|nº 107| Outubro 05

Nesta Edição » Gestão - Shoppings - Lucro acima do atuarial
Shoppings são destaque
Investimento supera em até duas vezes as metas estipuladas e gera cerca de R$ 9 milhões por mês para a PREVI

Todo mundo sabe que fatores como segurança e comodidade tornam os shoppings centers bastante atrativos. O que muitos associados não sabem é que, ao privilegiar os shoppings em que a PREVI tem participação, podem contribuir para aumentar os rendimentos da própria PREVI.
Quanto maiores as vendas, menor tende a ser o número de lojas vagas. Além disso, o valor do aluguel recebido pela PREVI e demais proprietários varia de acordo com o sucesso dos estabelecimentos Por isso, cada vez que você, participante, pede a nota fiscal de uma compra realizada em um shopping, além de um ato de cidadania, está ajudando a PREVI a fiscalizar seus shopping centers.
Morumbi, em São Paulo: participação de 15%


Para o diretor de Participações, Renato Chaves, segurança e conforto são fundamentais para o sucesso dos shoppings

Os shoppings já representam cerca de 28% dos investimentos imobiliários da PREVI e têm se destacado pela crescente rentabilidade, superando as metas esperadas em até duas vezes nos últimos três anos. Atualmente, geram, em média, renda de R$ 9 milhões por mês para a Instituição.

Dos 241 shoppings centers espalhados pelo Brasil, 17 possuem participação da PREVI. O investimento chega a cerca de R$ 760 milhões. Se fosse um fundo de pensão, a carteira de shoppings centers da PREVI, ocuparia a 52ª posição no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp), que reúne 270 entidades.

Composição da Carteira

Dentre os estabelecimentos da carteira da PREVI estão os maiores do gênero no País, com destaque para o BarraShopping, no Rio de Janeiro, que acabou de completar 24 anos. Com a interligação do BarraShopping ao New York City Center, passaram a circular mensalmente cerca de 3,5 milhões de consumidores nas dependências dos dois empreendimentos. Considerando-se apenas os 17 shoppings em que a PREVI tem participação, esses empreendimentos representam 8,74% da área total de shoppings no País.

Acompanhamento


Para garantir a rentabilidade adequada dos empreendimentos, a PREVI adota uma série de ações que incluem aprovação de orçamentos, análise de prestações de contas, visitas, auditorias externas, análise de relatórios gerenciais e participação em assembléias.
Essas e outras medidas aprimoram a administração dos empreendimentos. Tais procedimentos acarretam redução de custos e mostram resultados positivos na qualidade final das revitalizações ou modernizações.

Manutenção ajuda a valorizar investimento

Como forma de valorizar os investimentos em shoppings centers, locais onde as pessoas buscam, além do consumo, conforto e um ambiente agradável para fazer as compras ou mesmo passear, a PREVI implementou um Programa de Conservação e Atualização Tecnológica Patrimonial de seus ativos imobiliários. Esse Programa faz parte de um projeto estratégico que normatizou procedimentos de vistoria, com programação de inspeções prediais periódicas.
Com esse Programa, a ­PREVI busca fortalecer a filosofia de que os proprietários devem trabalhar para manter os shoppings tecnologicamente atualizados em relação aos concorrentes. O Programa já foi implementado em 12 shoppings da carteira da PREVI. “Entendemos que a manutenção de boas condições de equipamentos, maior segurança e conforto dos usuários são fundamentais para o sucesso dos empreendimentos”, afirma Renato Chaves, diretor de Participações da PREVI.

 

* Valores projetados para 2005