Declaração de Privacidade


A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - Previ tem como compromisso o respeito pela privacidade e pela proteção e segurança dos dados pessoais de seus associados, funcionários e demais pessoas que se relacionam com a Previ. Se você está visitando nosso site  ou utilizando nosso Aplicativo, esta declaração também se aplica a você.

Este documento foi redigido de forma simples e acessível, com o objetivo de esclarecer como realizamos o tratamento dos dados pessoais para proporcionar uma experiência segura e confortável no relacionamento com a Previ.

1. RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

O Encarregado pelo tratamento de dados pessoais na Previ é o Diretor de Administração.

2. INFORMAÇÕES QUE TRATAMOS

A Previ trabalha para garantir aos associados benefícios previdenciários estipulados no Regulamento dos Planos de Benefícios que administra, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes e, para isso, coleta, armazena, utiliza, recebe e transfere dados pessoais, entre outras formas de tratamento, sem o que é inviável o exercício de suas atividades.

Você nos fornece seus dados quando, por exemplo:

  • faz adesão a um dos planos de benefícios;
  • entra em contato com a Central de Atendimento;
  • realiza uma Assessoria Previdenciária;
  • utiliza algum de nossos serviços.

Nós coletamos os seus dados quando, por exemplo:

  • você navega no nosso site na internet ou utiliza nosso App;
  • utilizamos cookies (pequenos arquivos de texto gerados durante a sua navegação pela internet, que são utilizados pela Previ para autenticação, segurança e personalização do site). Para mais informações acesse o nosso informativo sobre o uso de cookies;
  • consultamos fontes externas, inclusive de dados públicos, como Bureaus de Crédito (prestam serviço de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA), Cartórios e outras fontes para fins de validação de dados.
3. PARA QUE USAMOS SUAS INFORMAÇÕES

O tipo de relacionamento que você tem com a Previ determinará quais tipos de dados pessoais podemos coletar, usar, armazenar ou transferir, entre outras formas de tratamento.

As informações pessoais identificáveis que podemos tratar são, entre outras, as seguintes:

  • identificadores pessoais como, por exemplo, nome, data de nascimento, CPF, RG;
  • dados de contato pessoal como, por exemplo, endereço, números de telefone (residencial e celular), endereço de e-mail;
  • dados bancários pessoais como, por exemplo, banco, agência, número da conta;
  • também podemos coletar e processar informações médicas e de saúde sobre um indivíduo, se necessário para fornecimento do serviço.

Tratamos os dados pessoais para os seguintes fins:

  • identificar você como associado e garantir a segurança em sua conta de acesso;
  • identificar os representantes das organizações com as quais a Previ estabelece parceria comercial;
  • administrar os Planos de Benefícios, estimar ou calcular os benefícios devidos a você ou a seus beneficiários;
  • desempenhar nossas funções como Entidade Fechada de Previdência Complementar;
  • para se comunicar com você;
  • entender e melhorar nosso site e aplicativo;
  • elaborar análises e estudos estatísticos para a identificação do perfil do associado e desenvolvimento de campanhas;
  • fornecer acesso on-line às suas informações;
  • garantir que reclamações, sugestões e consultas sejam tratadas corretamente e resolvidas;
  • oferecer produtos e serviços como empréstimos e financiamentos, clubes de benefícios, planos para familiares de associados e outros que sejam permitidos pela legislação aplicável.

Além das hipóteses citadas acima, seus dados poderão ser utilizados para outras finalidades, amparadas pelas respectivas bases legais.

4. COMPARTILHAMENTO DE DADOS

A Previ poderá compartilhar os seus dados pessoais com terceiros, tais como fornecedores, o patrocinador Banco do Brasil S.A. ou outras entidades a ela ligadas (nos casos de convênio de débito na folha de pagamento da Previ, por exemplo), conforme for necessário para administração dos planos de benefícios. Adotamos medidas para garantir que as informações que coletamos e processamos sobre você sejam mantidas de forma segura e protegida e, portanto, exigimos isso de qualquer terceiro para quem transferirmos suas informações.

A Previ poderá fornecer dados e informações sobre você, incluindo interações suas, nos casos exigidos por lei ou por determinação judicial.

5. CONSERVAÇÃO E ELIMINAÇÃO

Os dados recolhidos serão conservados enquanto perdurar a relação contratual com o associado, ou com seus beneficiários, sem prejuízo de a Previ poder mantê-los para além desse período para o cumprimento de obrigações legais ou interesses legítimos, de acordo com a legislação aplicável à proteção de dados pessoais, valendo-se de medidas de segurança adequadas.

6. DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os dados pessoais de crianças e adolescentes são tratados pela Previ no melhor interesse deles e com base nas hipóteses legais previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

7. DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS

A Previ cooperará com o titular dos dados pessoais para garantir a conformidade com as disposições da LGPD aplicáveis, de modo que o titular pode, a qualquer momento, obter as informações essenciais acerca do tratamento dos seus dados pessoais pela Previ.

