CAPEC
Uma segurança a mais para os participantes da PREVI

Além dos Planos de Benefícios, a PREVI também proporciona aos participantes a proteção da Carteira de Pecúlios (Capec). São três tipos de seguros oferecidos aos associados da PREVI. A Carteira de Pecúlios é mantida com contribuições específicas dos participantes. Seus recursos não se confundem com os dos planos de benefícios mantidos pela PREVI

Atualmente, são oferecidas sete modalidades de pecúlio: cinco por morte do associado (Ordinário, Adicionais I, II, III e IV), uma no caso de aposentadoria por invalidez e uma por morte do cônjuge (Especial). O ingresso na Capec é feito mediante inscrição no Pecúlio Ordinário. A adesão aos demais é facultativa.

MELHOR QUE O MERCADO
A exemplo do Plano de Benefícios, a Capec também não tem fins lucrativos. Tudo o que é arrecadado é utilizado para o pagamento das indenizações e para as despesas administrativas. Essa já é uma diferença significativa em relação aos produtos oferecidos pelo mercado. Outro aspecto importante é o fato de a Capec, diferentemente de seguradoras, não ter gastos com publicidade ou taxas de corretagem. Tudo isso faz com que a Capec possa oferecer, na média, seguros com preços adequados à realidade dos funcionários do Banco do Brasil (veja quadro na página ao lado).

Além disso, na Capec não são feitas exigências como tempo de carência. Feito o pecúlio, imediatamente o associado passa a contar com a proteção. Na hora de pagar uma indenização não são feitas exigências burocráticas que só atrasam o pagamento. Na Capec, os pagamentos são feitos em até 30 dias após a ocorrência.


A CAPEC FUNCIONA NO REGIME DE REPARTIÇÃO SIMPLES.
O QUE É ISSO?


O modelo de custeio é um dos aspectos que mais suscita dúvidas entre os participantes da PREVI. Muitos acreditam que pelo fato de contribuírem há muitos anos para a Capec teriam uma reserva acumulada que poderia ser sacada no futuro. Mas não é a assim que a Capec é estruturada. Os pagamentos mensais que os participantes fazem correspondem ao mínimo necessário para cobrir as despesas com as indenizações e com a administração da Carteira no período de um ano. Um detalhe importante: não existe contribuição do Banco do Brasil.

Esse modelo é denominado “repartição simples”. No começo de cada ano são feitos cálculos atuariais para estimar os gastos com o pagamento de indenizações no período e com a administração da Carteira. A partir desses cálculos, são definidos os valores a serem pagos por quem tem os pecúlios. Resumo: os recursos arrecadados são utilizados no próprio exercício. Caso haja sobra, os valores são mantidos no fundo de investimentos da Capec. Além disso, 10% dos valores arrecadados formam uma reserva de contingência para a Carteira.

A Capec funciona de forma similar aos seguros residenciais e de automóveis. O fato de o participante pagar anualmente o valor do prêmio não garante que, ao final de um determinado período, não ocorrendo o evento segurado (incêndio, colisão etc), terá qualquer valor a ser devolvido. Na verdade, o segurado contribuiu para ter cobertura exclusiva para um determinado período (no caso da Capec, por um ano, renovável a cada ano) no caso da ocorrência de algum sinistro.

PRÊMIO É IGUAL PARA TODOS
Por ser uma espécie de “rateio”, o prêmio pago para cada tipo de pecúlio é igual para todos. Trata-se de um prêmio médio, apurado de acordo com o tipo de pecúlio e calculado com base nas idades dos participantes. Quanto mais jovens aderirem à Capec, mais barato será o prêmio, uma vez que a idade média será menor.

Saídas de grandes contingentes de associados, como ocorreu por ocasião do Plano de Demissão Voluntária (PDV) de 1995, são prejudiciais, pois muitos participantes jovens que ajudavam a manter baixo o prêmio mensal deixaram a Capec.

VALORES PAGOS

Verifique no seu “espelho” o valor do prêmio descontado na verba 750. Na tabela a seguir estão os valores pagos em caso de sinistro.


> Regulamento da Capec



Continua »
INSS revisa benefícios


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Em busca da melhor solução | Investimentos: Resultado de reestruturações: Guaraniana e CPFL | Relacionamento com Participantes: Parcela PREVI: é possível encontrar solução? | Quais seriam as soluções? Elas têm custo? | Nova Carim tem balanço positivo | Benefícios: Capec - Uma segurança a mais para os participantes | INSS revisa benefícios | Gestão: Encontro de Conselheiros | | Isenção de IR


Topo da página