|nº 112|Março 06

EDITORIAL
PREVI em três tempos

1. TEMPO DE ELEIÇÃO

A participação dos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas na vida da PREVI faz parte da história da entidade. Pode-se dizer, sem medo de errar, que essa participação ajudou a PREVI a superar todos os seus desafios e chegar com saúde e com força até aqui. Essa participação não se resume às eleições, mas sem dúvida este é um momento especial.
Através da eleição direta, os associados vão escolher as pessoas que irão assumir tarefas decisivas na gestão e na fiscalização do seu fundo. E as responsabilidades são enormes, como todos sabemos.
Tempo de eleição também é, naturalmente, tempo de debate, de polêmica e de escolha. E essa é uma tarefa inalienável dos associados. O nosso papel, na PREVI, é assegurar um processo transparente, seguro, em alto nível, que garanta o direito de todos. Tudo faremos para estar à altura dessa responsabilidade.

2. TEMPO DA VERDADE

Depois de meses e meses de investigação, finalmente a CPMI dos Correios apresentou seu Relatório. Depois de meses de acusações e suspeitas, finalmente chegou a hora da verdade. E a verdade é que não foram encontradas operações irregulares realizadas na PREVI.
Apesar de fragilidades técnicas que permearam a condução dos trabalhos, e que acabaram gerando relatórios parciais imprecisos, nenhuma perda foi detectada e nenhuma irregularidade foi caracterizada.
Ao contrário, a CPMI acabou reconhecendo que certas medidas já adotadas pela PREVI – como a negociação através de plataformas eletrônicas – deveriam ser estimuladas para todo o sistema.

3. TEMPO DE COLHER

O Conselho Deliberativo da PREVI aprovou a redução das contribuições em 40%. A medida está sendo encaminhada para homologação da Secretaria de Previdência Complementar e tão logo seja aprovada será aplicada.
A redução das contribuições é resultado direto da solidez alcançada pelo Plano de Benefícios 1. Em fevereiro de 2006, com o desempenho das aplicações, nosso patrimônio cresceu ainda mais. O passado consistente e uma análise cautelosa do futuro indicam a possibilidade de diminuir o custo do plano para os participantes e o patrocinador.
Juntamente com o acordo da Parcela PREVI (que aguarda as aprovações regulamentares para ser implementado) são frutos concretos que estão sendo colhidos. Além disso, o Conselho Deliberativo vai examinar outras medidas de ajuste de benefícios nos próximos 60 dias.

Sérgio Rosa