|nº 109| Dezembro 05

EDITORIAL
A melhor resposta




Da esq. para dir., Cecília Garcez, diretora de Planejamento,
Erik Persson, diretor de Seguridade, Renato Chaves,
diretor de Participações, Sérgio Rosa, presidente da PREVI, Francisco Alexandre, diretor de Administração e
Luiz Aguiar, diretor de Investimentos
Em 2005 a PREVI vai registrar seu terceiro ano de superávit consecutivo. Os planos estão cada vez mais sólidos e protegidos. As empresas nas quais a PREVI tem maior participação foram destaques no ano: a Vale e a Petrobras atingiram classificação de risco “investment grade”; a CPFL e a Neoenergia transformaram-se na primeira e segunda melhores empresas do setor de energia elétrica; a Brasil Ferrovias foi reestruturada e começou vida nova; a Brasil Telecom foi retomada; a Paranapanema está saindo do sufoco; a Embraer lançou com sucesso sua nova linha de aeronaves; a Perdigão não pára de crescer; e por aí vai.
Fizemos da Capec uma opção ainda mais segura para os participantes, pois enfrentamos os problemas estruturais da carteira de pecúlios e buscamos a sua perpetuação.

Avançamos na solução da Carim. Centenas de contratos foram quitados e milhares renovados em bases mais equilibradas.
Demos um tremendo passo para a solução da Parcela PREVI, com impacto direto nos benefícios de milhares de aposentados atuais e futuros.
Estivemos na ONU debatendo investimentos socialmente responsáveis, lançamos nosso 8º Relatório de Responsabilidade Social e fomos pioneiros na adesão ao “Carbon Disclosure Project” (um projeto mundial que tem por objetivo monitorar as emissões de carbono).
Aprofundamos nossa política de controles internos, atualizamos nossa política de pessoal, investimos em treinamento e desenvolvimento da equipe da PREVI.
Respondemos dezenas de requerimentos de informação e mostramos que a PREVI manteve seus negócios dentro dos mais elevados padrões de ética e profissionalismo.
Tudo o que aconteceu faz com que 2005 tenha sido um dos melhores anos para a PREVI, com resultados positivos em quase todas as frentes de trabalho. Foi a colheita de muitas ações plantadas e cultivadas com carinho.
Nós aqui sabemos que, apesar de tudo que foi feito, sempre há muito ainda por fazer. A PREVI, na verdade, é como um jardim: para ficar bonito, a gente tem que cuidar todo dia.

Sergio Rosa