Edição 180 Setembro/2014

Contribuição

O que é a 2C?

É uma contribuição voluntária e pode ser feita a qualquer momento. Aumenta o saldo de conta do PREVI Futuro e serve para complementar o total de contribuições do ano de forma a alcançar o teto a ser deduzido do IR

A contribuição adicional exclusiva do participante (2C) é totalmente voluntária e pode ser feita a qualquer momento. É uma ferramenta importante para o crescimento da sua poupança previdenciária, pois ajuda a incrementar o saldo de conta. Além disso, também pode servir para complementar o total de contribuições do ano, de forma a alcançar o teto de benefício fiscal de 12%, a ser deduzido do Imposto de Renda.

É importante lembrar que, como o próprio nome diz, essa contribuição é de responsabilidade exclusiva do participante, diferentemente das contribuições básica e de evolução na carreira.

A 2C pode ser mensal ou esporádica. A contribuição mensal deve ser de, no mínimo, 2% do salário de participação (base mensal sobre a qual são calculadas as contribuições e benefícios de risco do PREVI Futuro). Já a esporádica precisa ser de, no mínimo, 20% de seu salário de participação, de uma única vez. O valor é debitado diretamente da conta do participante no Banco do Brasil.

Quanto mais cedo essas contribuições tiverem início, melhor para você, já que a 2C pode tanto aumentar o valor do benefício de aposentadoria quanto diminuir o tempo de contribuição. Isso, claro, vai depender do perfil de cada pessoa, independentemente de qualquer outro fator como cargo que ocupe ou tempo de filiação ao Plano.

Simulação mostra diferença

Para ter uma ideia de como a contribuição 2C pode fazer diferença na aposentadoria, simulamos as possibilidades de benefício para um participante que tenha ingressado no BB e na PREVI aos 25 anos de idade e pretenda se aposentar após 35 anos de contribuição. Se considerarmos que a partir dos cinco anos de Banco ele ocupe o cargo de assistente e opte por não fazer nenhuma contribuição 2C ao longo de sua carreira, o benefício chegará a apenas 70% do último salário da ativa quando se aposentar aos 60 anos.

Foto de abertura.jpgNo entanto, se esse mesmo participante decidir fazer pelo menos um aporte anual para a 2C durante sua vida laboral, com um valor equivalente a um salário de participação, é possível que ele se aposente cinco anos antes do tempo previsto, ou seja, com 55 anos, e com o mesmo benefício de aproximadamente 70% do salário da ativa. Isso sem levar em conta possíveis evoluções na carreira que fariam com que seus rendimentos aumentassem, tampouco com a contribuição 2B correspondente a essa evolução.

Mas, se esse participante optar por fazer as contribuições 2C esporádicas e ainda se dispuser a trabalhar durante os 35 anos, se aposentando apenas aos 60 anos, as simulações indicam que ele conseguiria obter um benefício próximo aos 100% de seu salário da ativa. Um bom exemplo do poder da “Vitamina 2C” para o crescimento da sua aposentadoria.

Mais Vistos

INDEX