| Especial | Abril 06

Nesta Edição » CHAPA 1

CHAPA 1 - UNIDADE NA PREVI

Conselho Deliberativo Odali Dias Cardoso titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 56 anos, admitido no BB em 1971. Aposentado desde novembro de 2003. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Cursou MBA em Administração Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Foi assistente técnico em contabilidade e comércio exterior na CACEX. Foi presidente da AABB Tijuca (RJ). É presidente da AABB Rio de Janeiro.
Conselho Deliberativo Luiz Carlos Teixeira suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Aposentado desde 1996, 58 anos. Paulista de Ribeirão Preto. Graduado em Ciências Sociais e Políticas, Propaganda e Marketing. Pós Graduado em Sociologia Urbana, com especialização em Economia do Trabalho. Fez MBA em Administração. No BB, trabalhou em áreas técnicas e foi coordenador e instrutor do antigo DESED. Foi Auditor Sindical. É dirigente da CAT (Central Autônoma de Trabalhadores), da FEEB SP/MS e do Sindicato de Ribeirão Preto. Colaborador da UTAL (Universidade dos Trabalhadores da América Latina). É conselheiro fiscal eleito da PREVI e é conselheiro fiscal da FRAS-LE, indicado pela Previ.
Conselho Fiscal Carlos Alberto Guimarães de Sousa titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 47 anos. Ingressou no BB como menor aprendiz em 1974 e na carreira administrativa em 1977, na agência Campos Elíseos (SP). Atuou nas áreas de câmbio e comércio exterior, foi caixa executivo e gerente de vendas. Graduado em Economia pela PUC de São Paulo. Foi vice-presidente e atualmente é presidente do Satélite Esporte Clube, em segundo mandato. Foi conselheiro da AABB São Paulo. É conselheiro deliberativo do CESABB-SP e do Conselho de Administração da FENABB.
Conselho Fiscal Fernanda Carísio suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Aposentada desde 1998. Formada em jornalismo pela UFF, pós-graduada em Gestão e Planejamento e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi gerente de expediente na agência Bandeira (RJ). Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT). Participou do Conselho Deliberativo da ANABB. Foi conselheira fiscal da Previ. Presidiu ainda a Comissão Municipal de Trabalho do Rio de Janeiro e integrou o Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento do Município do Rio. É assessora da Ouvidoria da Petros.
Diretoria Executiva Francisco Ferreira Alexandre Diretor de Administração - de 1/6/2006 a 31/5/2010 É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Maceió, pós-graduado em Economia e Gestão das Relações de Trabalho pela PUC-SP e MBA em Finanças Corporativas pela PUC-RJ. Começou como Menor Aprendiz em Bom Conselho PE, em 1978. É Diretor de Administração da Previ representante dos associados 2003-2006, foi coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, foi secretário de Imprensa da Confederação Nacional dos Bancários. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de Alagoas.
Diretoria Executiva CECÍLIA Mendes GARCEZ Siqueira DiretorA de planejamento - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Ingressou no BB em 1979. Graduada em Educação pela UnB-DF e em Psicologia pela FUNREI-MG. Pós-graduada em Formação Geral para Altos Executivos e em Gestão de Fundos de Pensão, FGV/DF. Especialização em Gestão de Fundos de Pensão pela Wharton School-Philadelphia. Cursa mestrado em Administração no IBMEC/RJ. Foi diretora da ANABB, Conselheira Deliberativa da Previ em 2002-2003. É Diretora de Planejamento da Previ. Trabalhou em Tatuí (SP), Saquarema (RJ), Cesec Andaraí e Niterói (RJ) e São João Del Rei (MG) e na DG na INFRA (DF). É conselheira deliberativa da ANABB.
