Edição 180 Setembro/2014

capa

Pessoas e processos de crescimento

Encontro de Governança enfatizou que é preciso ficar atento às pessoas, elo fundamental no sucesso das empresas

Fusões, aquisições e consolidações fazem parte desse cenário de mudanças que, muitas vezes, confunde investidores e gestores de empresas. Elas podem criar gigantes empresariais como a Ambev e a BRF. Mas, para que processos como esse sejam bem-sucedidos, é preciso estar atento a outro elo da corrente: as pessoas.

“Lidando com organizações que passam por crescimento, quantas vezes notamos que o Conselho de Administração gasta dias pensando e investindo muita energia para tomar decisões, enquanto pouquíssimas pessoas chegam a discutir o que fazer com os colaboradores e o que eles vão fazer em uma nova fase?”, perguntou Edilson Câmara, sócio da Egon Zehnder.

180- capa- edilson camara.jpg

Na Ambev, por sua vez, o processo de formação e valorização dos talentos é visto como um ativo-chave da companhia. “Não contratamos gerentes do mercado, por exemplo. Temos uma cultura que valoriza a formação de talentos internamente, com um sistema de avaliação que dá espaço à meritocracia”, disse Sandro Bassili, vice-presidente de Gente e Gestão para a América Latina da cervejaria. Isso envolve um processo de seleção de trainees que chega a receber 50 mil candidatos por ano. Mas como manter a cultura da empresa com tantas operações internacionais e aquisições de empresas em mercados tão distintos? “Buscamos centralizar a gerência de pessoas para garantir que a cultura e os valores da companhia se mantenham nos novos mercados.”

180- capa- Sandro bassili.jpg

Maurício Vergani, diretor da Unidade de Negócios de Clientes Corporativos da Oi, falou sobre as alterações na gestão por conta do perfil dos novos funcionários. “A Oi tem hoje um quadro de gente mais jovem e capacitada tecnicamente. Isso provoca uma mudança importante na gestão, fazendo com que a empresa busque práticas mais elaboradas para trabalhar nesse contexto. Muitas vezes, além de juntar culturas diferentes, precisamos reunir gerações distintas. Por isso, ter as pessoas certas nas funções adequadas é fundamental para qualquer empreendimento empresarial ser bem-sucedido. Sem isso, fica impossível implementar com sucesso qualquer estratégia.”

180- capa- mauricio vergani.jpg

Mais Vistos

INDEX