| nº 157 | Fev 2011

Nesta Edição » Mais PREVI » Perto da aposentadoria

Perto da aposentadoria

PREVI presta assessoria individual, com dia e hora marcados, para ajudar o participante a tomar suas decisões sobre a aposentadoria

Quem presta a assessoria
Do lado de cá da linha, os funcionários que prestam assessoria sentem-se gratificados com o resultado do serviço. Muitos participantes começam a planejar os próximos meses ou anos de carreira depois de tirar dúvidas e de se familiarizar com o cálculo do benefício. "Atendi um participante que acabara de ser comissionado e pensava em se aposentar logo. No final da ligação, ele chegou à conclusão de que financeiramente valia a pena aguardar e adiar um pouco a aposentadoria", diz Patrícia de Lima Domingues, integrante da equipe que presta assessoria. Tirar dúvidas dos participantes é o dia a dia de Patrícia há quase três anos, mas, antes, o contato era somente por e-mail. "Agora falo diretamente com eles. É um trabalho primoroso, que requer muito estudo da nossa parte. É gratificante fazer diferença num momento tão importante na vida do participante. Não é raro sair da ligação com elogio à iniciativa da PREVI", relata.

A conversa por telefone com alguém que se preparou antes, pesquisando sobre sua vida profissional, não só na PREVI, mas também no Banco e no INSS, é uma oportunidade e tanto para tirar dúvidas e tomar a decisão de quando se aposentar. Muitos querem saber sobre as verbas do contracheque que entram no cálculo do complemento da PREVI. Na prática, querem entender a evolução do chamado salário de participação, que é a base de remuneração sobre a qual incide a contribuição mensal ao Plano 1. O valor que o participante recebe na aposentadoria depende da variação desse salário durante os últimos três anos na ativa, dentre outros fatores. Esse salário não é igual ao salário do Banco, uma vez que nem todas as verbas do contracheque são consideradas no cálculo dele. Enquanto verbas salariais entram, verbas indenizatórias ficam de fora. Comissão, gratificação de caixa, adicional de férias são algumas das verbas que entram. Portanto, vale a pena manter-se comissionado nos três últimos anos de trabalho. Já PLR e conversões em espécie de férias, licença-prêmio etc. são exemplos de verbas que ficam de fora. Ou seja, não faz nenhuma diferença vender licença-prêmio.

Um dia de trabalho pode alterar o valor que o participante vai receber na aposentadoria. "Lembro de um gerente que pretendia sair no final de abril deste ano. Quando expliquei que o valor do complemento da PREVI aumentaria se adiasse somente alguns dias e se aposentasse em maio, ele ficou surpreso e reviu a ideia inicial", conta Gustavo Rocha Lisboa, que, antes de passar a integrar a equipe que presta assessoria previdenciária, trabalhou, como Patrícia, cerca de três anos tirando dúvidas de participantes por e-mail. Gustavo lembra-se de outro participante que estava insatisfeito com a função de caixa-executivo e, por isso, pensava em se aposentar logo. Quando soube que podia abrir mão da comissão no BB sem diminuir o nível da contribuição à PREVI, ou seja, sem reduzir o valor do complemento de aposentadoria por causa da perda da vantagem, ficou aliviado. "Disse que ia pensar bem nisso, principalmente porque o pagamento das contribuições ao Plano está suspenso, diz Gustavo, satisfeito com o retorno imediato do trabalho de assessoria. "Na conversa telefônica, podemos ter certeza de que esclarecemos as dúvidas do participante", enfatiza.

< página 1

página 3 >