Diretoria Executiva José Ricardo Sasseron Diretor de seguridade - de 1/6/2006 a 31/5/2008 50 anos. Funcionário da GEREL (SP) desde 1980. Técnico em Contabilidade, bacharel em História pela USP. Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Coordenou a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. Foi conselheiro fiscal eleito da Previ. É presidente da ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão. É conselheiro deliberativo eleito da Previ. Representa os trabalhadores no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social que regulamenta a Previdência Complementar.
Conselho Consultivo - Plano 1 João Antonio Maia Filho titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Ingressou no BB em 1962. Aposentado desde 1987. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará e em Ciências Contábeis pela UEDF. Pós-graduado em Administração de Cooperativas pela Universidade Católica de Goiás. Cursou MBA em informática no SENAC Goiás. Foi chefe de supervisores em Belém (PA) e do CESEC Goiânia. É conselheiro fiscal da CASSI, com mandato até maio de 2006. Foi conselheiro deliberativo da ANAPAR. É presidente da AFAGO – Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil em Goiás.
Conselho Consultivo - Plano 1 Oswaldo de Assis Gomes Júnior suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Ingressou no BB em 1982, em São João Del Rei (MG). Associado da Previ desde 1985. Foi delegado sindical e membro da CIPA nos CESEC Guarani e São João Del Rei. Graduado em Filosofia pela FUNREI. Advogado, formado em Direito pela PUC de Minas Gerais. Foi caixa executivo na agência Praça ABC Belo Horizonte (MG). É Diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região (MG).
Conselho Consultivo - Plano 1 Romildo Gouveia Pinto titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Aposentado, 57 anos. Conselheiro deliberativo eleito da ANABB e da COOPERFORTE. Conselheiro de Administração e do Comitê de Auditoria da Brasil Ferrovias e da Ferronorte. Foi Analista-chefe e Chefe de Divisão na Tecnologia do Banco do Brasil. Presidiu os Conselhos do CIN, da ANABB e da CASSI. Foi Presidente da CASSI, onde desenvolveu o Plano Saúde Família e aumentou as reservas da Caixa. Foi instrutor de Relações Humanas e Tecnologia do Banco. Fez MBA Altos Executivos pela USP. Participa anualmente do Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Integra o Grupo Temático de Previdência da ANABB.
Conselho Consultivo - Plano 1 Emílio Santiago Ribas Rodrigues suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 50 anos. Advogado, com especialização em Direito do Trabalho. É o atual diretor de Relações Externas e Parlamentares da ANABB. Tomou posse no Banco do Brasil em 1980, em Altamira (PA). Trabalhou em várias dependências do Banco, dentre elas Lages (SC), Alegrete (RS) e Porto Alegre (RS). Presidiu a ANABB por duas vezes. Foi eleito pelos funcionários para presidente da AABB Alegrete (RS), delegado da Cooperforte, conselheiro fiscal da CASSI, diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS) e membro da CIPA da GEREL em Porto Alegre.
Conselho Consultivo - Plano 1 José Paulo Staub titular - de 1/6/2006 a 31/5/2008 54 anos, nascido em Venâncio Aires (RS). Funcionário do BB desde 1973. Foi gerente de contas na agência Comendador Araújo Curitiba (PR). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (PR), com especialização em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná. Fez cursos para gerência e desenvolvimento de negócios, gerência de marketing, negócios com pessoas jurídicas e outros. Vice-presidente da Associação Beneficente dos Aposentados e Funcionários do BB no Paraná. É secretário geral do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR).
