Edição 181 Fevereiro/2015

Editorial

O caminho não trilhado

O importante é ter o caminho bem mapeado. Não se trata de escolher o mais curto e sim o melhor, aquele que vai nos permitir chegar ao nosso destino em segurança e num tempo razoável. Esse é o espírito que nos norteou ao revisar as Políticas de Investimentos

Caros Colegas,

Há um poema do escritor norte-americano Robert Frost que termina dizendo: “... duas estradas divergiam num bosque, e eu escolhi a menos percorrida. E isso fez toda a diferença.”

Esse poema nos chama a uma reflexão sobre os diferentes caminhos que podemos escolher para se chegar a um mesmo destino. Cada trilha possui sua própria beleza e risco. Qual trilha percorrer é sempre uma decisão difícil que o viajante deve tomar.

O importante é ter o caminho bem mapeado. Não se trata de escolher o mais curto e sim o melhor, aquele que vai nos permitir chegar ao nosso destino em segurança e num tempo razoável. Esse é o espírito que nos norteou ao revisar as Políticas de Investimento da PREVI para o período de 2015 a 2021. Vocês poderão ver nesta edição da Revista PREVI os novos caminhos que decidimos trilhar. Introduzimos o conceito de fronteira eficiente, que nos permitiu traçar estratégias específicas para o Plano 1 e o PREVI Futuro, de acordo com as peculiaridades de cada plano. Essa nova metodologia foi a forma que escolhemos para garantir que os caminhos escolhidos nos levem ao cumprimento de nossa missão.

“Garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável”. Esta frase resume nossa razão de ser. Ela é o resultado do novo Plano Estratégico, também revisado em 2014, e que ficou mais focado e enxuto, como vocês também podem ver neste número.

Além desses temas, vocês poderão ainda conhecer o que os bons ventos da Bahia estão trazendo para o resort Costa do Sauípe, controlado pela PREVI, e que está em plena recuperação financeira e operacional. Para facilitar a vida dos colegas, explicamos nesta edição como utilizar as informações do comprovante de rendimentos da PREVI para preencher a sua Declaração de Imposto de Renda. Aliás, os comprovantes para o Imposto de Renda podem ser acessados em nosso site, de forma rápida e segura, antes mesmo do envio pelos Correios.

Mas nem tudo na vida são investimentos e obrigações financeiras. A aposentadoria também é um período fértil para outras realizações. Como mostra o caso da colega Therezinha Mello, que deu início a uma carreira de escritora e editora de livros infantis após deixar o Banco.

E nunca é demais lembrar que para manter a qualidade de vida é preciso cuidar bem do corpo e da mente. Iniciativas voltadas para o bem-estar do homem e da mulher são positivas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, campanhas para prevenir o câncer. Mas, como mostra nossa reportagem na página 26, prevenção não pode se restringir apenas a um mês, ela vale para a vida toda.

Assim como na previdência, para se ter boa saúde também é preciso avaliar os caminhos e fazer as melhores escolhas.

E vocês, qual caminho têm trilhado?

Um abraço,

Marco Geovanne

Presidente em exercício

Mais Vistos

INDEX