|nº 107| Outubro 05

Nesta Edição » Notas
Opinião do associado
Queda do IGP-DI

Setembro foi o quinto mês consecutivo em que o IGP-DI teve desempenho negativo neste ano. O índice registrou deflação de 0,13%. Em agosto, o IGP-DI já tinha recuado 0,79%, o que representou o menor patamar registrado desde setembro de 1995. A queda acumulada é explicada pelo fato de o índice sofrer grande influência do câmbio.

De janeiro a setembro deste ano, o IGP-DI acumulou 0,19%, enquanto no mesmo período o INPC registrou 3,47%. Desde junho de 2004, a PREVI deixou de usar o IGP-DI como índice atuarial e passou a adotar o INPC. É por esse índice que são reajustados os benefícios, entre outras contas.

A opinião do associado é importante para a PREVI. Pensando nisso, periodicamente é encomendada pesquisa de satisfação a instituto especializado. Neste momento, estão sendo entrevistados por telefone 800 associados de todo o País, tanto quem está na ativa, filiado ao Plano 1 ou ao ­ PREVI Futuro, como quem já está aposentado. Portanto, se for procurado, dê sua opinião. Depois da conclusão do trabalho, os resultados serão amplamente divulgados.

Empréstimo sem cobrança em janeiro e fevereiro

Existe uma modalidade de Empréstimo Simples que interrompe o pagamento das prestações nos dois primeiros meses do ano. É o chamado empréstimo Série 10. Para optar por essa modalidade – já com suspensão da prestação nos meses de janeiro e fevereiro de 2006 – o participante deve renovar o atual empréstimo até 30 de dezembro de 2005. É bom lembrar que as prestações de empréstimos mantidos na modalidade Série 12 serão cobradas normalmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2006. Mais informações no site da PREVI ou no 0800-21-0505.

Censo do INSS

O associado pode consultar no site da previdência ou pelo 0800-78-0191 se é um dos beneficiários do INSS que vão participar do Censo Previdenciário. As pessoas convocadas serão comunicadas pelo banco pagador do benefício. Caso selecionado, aposentado ou pensionista deve fornecer as informações cadastrais diretamente à agência bancária. Realizado em etapas, o Censo vai até fev/2007. Caso o beneficiário não possa comparecer, o procurador ou representante legal cadastrado no INSS deve apresentar a documentação do titular do benefício.

IR – Declaração Anual de Isento

Até o dia 30 de novembro, aposentados e pensionistas que receberam rendimentos tributáveis em 2004 no valor total de até R$ 13.968,00 deverão apresentar à Receita Federal a Declaração Anual de Isento. Quem não entregar a Declaração terá o CPF classificado como “pendente de regularização” no primeiro ano e, no ano seguinte, cancelado. A Declaração Anual de Isento deve ser apresentada desde que o associado não esteja inserido nas demais condições estabelecidas pela Receita que obrigam a apresentação da Declaração de Ajuste Anual. Mais informações nas secretarias da Receita Federal ou no site www.receita.fazenda.gov.br.

Seleção para Conselheiros em empresas

Em 20 de novembro, terminam as inscrições para a Seleção para Conselheiros em Empresas Participadas/2006. Mais informações no site da Previ (Investimento/Governança Corporativa).