Conselho Consultivo - Plano 1 Mércia Maria Nascimento Pimentel suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2008 Representa a Bahia na Chapa Unidade na Previ. Aposentada, 51 anos. Integra o Conselho Deliberativo da ANABB. Graduada em Letras, pós-graduada com MBA em Gestão em Saúde e MBA Marketing Executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Foi gerente nas Agências de Alagoinhas (BA) e Joana Angélica Salvador (BA). Foi assessora na Superintendência da Bahia. Presidiu o Conselho Deliberativo da AABB Alagoinhas (BA).
Conselho Consultivo - Plano 2 Rodrigo Lopes Britto titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 Natural de Brasília (DF). Ingressou no Banco do Brasil em março de 2002 e, desde então, é associado do plano Previ Futuro. Tomou posse na agência SBS Brasília (DF), onde foi gerente de expediente. É diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília (DF); dirigente da Federação dos Bancários do Centro-Norte. Faz graduação em Direito pela UNIP Brasília (DF).
Conselho Consultivo - Plano 2 Wagner de Sousa Nascimento suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 33 anos. Ingressou no BB e aderiu à Previ em dezembro de 2002. Técnico em contabilidade. Foi Secretário de Administração do Município de Divisópolis (MG), onde trabalhou com contabilidade pública e foi presidente da Comissão de Licitação por 2 anos. Participou de cursos e treinamentos em gestão pública nas áreas contábil, administrativa e de recursos humanos. No Banco do Brasil é caixa executivo e já trabalhou como Gerex de Suporte e Atendimento. É Diretor Eleito do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte (MG). Membro do Conselho de Usuários da CASSI Minas Gerais.
Conselho Consultivo - Plano 2 Humberto Fernandes de Oliveira titular - de 1/6/2006 a 31/5/2010 29 anos. Ingressou no banco em junho de 2002 e desde então é associado do plano Previ Futuro. Gerente de contas na agência Araçatuba (SP). Foi presidente da AABB Araçatuba. Fez vários cursos oferecidos pelo Banco, dentre eles o MBA Executivo em Finanças, pelo consórcio INEPAD/Universidade de Brasília. É formado em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Conselho Consultivo - Plano 2 Pablo Sanches Braga suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2010 25 anos, casado, pai de 2 filhos, advogado, formado em direito pela Universidade Federal da Bahia, ingressou no Banco em 2003, exerce a função de escriturário na Ag.0346-8/Cidade Alta (BA), sendo o preposto dessa dependência para assuntos jurídicos.
Conselho Consultivo - Plano 2 Isabel Cristina dos Santos Souza titular - de 1/6/2006 a 31/5/2008 Funcionária do Banco do Brasil desde março de 1999 e participante do plano 2 desde então. Graduada em Ciências Econômicas pela FACESP (Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo).Pós-graduada em Mercado de Capitais pela UNIP-Universidade Paulista. Atualmente cursa MBA Executivo em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas. Foi delegada sindical na Superintendência Estadual (SP). Foi analista na Superintendência Estadual (SP) e atualmente é gerente de contas no Escritório Private em São Paulo.
Conselho Consultivo - Plano 2 Luciano Figueiredo Oliveira suplente - de 1/6/2006 a 31/5/2008 4 anos de Banco e de filiação ao plano Previ Futuro. Nascido em Dom Pedrito (RS). Formado em Administração pela Universidade Regional da Campanha – URCAMP (RS). Cursos de extensão em Administração e Administração Pública. Foi professor e chefe de departamento na Secretaria Estadual de Administração do Rio Grande do Sul. No BB, foi gerente de contas e atualmente é assistente de negócios na agência Jerônimo Coelho Porto Alegre (RS). É coordenador da EAD em sua agência. Diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

