Edição 181 Fevereiro/2015

administração

Mais força, mais foco

Plano Estratégico aprimora Missão e objetivos da PREVI

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“Garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável”. Este é o novo texto da Missão da PREVI. Ela delimita a razão de ser da Entidade, refletida na responsabilidade com o pagamento dos benefícios previdenciários num horizonte de longo prazo que demanda constante atenção com a gestão em um ambiente em permanente modificação.

O novo texto – mais conciso, direto e de fácil memorização e disseminação por parte dos funcionários – é uma das novidades do recém-aprovado Plano Estratégico 2015-2018. Outra novidade está na redução dos objetivos estratégicos, de seis para apenas três: Fortalecimento na relação com associados; Gestão eficiente e eficaz; e Gestão de investimento atrelada ao apetite de riscos e liquidez dos planos. Desse modo, a organização ganha mais foco em suas ações estratégicas. O Plano conta com o engajamento da Diretoria: cada objetivo estratégico terá dois diretores da PREVI como responsáveis pelo seu cumprimento no período.

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O processo de construção do Plano Estratégico 2015-2018 começou em maio de 2014. As primeiras etapas foram a definição da metodologia, a apresentação do acompanhamento do Plano anterior e das tendências previdenciárias e do cenário macroeconômico. Nessa fase, também foram realizadas entrevistas com conselheiros, diretores e gerentes.

Tanto a Missão quanto os objetivos estratégicos foram balizados em três pilares fundamentais: o associado, a gestão interna e a gestão dos investimentos. Cada um desses objetivos conta com diretrizes que têm como função especificar os direcionamentos da PREVI que são considerados nas etapas pós-planejamento estratégico – o Plano Tático-Operacional e o Orçamentário.

No Plano Tático-Operacional, as diretrizes são desdobradas em ações visando à execução da estratégia da Entidade. Esse processo ocorre por meio de oficinas, uma para cada objetivo estratégico, com a participação dos gestores. Por fim, ocorre a elaboração do orçamento, em que é definido o custo de execução da estratégia. 

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