Os direitos dos usuários com relação ao tratamento de seus dados pessoais são aqueles elencados na legislação, conforme demonstrado a seguir:

  1. confirmação da existência de tratamento;
  2. acesso aos dados;
  3. correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  4. anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  5. portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  6. eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD;
  7. informação das entidades públicas e privadas com as quais a Previ, como controladora, realizou uso compartilhado de dados;
  8. informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  9. revogação do consentimento;
  10. revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses.
8. MEDIDAS PARA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Previ implementa as medidas de segurança, técnicas e administrativas necessárias para proteger os dados pessoais armazenados contra acessos não autorizados, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, de acordo com a tecnologia disponível atualmente.

Adotamos processos e políticas internas que asseguram o cumprimento de normas e boas práticas relativas à proteção dos dados pessoais e disseminamos em toda a organização a cultura de segurança da informação, privacidade e proteção dos dados por meio de programa permanente de conscientização e capacitação. Além disso, possuímos planos de resposta a incidentes e de continuidade dos negócios que são constantemente atualizados e testados. Acesse a Cartilha e conheça o nosso Programa de Privacidade.

9. DICAS DE SEGURANÇA

Você também tem papel importante na proteção de seus dados pessoais. Por isso, fique atento às orientações abaixo e previna-se de qualquer possível tentativa de roubo de seus dados no mundo digital:

  • Evite fornecer seus dados pessoais em dispositivos de estranhos ou públicos, tais como computadores, laptops, tablets ou smartphones. Eles podem possuir vírus ou programas que comprometem a sua segurança, como softwares que coletam informações confidenciais.
  • Fique atento ao acessar à internet em locais públicos: verifique se a rede Wi-Fi disponível é a mesma oferecida pelo estabelecimento e procure desativar a conectividade de Wi-Fi do seu telefone celular para evitar a busca automática por pontos de acesso que não pertençam ao estabelecimento.
  • Cuidado ao compartilhar informações pessoais nas redes sociais: Configure seu perfil de modo que as informações sejam visíveis apenas para quem você autorizar.
  • Fique atento às URLs (endereço virtual de um site ou de página de um site) ou links de direcionamentos estranhos. Fraudadores podem copiar páginas simulando a plataforma da Previ. Para acessar a página da Previ, sempre digite o endereço do site www.previ.com.br em seu navegador.
  • Cuidado com mensagens falsas: a Previ não solicita dados, senhas de acesso ou outras informações de caráter pessoal do associado por e-mail nem por SMS. Não responda a e-mail e/ou a SMS/mensagens instantâneas que peçam que você envie ou confirme seus dados pessoais para fins de atualização em seu cadastro Previ. As atualizações cadastrais realizadas pela Previ podem ser feitas pelo App ou pelo site. Se tiver dúvida sobre a origem do SMS, mensagem instantânea ou do e-mail, não clique nos links fornecidos.
  • Proteja suas senhas de acesso: nunca divulgue ou forneça sua senha de acesso à área de autoatendimento ou restritas do site Previ para terceiros sob qualquer circunstância. Sua senha é pessoal e intransferível.
10. ALTERAÇÕES NA DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Essa declaração pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

11. COMO CONTATAR A PREVI

Você pode contatar a Previ sobre qualquer questão relacionada com a presente declaração, por meio dos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone: 0800 729 0505 (associados).
  • Endereço para envio de Correspondência: Praia de Botafogo 501, 3º e 4º pavimentos, Bairro Botafogo - Rio de Janeiro/ RJ - CEP 22250-040.
  • Fale Conosco do Site Previ.

 

Uso de cookies

O que são cookies?

Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu navegador de internet. Esses arquivos são usados por todos os sites e, de modo geral, permitem o correto funcionamento da página e nos ajudam a entender como as pessoas usam o site da Previ.

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Utilizamos cookies para proporcionar uma experiência de navegação mais agradável e coletamos informações sobre o seu computador, sistema operacional, tipo de navegador e dados de geolocalização.

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Sim, é possível desativar os cookies nas configurações do seu navegador de internet. Entretanto, se você bloquear alguns ou todos os cookies, talvez não consiga fazer pleno uso de nosso site.

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Atenção: Caso acesse o site Previ sem ajustar as configurações do navegador para desativar os cookies, você concorda com o uso desses arquivos.

Outros tipos de análise

Nos comunicados e campanhas por e-mail que a Previ envia há uma tag de conversão, também conhecida como tracking pixel.

Essa ferramenta é utilizada para monitorar quantas pessoas abriram o e-mail que enviamos e quais links foram clicados, mas também pode identificar o sistema operacional, o tempo gasto no e-mail e os dados de geolocalização.

Assim como ocorre com os cookies, a tag não oferece risco e é excluída quando você exclui o e-mail. Se você prefere que o tracking pixel não seja baixado no seu dispositivo, desative o download automático de imagens no seu cliente/provedor de e-mail.

Links úteis

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Para conhecer a Política de Privacidade do Google.

Você também pode visitar o site  All about cookies (em inglês) para mais detalhes sobre como apagar ou rejeitar cookies e para obter informações adicionais sobre cookies em geral.