Edição 176 Fevereiro/2014

recursos do plano

Um Plano em expansão

PREVI Futuro completa 15 anos e participantes mais antigos começam a ter condições de requerer aposentadoria. Com patrimônio de R$ 4,56 bilhões, Plano é um dos seis maiores do país na modalidade de contribuição variável

O Plano PREVI Futuro completou 15 anos em 2013. Com isso, os filiados mais antigos começam a atingir condições para requerer aposentadoria. Trata-se de um marco para o plano de contribuição variável inaugurado em 1998, que já reúne cerca de 80 mil participantes. Com um patrimônio de R$ 4,56 bilhões, o PREVI Futuro estaria hoje entre os 25 maiores fundos de pensão do país se fosse uma entidade independente e se colocaria entre os seis primeiros na modalidade de contribuição variável.

A evolução alcançada num curto período de maturação mostra o grande potencial e a relevância do PREVI Futuro dentro da Entidade. Segundo o diretor de Seguridade Marcel Barros, a maior preocupação em 2013 foi preparar a estrutura de atendimento da Entidade para receber os participantes que desejassem pedir sua aposentadoria. “Quando o associado completa 180 contribuições, o equivalente a 15 anos de filiação ao Plano, ele passa a reunir os requisitos necessários para requerer o benefício regulamentar”, explica.

O contingente de assistidos no PREVI Futuro, naturalmente, ainda é pequeno. O Plano fechou o ano de 2013 com 197 aposentados e 476 pensionistas. A tendência, no entanto, é de que esse número aumente nos próximos anos. “Estamos preparados para isso”, diz Marcel. “Promovemos uma série de iniciativas internas para garantir que os benefícios sejam concedidos na hora em que forem solicitados.”

Assessoria à disposição

A assessoria previdenciária faz parte do conjunto de iniciativas da PREVI no âmbito da Educação Financeira e Previdenciária. O serviço está disponível para os participantes que se aproximam do momento da aposentadoria e é prestado desde 2011. Na pesquisa de satisfação feita após o atendimento aos participantes, o serviço teve aprovação de 99%.

A assessoria é agendada pelo próprio participante na Central de Atendimento (0800-729-0505 e 0800-031-0505) ou na seção Fale Conosco do site. Inicialmente, é feita uma análise preliminar com simulações e projeções das modalidades de complemento de aposentadoria oferecidas pela PREVI. Também é feito um levantamento de verbas rescisórias, buscando identificar vantagens ou perdas para o participante. Depois, os analistas oferecem as orientações necessárias para que o associado escolha o melhor momento para se aposentar. A demanda pelo serviço, que atendeu 24 participantes do PREVI Futuro, ainda é pequena, já que nesse Plano são poucos os que já reúnem as condições para requerer a aposentadoria. No total, foram atendidas 2.422 pessoas de ambos os planos.

Mas a assessoria não é a única iniciativa na área de Educação Financeira e Previdenciária. Nos últimos anos, a PREVI vem buscando disseminar entre os associados as regras que envolvem a formação de poupança e dos benefícios previdenciários, esforços concentrados, desde 2010, no Programa Mais PREVI, pioneiro no sistema fechado de previdência complementar.

Informação em primeiro lugar

O Programa atua em três níveis: informação, instrução e orientação, desenvolvimendo ações voltadas para todos os planos de benefícios. Para divulgar e compartilhar os resultados e melhores práticas na área de educação financeira e previdenciária, a PREVI participou ainda do 8º Seminário de Educação Previdenciária, promovido pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e pela SPPC (Secretaria de Políticas de Previdência Complementar), em junho, que reuniu em Brasília dirigentes, conselheiros e técnicos de cerca de 70 fundos de pensão brasileiros.

Para o público do PREVI Futuro, as ações do Mais PREVI estão mais concentradas no nível informativo. Por se tratar de um plano de contribuição variável, em que o benefício futuro dependerá de fatores como rentabilidade, tempo e volume de contribuição, é importante ampliar o conhecimento dos participantes na fase de acumulação, uma vez que o saldo de poupança individual é que vai determinar o valor da aposentadoria. A estratégia ainda é reforçada com ações de comunicação no site, na intranet e na Revista PREVI.

Quiz PREVI

O Quiz PREVI foi uma das ações previstas no plano de comunicação e realizada na intranet do BB. O jogo sobre conhecimentos previdenciários, em que os participantes concorreram a um final de semana no Rio de Janeiro para conhecer as instalações da PREVI, aconteceu em junho de 2013 e contou com a participação de mais de 15 mil funcionários. Essa foi uma das ações campeãs de audiência na intranet do BB, que premiou cinco funcionários, um de cada região do país, sorteados dentre todos aqueles que gabaritaram as sete questões sobre previdência.

“Em comparação com 2012, no ano passado nós investimos muito mais em ações relacionadas à educação previdenciária. Produzimos mais matérias, novos filmes sobre o tema para o portal, e isso vai se intensificar este ano”, revelou Dan Conrado, presidente da PREVI.

Dos 80 mil participantes do PREVI Futuro, 197 estão aposentados e 476 são pensionistas
PREVI Futuro paga R$ 4 milhões em aposentadorias e pensões em 2013

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