Edição 158 Abril/2011

administração

A PREVI é sustentável

Com visão abrangente, a PREVI investe no futuro dos funcionários do Banco do Brasil de olho no presente, promovendo programas e ações que contribuem para uma realidade sustentável não apenas para seus associados, mas para todo o planeta

Por constituir um dos valores da PREVI, o conceito de Responsabilidade Socioambiental (RSA) permeia a concepção e a realização de suas ações. Na prática, isso significa que a sustentabilidade orienta todas as atividades da instituição: investimentos, governança corporativa, gestão de pessoal, comunicação, relacionamento com fornecedores e associados, entre outras. Alinhada às práticas de sustentabilidade, a PREVI observa a ética, respeita a diversidade, promove a equidade de gênero e prevê em suas ações medidas preventivas dos impactos ambientais e sociais.  Veja como as ações da PREVI beneficiam seus associados, a sociedade e o meio ambiente.

Em maio de 2010, foi lançada uma campanha de consumo responsável para o público interno, a fim de aumentar a consciência dos funcionários sobre o impacto de suas decisões no meio ambiente. O programa PREVI Consciente criou uma rede de multiplicadores das ideias, por meio de comunicação eletrônica, evitando o uso de papel. Entre outros objetivos do programa estão a redução do uso de plástico, água e energia; o incentivo à coleta de lixo para reciclagem; e o descarte consciente para cartuchos de impressoras.

sustentabilidade - previ consciente.jpg

Outra ação de sustentabilidade da PREVI que conta com grande aceitação dos participantes é o incentivo ao uso da versão eletrônica do informe de rendimentos para Imposto de Renda, criado em 2009 para reduzir o consumo de papel e tinta de impressão dos documentos enviados pelo correio. Até fevereiro deste ano, cerca de 26 mil  participantes da PREVI aderiram à iniciativa. Como consequência, nos últimos dois anos a PREVI deixou de enviar 40.616 comprovantes de IR, o que gerou grande economia de papel. Outras publicações, como o Relatório Anual, a Revista PREVI e o contracheque, também possuem versão eletrônica. Para optar pelo não recebimento, o processo é simples: basta acessar a opção “seu cadastro”, no autoatendimento do site, e escolher como deseja receber os informativos.

Exemplo da postura sustentável é a aproximação dos funcionários da PREVI com os comitês de cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil. Com incentivo da PREVI, eles participam de eventos e promovem a divulgação interna das atividades dos comitês e a mobilização dos associados para a arrecadação de donativos e apadrinhamentos de crianças nos fins de ano.

sustentabilidade - comite.jpg

Um caso de sucesso da PREVI foi a iniciativa para neutralizar os Gases de Efeito Estufa gerados pelo 11º Encontro de Conselheiros, no ano passado. A medida gerou o plantio de 149 árvores na região da Costa do Sauípe, na Bahia.

sustentabilidade - arvore.jpg

No ano passado, ao lançar a campanha Vá de Bike de adesão à Capec, a PREVI incentivou o uso de um  transporte limpo e saudável. Quando contratavam um pecúlio, os participantes recebiam uma camiseta produzida a partir de fibras de poliéster ecológico, obtido com a reciclagem de garrafas PET, que trazia em sua estampa mensagem de estímulo ao uso da bicicleta.

sustentabilidade - va de bike.jpg

O compromisso com a sustentabilidade se reflete também no processo de compras e contratações da PREVI. Os fornecedores foram informados sobre as políticas de RSA da instituição e foram incluídas nos contratos cláusulas relacionadas a equidade de gênero, trabalho de menores de 18 anos e relações de trabalho.

Um dos exemplos mais expressivos da importância da sustentabilidade para a instituição foi a inclusão da PREVI, em 2005, entre os 20 principais investidores selecionados pela ONU em todo o mundo para a construção dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês). O trabalho criou um conjunto de diretrizes e compromissos que incluem o desenvolvimento de mercados sustentáveis, o combate à corrupção, a defesa dos direitos humanos e a proteção ao meio ambiente. Atualmente, são 877 signatários ao redor do mundo, que administram em conjunto mais de US$ 25 trilhões.

Mais Vistos

INDEX