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ASSESSORIA PREVIDENCIÁRIA: A HORA É AGORA

Serviço pode ser pedido a qualquer momento e ajuda associados da Previ a traçar estratégias de aposentadoria ao longo da carreira

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Escolhas decisivas

E as escolhas que o participante faz podem ser decisivas para potencializar os benefícios de aposentadoria no futuro. Aos 47 anos, Christian Soriano de Souza, de Minas Gerais, procurou a Assessoria Previdenciária da Previ pela primeira vez. Passando por um momento de reorganização dos investimentos pessoais e familiares, e das atividades profissionais, ele acionou o serviço por indicação de um colega recém-aposentado. “A assessoria esclareceu como se dá o gozo do benefício depois da fase de acumulação, explicou também estratégias para melhorar o retorno financeiro e clareou alguns pontos mais específicos sobre o app e as simulações no Portal da Previ”, enumera.

As sugestões permitiram a Christian corrigir alguns pontos em sua estratégia previdenciária. “Agora, procuro fazer com que as férias alcancem sempre períodos em meses diversos, pois essa escolha melhora o cálculo e a apuração de uma das parcelas que compõem a contribuição mensal”, explica Christian, que recebeu do assessor a orientação de dividir as férias para aproveitar o aumento do percentual da contribuição adicional (2b) em meses diferentes.

Esse cálculo é individualizado e depende da situação de cada participante no momento. Em algumas situações, como o percentual da contribuição adicional é calculado mensalmente, pode variar ocasionalmente. Por isso, é indicado agendar uma assessoria, além de acessar o App ou o autoatendimento do site e verificar o percentual optado e o calculado no mês.

Christian faz a contribuição adicional (2b) no limite máximo, pois sabe que isso ajuda a impulsionar o saldo de sua conta, ainda mais porque o aporte é acompanhado integralmente pelo BB. Ele conta que se considera um autodidata em finanças e sempre buscou acompanhar a evolução do saldo individual em sua conta no Previ Futuro.

Futuro financeiro

O participante lamenta que muitos colegas não façam o mesmo. “Percebo, como associado da Previ, que os funcionários do Banco, em sua maioria, não sabem nada acerca de seus patrimônios de aposentadoria”, diz. “Penso ser inaceitável um bancário não saber gerir seu futuro financeiro.”

Desse modo, a Assessoria Previdenciária pode ser uma ferramenta importante para os associados. Rosana não hesita em recomendar para os colegas. “Já fiz a indicação para vários deles. Afinal, quanto mais informação tivermos mais estratégicas e eficientes podem ser nossas decisões e, claro, o resultado de todo investimento, que é uma aposentadoria tranquila”, diz.


É sempre bom lembrar que o valor do saldo individual depende do tempo e valores de contribuição e da rentabilidade dos recursos investidos. Assim, as escolhas que você faz hoje podem ser decisivas para o seu futuro, seja para aumentar seu benefício, seja para evitar que você tenha de contribuir mais tempo para atingir o valor de aposentadoria que deseja. Juliana conclui: “É sempre bom quem é associado ao Previ Futuro começar a se preocupar com a aposentadoria o quanto antes. E quanto mais cedo, melhor.”

Associada ao Previ Futuro, Rosana Maria Mamus, do Paraná, já havia atingido as condições necessárias para pedir o benefício de aposentadoria complementar. No entanto, antes de tomar a decisão, achou melhor buscar mais informações sobre a sua situação junto à Previ. Para isso, procurou a Assessoria Previdenciária, um serviço gratuito e customizado de orientação para associados do Previ Futuro e do Plano 1.


Rosana não se arrependeu. “O serviço da Assessoria Previdenciária foi muito importante. Entendi que era preciso mudar minha estratégia e ficar mais tempo no Banco para ter o retorno que eu esperava”, conta. Na Assessoria, ela descobriu que o saldo que tinha não era suficiente para atingir o nível de benefício que desejava. Por isso, deveria aumentar suas contribuições ou permanecer no Banco para contribuir com o Plano por mais tempo.

A Assessoria também permitiu que Rosana confirmasse alguns pontos de sua estratégia de aposentadoria. “Descobri que meu Perfil de Investimento e as contribuições estavam adequados ao risco que eu queria correr. Achava que estava fazendo o ideal, mas não tinha certeza se era isso mesmo, e a assessoria comprovou que sim.”

A Assessoria Previdenciária serviu, ainda, para que Rosana pudesse tirar várias dúvidas sobre a aposentadoria no INSS e os diferentes tipos de benefício de renda no Previ Futuro. “Foram informações extremamente úteis e relevantes”, avalia ela, enquanto aguarda mais alguns anos para solicitar a aposentadoria com um benefício mais adequado aos seus planos de vida.

Serviço para o Plano 1 e o Previ Futuro

O exemplo de Rosana mostra o valor do serviço de Assessoria Previdenciária da Previ.

