parecida com o que faço hoje: viajar, pescar e estar junto da família”, revela o entusiasmado funcionário do BB. “Ainda tenho muita coisa para fazer aqui no Banco. Quero aprender cada vez mais para ter a carreira de sucesso que eu sempre imaginei um dia trilhar.”

Saiba mais sobre os serviços da PREVI utilizados pelo Daniel

Contribuições Adicionais (2B e 2C) – Contribuições que auxiliam no aumento da poupança previdenciária que vai dar origem ao benefício de aposentadoria. A contribuição de evolução na carreira (2B) depende do crescimento na carreira e do tempo de plano, e é acompanhada pelo Banco pelo mesmo percentual. Pode chegar a 20% do salário: 10% do participante e mais 10% do Banco. A contribuição exclusiva do participante (2C) é feita somente pelo associado. Pode ser esporádica, com valor mínimo de 20% do salário, ou mensal, com valor mínimo de 2% do salário. Você pode consultar e/ou alterar suas contribuições no Autoatendimento do site PREVI, opção Contribuições.

Carteira de Pecúlios (Capec) – Plano de benefícios com a finalidade de oferecer pecúlios em situações especiais para os funcionários do BB e para funcionários e participantes da PREVI. É pago de uma única vez ao participante e/ou aos beneficiários indicados, de acordo com o valor e o tipo de pecúlio contratado. Os valores são cobrados de acordo com a faixa etária. Para conhecer os planos ou fazer sua inscrição, acesse Capec, no site PREVI.

Carteira de Financiamentos Imobiliários (Carim) – Pode ser solicitada por participantes dos Planos 1 e PREVI Futuro que tenham, no mínimo, dez anos completos de filiação à PREVI. O prazo do financiamento é de, no mínimo, 36 meses e, no máximo, 240 meses, desde que a idade do participante, somada ao prazo, não seja superior a 80 anos. É possível financiar imóveis residenciais, novos ou usados, de alvenaria e em boas condições de conservação, em regiões urbanas, com documentação regular. Saiba mais em Financiamento Imobiliário no portal PREVI 

Empréstimo Simples (ES) – Linha de crédito pessoal para pagamento em até 72 meses e limite de crédito de até R$ 40 mil para participantes do PREVI Futuro. Mais informaçõesem no site PREVI

Mais Vistos

INDEX