Edição 179 Agosto/2014

recursos do plano

Signatários do PRI participam de workshop no CCBB

Signatários brasileiros do PRI (sigla para Principles for Responsible Investment ou, na tradução livre, Princípios para o Investimento Responsável) participaram no dia 7 de agosto de um workshop em que puderam discutir as estratégias da iniciativa para os próximos anos, além de apresentar críticas, sugestões e demandas. Também foi apresentado o estado atual do processo de revisão da governança do PRI, que está sendo coordenado por um Comitê do qual a PREVI faz parte, junto com os representantes do CalPERS e das Organizações das Nações Unidas (ONU).

O evento, organizado pela PREVI, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) e contou com a presença de Fiona Reynolds, diretora da Iniciativa. Além do Rio de Janeiro, os workshops estão sendo realizados em outras cidades representativas de signatários ao redor do mundo.

Um dos temas do encontro foi a apresentação dos resultados da pesquisa realizada pela organização com os signatários globais, em que foram colhidas informações sobre os eventos, produtos e engajamentos que atualmente são oferecidos pelo PRI. A pesquisa abordava sete categorias, como o papel da Iniciativa na promoção de investimentos responsáveis, comunicação e governança. Pelo resultado, a América do Sul teve destaque relevante com relação aos tópicos “eventos, comunicação, suporte e engajamento”.

O PRI é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas e de um grupo de líderes da comunidade internacional de investimentos, que começou em 2006. A PREVI foi a primeira signatária da América Latina do programa e atualmente faz parte do conselho administrativo. Outros workshops do PRI no Brasil também foram organizados pela PREVI, como o que apresentou aos signatários brasileiros a nova ferramenta on-line de relato e avaliação das práticas de investimento responsável, realizado em dezembro de 2013.

No último mês de julho a PREVI participou da reunião da Iniciativa com o secretário geral da ONU, que teve como objetivo a integração entre os variados segmentos da sociedade no debate sobre atuação responsável nos negócios. Participar do PRI representa o compromisso da PREVI e dos grandes investidores institucionais em investir em negócios sustentáveis, atentos aos aspectos social, ambiental e de governança corporativa. O PRI tem como finalidade viabilizar a incorporação das questões socioambientais e de governança às práticas de análise, decisão e gestão de investimentos.

Mais Vistos

INDEX