Para os associados do Previ Futuro, um plano no qual o benefício de aposentadoria depende do saldo acumulado - que considera o tempo de contribuição, a rentabilidade sobre o saldo e o valor das contribuições - é indicado realizar a assessoria o quanto antes para adequar melhor sua estratégia ao longo do tempo. Para isso, o associado conta com esse serviço exclusivo que pode ser solicitado a qualquer momento, de forma gratuita e ilimitada.

No Plano 1, o atendimento é para quem pretende se planejar antecipadamente, já adquiriu condições de se aposentar ou vai adquirir em breve. Nesse caso, é ideal se planejar com antecedência, antes mesmo dos últimos 36 meses de contribuição que vão determinar o valor da aposentadoria.

Mudança de hábito

O atendimento na Assessoria Previdenciária, em geral, muda os hábitos do participante. Uma pesquisa recente da Gerência de Atendimento (Gerat) da Previ com associados que utilizaram o serviço traz números interessantes:

  • 55% deles passaram a consultar periodicamente o extrato de contribuições.
     
  • 53% passaram a usar o Simulador de Renda de Aposentadoria.
     
  • 47% passaram a acompanhar a rentabilidade dos Perfis de Investimento.

Essa pesquisa foi realizada com os participantes do Previ Futuro, para avaliar sua experiência e colher sugestões para aprimorar o serviço. Entre as melhorias previstas, já está disponível o agendamento pelo Autoatendimento do site e em breve também pelo app Previ.

Atendimento customizado

Ana Maria Lobo, que integra a equipe de analistas da Gerat que realizam a Assessoria Previdenciária, explica que o foco do serviço é diferenciado, de acordo com a situação de cada participante. “As dúvidas de um associado que acaba de entrar para o Previ Futuro são bem diferentes das de um participante que está perto de se aposentar”, explica ela.

E exatamente por isso a Assessoria é customizada. Os analistas estudam o perfil do participante e suas características para oferecer sempre a melhor qualidade de informação. Para isso, a Assessoria conta com uma equipe altamente especializada em temas previdenciários e que conhece profundamente o regulamento dos planos da Previ. Antes de prestar o atendimento, os analistas passam por, pelo menos, seis meses de treinamento intenso com reciclagens periódicas.

O conteúdo das conversas na Assessoria é sigiloso e o trabalho também envolve uma certa dose de empatia. “A gente procura deixar o associado à vontade”, explica Juliana Vieira, analista da Gerat que também integra o time da Assessoria. O atendimento não tem um roteiro prévio, mas alguns temas não podem faltar na conversa, como perfis de investimento, tipos de contribuição e preservação de salário.

De olho no INSS

A aposentadoria pelo INSS também é um assunto abordado constantemente na Assessoria da Previ. Seja porque a Reforma da Previdência ainda causa muitas dúvidas, seja pelo fato de que o benefício do INSS também vai compor a renda futura do participante da Previ.

A Reforma, em vigor desde novembro de 2019, trouxe mudanças como: a instituição de novas idades de aposentadoria; alterações na carência mínima; regras de transição para quem já é segurado; redução da pensão por morte; novas alíquotas de contribuição para a Previdência, entre outras.

“Os mais novos, muitas vezes, não querem falar sobre isso, porque falta muito tempo para se aposentarem, mas a gente sempre separa informações sobre o tema”, conta Juliana. E com a Reforma da Previdência, as dúvidas têm sido mais frequentes. “Passamos por uma reciclagem para entender melhor as mudanças”, destaca Ana Maria.

Juliana e Ana Maria destacam que as orientações da Assessoria Previdenciária servem como subsídio para a tomada de decisões do associado. “Nós damos as informações para que ele faça escolhas mais conscientes e fazemos algumas sugestões”, diz Ana Maria. “Mas a escolha é sempre do associado.”

  • Ana Maria Lobo, analista da Gerat, explica que o foco do serviço é diferenciado, de acordo com a situação de cada participante.

  • Juliana Vieira, analista da Gerat, conta que o conteúdo das conversas na Assessoria é sigiloso e o trabalho também envolve uma certa dose de empatia.

  • Christian Soriano de Souza, participante do Previ Futuro, procurou a Assessoria Previdenciária da Previ pela primeira vez por indicação de um colega recém-aposentado.

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Estratégia antecipada

Comentários

(2)
  • Vanessa 

    Sugiro mudarem a regra da trava de percentual para o 2B de acordo com o cargo exercido...conversem com o BB. Minhas tentativas de elevação de percentual simplesmente não são aceitas, e não vou aportar mais do que possa abater. Fica a dica. Abraços
  • Previ 

    Muito obrigada pela dica, Vanessa. A Previ realizou estudos sobre a pontuação da PIP e está conversando com o BB sobre o tema. Sobre os aportes, no Previ Futuro o valor das contribuições é um dos pilares do valor do seu benefício no futuro, mas também existem outros, como o tempo de vida laboral e o perfil de investimento. Você já fez a sua assessoria? É fácil agendar e o bate papo com o especialista pode te ajudar a se planejar.

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