PROGRAMA

 COMPROMISSO COM VOCÊ

A Chapa Unidade na Previ tem história e já demonstrou capacidade para administrar a Previ e encaminhar as demandas dos associados. Capacidade que rendeu conquistas como a redução da Parcela Previ, o aumento do benefício mínimo, a reabertura da Carim, a eleição direta para os diretores, a incorporação dos novos associados à gestão da Previ e, mais recentemente, a redução das contribuições.

Na atual administração, a Previ saiu de um déficit de R$ 3,6 bilhões, registrado em 2002, para superávits seguidos a partir de 2003, atingindo R$ 18,9 bilhões em dezembro passado.

Além da capacidade técnica, a Chapa Unidade na Previ tem representatividade política, pois reúne pessoas ligadas às mais importantes entidades do funcionalismo – sindicatos, Anabb, associações de aposentados, AABB’s.

Nosso compromisso é sempre ouvir as demandas dos associados, construir soluções viáveis, lutar pelas reivindicações de todos e administrar a Previ com transparência e segurança.

Entre 15 e 29 de maio vote na Chapa Unidade na Previ para, juntos, mantermos a Previ numa rota de transparência, segurança e conquista de melhores benefícios.

 PROPOSTAS

MAIS DEMOCRACIA, MAIS BENEFÍCIOS

FIM DO VOTO DE MINERVA
Vamos continuar lutando pelo fim do voto de minerva para não correr o risco de o banco tomar decisões à revelia dos associados. A Previ já tem parecer da SPC que aceita a possibilidade de se tomar decisões relevantes somente por decisão de maioria.

DIREITOS DOS ASSOCIADOS
Continuaremos pressionando o banco para reincorporar o direito dos associados de decidir por voto direto a aprovação de balanço anual, as alterações nos estatutos e nos regulamentos dos planos.


MELHORIAS NO PLANO 1

REABERTURA DA CARIM
A reabertura dos financiamentos imobiliários já está decidida, mas não implantada. Nosso compromisso é agilizar a implantação para atender a todos os associados, a começar pelos que nunca usaram a Carim.

BENEFÍCIO MÍNIMO
O benefício mínimo vai melhorar com a nova PP, mas há espaço para mais. Nossa proposta é que o benefício mínimo seja calculado a partir da soma da reserva de poupança de cada associado mais 80% desse valor, e não somente da reserva de poupança.

MUDANÇA DA FÓRMULA DE CÁLCULO DO BENEFÍCIO
O objetivo é melhorar os benefícios daqueles que se aposentam com menos de 30 anos de contribuição e hoje são prejudicados pelo critério de cálculo. Nosso compromisso é rever a fórmula de cálculo e garantir benefícios equânimes a todos.

AUMENTO NO TETO DE BENEFÍCIOS
Existem dois tetos de benefícios: 136% do Vencimento Padrão mais anuênios ou 75% da remuneração. A Previ considera o que for maior para efeito de aposentadoria. Nossa proposta é aumentar o teto para 90% da remuneração para melhorar a aposentadoria de milhares de pessoas.

ALTERAÇÃO DO TETO DE BENEFÍCIO PARA QUEM FICA MAIS DE 30 ANOS NO PLANO
A nova lei de previdência estabeleceu idade mínima para aposentadoria proporcional, obrigando muitos a permanecerem na ativa por mais tempo e a contribuir por mais de 30 anos à Previ. A atual regra de cálculo da Previ estabelece um teto que pune os que excedem 30 anos de contribuição. Propomos rever esse critério e aumentar o benefício desse segmento de maneira proporcional ao tempo de contribuição.

AUMENTO NAS PENSÕES
Propomos aumentar de 60% para 80% o valor mínimo das pensões pagas aos beneficiários dos participantes falecidos.

ANTECIPAÇÃO DO BENEFÍCIO AOS 45 ANOS PARA AS MULHERES
A Previ garante aposentadoria antecipada – sem INSS – aos 50 anos para homens e mulheres. Propomos que essa idade seja reduzida para 45 anos para as mulheres e corrigindo uma distorção do plano, dando o mesmo tratamento ao benefício ou seja, redução de três anos em relação à geral de previdência.


MELHORIAS NO PLANO PREVI FUTURO

RESGATE DAS RESERVAS
Propomos que o participante do Previ Futuro tenha o direito de resgatar, além das suas contribuições pessoais, também as contribuições do banco, descontadas as despesas administrativas e o custeio do benefício de risco.

CUSTEIO DO BENEFÍCIO DE RISCO
O banco e o participante pagam cada um 0,7% dos salários como contribuição para bancar os benefícios de risco (aposentadoria por invalidez e pensão por morte de ativos). No resgate, esse percentual não é devolvido. Propomos que o benefício de risco seja custeado somente pela contribuição patronal, para melhorar o montante das reservas individuais.

FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS
O plano Previ Futuro não tem recursos suficientes para abertura de financiamentos imobiliários, pois o teto legal de 15% dos ativos é utilizado para empréstimos simples. Nossa proposta é viabilizar acordo com o BB ou outros bancos para abrir financiamento imobiliário mais barato aos associados do plano Previ Futuro.

REVISÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS
Propomos rever a política de investimentos do plano Previ Futuro e investir parte das reservas em fundos de renda variável, de maneira a melhorar a rentabilidade e aumentar o valor das cotas. Tudo feito com segurança e acompanhado pelo Conselho Consultivo do plano.