Edição 182 Maio/2015

recursos do plano

Capec e Assessoria Previdenciária

Em 2014, foram pagos R$ 226 milhões para 3.840 beneficiários dos pecúlios da Capec. Em relação à Assessoria Previdenciária, foram realizados 2.760 atendimentos

Outra vantagem para os participantes da PREVI é a possibilidade de adesão à Capec (Carteira de Pecúlios). Ao contrário de outros pecúlios e seguros de vida do mercado, não impõe limite de idade para a concessão dos benefícios. Em 2014, foram pagos R$ 226 milhões para 3.840 beneficiários dos pecúlios por morte e invalidez.

Os participantes do Plano 1 ainda são maioria entre os associados da Capec, mas a cada ano aumenta o volume de participantes do PREVI Futuro na Carteira – ao final de 2014, já eram quase 25 mil participantes. Essa renovação ajuda a garantir a sustentabilidade do Plano. “Se você analisar a tábua atuarial, o aumento da longevidade favorece a Capec”, diz Marcel. “As pessoas vão viver um pouco mais e contribuir por mais tempo, e demora mais para que os beneficiários usufruam do pecúlio.”

Outro ponto importante foram iniciativas para fortalecer o contato com os participantes. A PREVI investiu em seus canais de atendimento e buscou estar presente onde os associados estão. A Central de Atendimento ganhou mais um número – 0800-031-0505 –, o que permite maior facilidade de contato. Ao todo, foram 8,3 milhões de acessos ao sistema de Autoatendimento em 2014, pelo site ou pelo telefone.

 

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Esse movimento de aproximação ainda mais intensa com os participantes levou a PREVI a marcar presença com um estande de atendimento nos eventos voltados para o pessoal da ativa e aposentados. Um dos momentos mais marcantes foi a participação no Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid), realizado entre os dias 17 e 28 de março de 2014, em Brasília, que reuniu 10 mil funcionários. Na ocasião, o estande da PREVI recebeu 2.536 visitas, e a campanha de adesão e elevação de modalidade de pecúlio da Capec foi um sucesso, com 1.726 novas inscrições e 463 mudanças de plano para a categoria de Pecúlio Executivo.

A PREVI também esteve presente no 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado em junho de 2014, em São Paulo, onde realizou atendimentos, agendamentos de assessoria, inscrições e alterações no plano de pecúlio. O Seminário de Comunicação BB/PREVI, realizado em novembro, no Rio de Janeiro, que também contou com atendimento presencial, representou uma oportunidade para sensibilizar os profissionais de comunicação do BB presentes no evento sobre a importância de se disseminar informações sobre a PREVI em seu local de trabalho.

Já para reforçar o entendimento sobre planos e produtos entre os participantes de sua própria força de trabalho, a PREVI dedicou três dias em setembro para atendimento com os funcionários da Gerência de Atendimento ao Associado (Gerat). Durante o evento, foram respondidas dúvidas sobre preservação de salário, Capec e atualização de cadastro. Ao todo, foram 245 atendimentos, 171 deles para associados do PREVI Futuro.

Assessoria Previdenciária

Dentro dessa estratégia, ganha importância o serviço de Assessoria Previdenciária, que oferece atendimento personalizado para quem está se aproximando da aposentadoria, com orientações sobre quaisquer modalidades de aposentadoria oferecidas pela PREVI e pelo INSS. Em 2014, o número de assessores dobrou para atender à demanda crescente. O sucesso da iniciativa se reflete no altíssimo índice de satisfação de 99,5%, registrado na pesquisa voluntária realizada com os participantes atendidos desde 2013.

O aumento da capacidade tornou possível prestar 2.760 atendimentos de Assessoria Previdenciária no ano passado. Desse total, 59 foram para associados do PREVI Futuro. Essa participação no serviço de assessoria naturalmente ainda é baixa, mas deve aumentar nos próximos anos. É que, ao completar 15 anos de adesão ao Plano, as primeiras gerações do PREVI Futuro começam a reunir condições de se aposentar, o que deve impulsionar a demanda pelo serviço.

Novas adesões

Para garantir o alto nível de adesão das novas gerações ao PREVI Futuro – e também à Carteira de Pecúlios (Capec) –, a PREVI atua com um programa de apresentação dos Planos a todos os funcionários que tomam posse no Banco do Brasil para o esclarecimento de dúvidas e captação de novos participantes. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com as Gerências Regionais de Gestão de Pessoas (Gepes) do Banco.

Para capacitar os responsáveis por essa tarefa, a Instituição organiza todos os anos, em parceria com o Banco, o Encontro Nacional PREVI & Gepes. O evento de 2014 teve como tema “PREVI & Gepes, Proteção para Toda Vida” e reuniu cerca de 100 pessoas no Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer o comprometimento de toda a equipe com estratégias, objetivos, desafios e resultados de filiação aos planos de benefícios oferecidos pela PREVI. Além do evento, a Entidade também oferece aos analistas da Gepes o curso de Introdução à PREVI, ministrado em sua sede no Rio, para capacitá-los como disseminadores de conhecimento previdenciário no Banco do Brasil.

Marcel, no entanto, lembra que a busca por informação previdenciária não deve se limitar ao período próximo ao pedido de aposentadoria. Especialmente no caso do PREVI Futuro, em que o valor do benefício depende do saldo individual do participante. “A educação previdenciária é fundamental no modelo de acumulação e, consequentemente, no benefício que o associado terá lá na frente”, diz. “Por isso é importante desde já aproveitar todas as oportunidades de contribuição e acumulação, conhecer os perfis de investimento e o próprio conceito de ciclo de vida, para direcionar os investimentos”, conclui.

A arte do desapego

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