|nº 138| Dez 08

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Treinamento permanente para fortalecer as estratégias

Maior fundo de pensão e maior investidor institucional brasileiro, a PREVI conquistou este ano o 34o lugar na lista dos 300 maiores fundos de pensão do mundo. A classificação foi divulgada no mês de setembro pelo jornal Pensions & Investments, publicação americana especializada em previdência complementar que divulga anualmente a classificação mundial dos fundos de pensão em termos de recursos.

Administrar recursos da ordem de R$ 128 bilhões e quase 175 mil participantes exige aprimoramento contínuo do corpo gerencial e técnico, necessário também para o acompanhamento das inovações do mercado e das mudanças das regulamentações do setor previdenciário. A capacitação e atualização permanentes são fundamentais, ainda, para enfrentar períodos turbulentos, e nem sempre previsíveis, como foi o que aconteceu este ano com o estouro da crise econômica global.

A fim de manter a excelência na administração de recursos, buscar sempre a melhoria dos serviços para o participante e trazer reflexões atuais para a entidade, a PREVI aperfeiçoou sua política de desenvolvimento de competências por meio da implantação do Programa Gestão do Conhecimento. O programa faz parte da política de gestão de pessoas e visa a ampliar ações de educação corporativa para fortalecer as estratégias e consolidar a excelência em equipes de alto desempenho.

Professor da Fundação Dom Cabral e palestrante da oficina de Gestão Estratégica, o francês Georges Blanc concorda com ações continuadas de educação corporativa: “Toda organização, por maior e melhor que seja, deve ser questionada de forma permanente porque o mundo evolui rapidamente. Pudemos ver isso com os eventos recentes na economia americana e os choques que representam em todo o mundo, exatamente no setor de finanças, onde as empresas estão inseridas de uma forma ou de outra. É preciso provocar o questionamento de como se preparar para enfrentar esses choques. O mundo necessariamente não será o mesmo daqui a dois ou três anos”, afirma Blanc.

Ações sistematizadas

O programa Gestão do Conhecimento propõe treinamento e desenvolvimento para os diversos cargos da PREVI, com o objetivo de ampliar as competências fundamentais, gerenciais e específicas. A Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Privada) premiou artigo que retrata o Programa no 29o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. O Programa é composto de seis ações sistematizadas:

  • Mapeamento Cultural: permite sintonizar os valores dos funcionários da PREVI às inovações do mercado previdenciário e descobrir valores institucionais que contribuam para assegurar o posicionamento estratégico;
  • Trilhas de desenvolvimento profissional: consolidadas em programas técnico-profissional e institucional constituídos por cursos de curta duração como congressos, seminários, feiras e incentivos à graduação, pós-graduação, treinamento no exterior, idiomas etc.;
  • Programa de Desenvolvimento Gerencial: realizado por meio de oficinas customizadas para a realidade da instituição.
    Nas oficinas com foco no aperfeiçoamento de competências como Liderança, Visão Estratégica, Negociação, Tomada de Decisão. O programa também contempla Ciclo de Palestras gerenciais sobre novos conceitos de gestão. Em 2008, foram realizadas cinco palestras que contaram com a presença de todos os gestores. “Estratégias de Internacionalização das Empresas Brasileiras”; “Riscos e Oportunidades de Investimento no Contexto Atual”; “Modelos de Gestão para o Século XXI” foram alguns dos temas tratados. Gestores, entre diretores, gerentes executivos e gerentes de núcleo, participaram das oficinas realizadas em 14 turmas, somando 224 horas de treinamento;
  • Programa de sucessão: focado no desenvolvimento de competências de eventuais sucessores que irão exercer cargos de maior complexidade. Somente neste ano, 105 funcionários foram indicados ao programa de sucessão, sendo 79 sucessores para cargos de gestão e 26 a cargos técnicos;
  • Sessões de Coaching: sessões individuais para os potenciais sucessores de cargos gerenciais, voltadas a dar orientações e suporte para lidar com os desafios na atuação de liderança, gerenciamento de equipes e desenvolvimento de pessoas. Foram realizadas 480 sessões, com a participação de 80 sucessores, totalizando 720 horas. O programa já nomeou 14 funcionários por sucessão em 2008.

A seleção das instituições coordenadoras de cada parte do programa Gestão do Conhecimento foi feita a partir da análise de propostas de forma bastante criteriosa, levando em consideração a excelência e tradição. A FIA/USP foi escolhida para conduzir o Mapeamento Cultural e o Ciclo de Palestras. Já as oficinas gerenciais – Negociação, Tomada de Decisão, Visão Estratégica, Liderança e Jogos Empresariais – ficaram a cargo da Fundação Dom Cabral e o desenvolvimento dos sucessores ficou sob a condução da consultoria Right Management.

Para o diretor de administração, Francisco Ferreira Alexandre, “o programa Gestão do Conhecimento é desenvolvido a partir de norteadores para que os funcionários possam construir suas carreiras e sejam suprimidas as lacunas identificadas na formação individual e, dessa forma, podermos manter e aperfeiçoar a excelência da gestão. O treinamento, além de ampliar a visão de mundo dos envolvidos, possibilita melhor qualidade na condução de processos internos, o que impacta positivamente os participantes”, conclui o diretor.