Edição 170 Março/2013

administração

Conquistas em ano desafiador

BET é mantido em período marcado por readequações nos investimentos em cenário de redução dos juros

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Entre as notícias mais esperadas pelos participantes no ano passado, está a manutenção do Benefício Especial Temporário (BET) para os associados do Plano 1. Com o resultado alcançado, o pagamento do BET e a suspensão das contribuições dos participantes e do patrocinador estão garantidos por todo este ano, quando uma nova avaliação será feita para verificar sua viabilidade por um novo período.

Outro destaque foi a capacidade de a PREVI se antecipar aos movimentos do mercado, que contribuiu para que a Entidade não fosse pega de surpresa quanto à necessidade de redução da taxa atuarial, que há dois anos é de 5% no Plano 1. Como ao longo do tempo a PREVI registrou seguidos superávits, foi possível utilizar parte desses recursos para rever a taxa atuarial e assegurar a solidez do Plano.

Marco Geovanne, diretor de Participações, destaca que a PREVI tem o desafio de administrar o patrimônio de maneira prudente, na medida em que a reserva tem de ser suficiente para prover até o último momento de vida dos associados. “Temos de cumprir esse compromisso. E, ao mesmo tempo, temos de nos adaptar a uma economia que tenta não ser fortemente impactada pela crise mundial. Nosso grande desafio é conseguir manter um bom padrão para nossos participantes. Por conta disso também, a PREVI busca sempre as melhores soluções de investimentos e gestão, de modo a garantir o melhor rendimento e uma maior qualidade de vida”, afirma.

institucional - Marco Geovanne.jpgAdministração eficiente

Em 2012, a PREVI implantou o projeto Gestão Baseada em Risco (GBR), que propõe identificar, mensurar e monitorar os principais riscos e desenvolver ações para reduzi-los. A perpetuidade da instituição depende da sua capacidade de antever os eventos adversos e preparar-se para suas ocorrências.

A Gestão de Projetos foi plenamente implantada em 2012. A metodologia utilizada é baseada nas melhores práticas de mercado. A Diretoria aprovou 23 projetos que visaram a otimizar os esforços das áreas para alcançar os Objetivos Estratégicos da instituição, além de promover maior integração entre as gerências.

Em 2012, a PREVI solidificou as estratégias administrativas que vêm trazendo resultados aos participantes e investidores. E, para gerir esse patrimônio de forma eficiente e isenta, um novo time, com integrantes recém-chegados e antigos, tomou posse no dia 1º de junho. Por meio de um processo democrático e moderno – que permitiu aos eleitores também votarem pela internet – mais de 100 mil associados da PREVI, incluindo pensionistas, escolheram seus representantes para a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo do Plano 1 e do PREVI Futuro.

Foram empossados 29 executivos, sendo 11 escolhidos pelo voto direto dos participantes e 18 indicados pelo Banco do Brasil.

“A diferença da PREVI em relação aos outros fundos de pensão é a possibilidade de ir ao patrocinador para escolher as pessoas que vão trabalhar aqui. Elas vêm comprometidas com o futuro da Entidade, algo diferente do que é feito por outros fundos de previdência, que contratam no mercado – e, depois, o profissional acaba indo embora. Aqui, você vai encontrar muita gente que tem o pai trabalhando no Banco, mãe pensionista e assim por diante. As pessoas têm um comprometimento com o que vai acontecer com o Fundo. É o Valor de Ser PREVI”, explica o presidente Dan Conrado.

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Gestão de pessoas: investimento em capacitação e formação

Com um quadro enxuto, de aproximadamente 600 pessoas, a PREVI aprimora continuamente suas equipes, formadas essencialmente por funcionários cedidos pelo BB. Bem treinadas e aparelhadas, elas atuam como unidades de alta performance. “Investimos muito no desenvolvimento de nossos empregados. Procuramos nos cercar dos melhores instrumentos de gestão de pessoas, de processos, de negócios e ferramentas de TI, que correspondam à nossa necessidade de trabalhar com uma equipe tão compacta e permitam torná-la ainda mais eficiente. Isso implica uma melhor prestação de serviço aos participantes”, revela Paulo Assunção, diretor de Administração da PREVI.

Entre as novidades destacadas em 2012, estão o programa Prata da Casa, que treina, desenvolve e capacita líderes dentro da Entidade. “O Prata da Casa atende aos requisitos de reconhecimento por meritocracia, por meio de um ranking que premia formação acadêmica de graduação e pós-graduação, certificações internas e externas, treinamentos e cargos exercidos na PREVI ou no BB, entre outras experiências profissionais. É um sistema completo de avaliação, com vistas à indicação não só para cargos propriamente ditos, mas também ao desenvolvimento e à formação de lideranças”, revela Paulo.

Tecnologia da informação a serviço de todos

A PREVI também intensificou os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) em 2012, com o objetivo de otimizar a administração dos benefícios de seus participantes e transformar a Entidade em uma referência no mercado dos fundos de pensão. Entre as novidades estão a atualização/substituição do portal da internet, a implantação da Gestão Eletrônica de Documentos e a atualização dos sistemas de TI, que teve início com a construção do sistema de Acompanhamento de Participações Imobiliárias (API).

“Temos feito investimentos na reciclagem do suporte administrativo e também em tecnologia da informação. Entre outras ações, está o novo portal da PREVI, que deve ser inaugurado durante o ano e será uma ferramenta de relacionamento ampla e moderna, que nos aproximará ainda mais de nossos associados e parceiros de negócios. Nosso objetivo é ampliar a interatividade e a comunicação com funcionários e participantes”, registra Paulo.

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