Edição 180 Setembro/2014

capa

Ética corporativa

Risco de fraude e corrupção nas empresas foram temas abordados por especialistas durante o Encontro de Governança

Outro desafio importante para as estruturas de governança é o risco de fraude e corrupção. Uma pesquisa realizada pela KPMG com 500 executivos de grandes empresas do país revelou que 85% dos entrevistados acreditam que suas companhias podem vir a ser objeto de fraude. Além disso, 65% afirmaram que as empresas poderiam vir a participar de algum ato de corrupção. “Os órgãos reguladores estão cada vez mais preocupados com operações rotineiras, ou seja, hoje há um ambiente com extrema exposição e busca pela conscientização de questões de ética e de conduta”, afirmou Sidney Ito, sócio da KPMG.

180- capa- Sidney Ito.jpg

Mas a ética é, atualmente, um tema que transcende o universo dos especialistas e dos acadêmicos e é debatido no dia a dia. “Trocamos de governantes, cônjuges ou amigos baseados na ética, usando-a para delinear um parâmetro de situação longe de ser frívola ou trivial”, observou o professor da USP Clóvis de Barros Filho, do Espaço Ética. “No entanto, quando perguntamos o significado, o constrangimento é imediato. Isso porque ele é polissêmico, ou seja, tem vários sentidos.”

180- capa- clovis barros.jpg

“A ética hoje está relacionada com uma conduta específica”, enfatizou o professor Clóvis antes de relembrar a evolução do debate sobre o assunto a partir de conceitos de Aristóteles, Jesus Cristo e Maquiavel. “Ética é a melhor forma de liberdade que temos para escolher como queremos viver. A partir da inteligência compartilhada que nossa sociedade passou a ter de um tempo para cá, tivemos um ganho para um melhor viver. Assim, ética é sempre a vitória do interesse público sobre os múltiplos interesses privados.”

Mais Vistos

INDEX