|nº 127| Set/Out 07

ESPAÇO LIVRE

China: cultura e economia

 


China O Que É Preciso Saber
Carlos Tavares de Oliveira, aposentado
Edições Aduaneiras, Ltda., 2004
158 páginas
Comércio internacional é assunto que Carlos Tavares de Oliveira domina; economia chinesa, uma paixão. Fruto de seus mais de 300 artigos sobre o gigante asiático, Tavares foi identificado pelos chineses como o “brasileiro de coração chinês”. Em China: o que é preciso saber, conta a história desde os seus primórdios, há sete mil anos. Analisa descobertas da vida moderna como papel, livro, bússola, pólvora, petróleo e gás. O autor focaliza as reformas agrária e da educação, bem como aquela realizada no comércio exterior com incentivo à exportação e ao ingresso de investimentos estrangeiros. Além de informações sobre o intercâmbio Brasil–China, conta a história de Hong-Kong, Tibete e Taiwan. Aposentado do Banco, Carlos Tavares de Oliveira é autor de mais de 14 livros e trabalha na Confederação Nacional do Comércio, onde foi homenageado no último mês de setembro pelos 36 anos de serviços prestados à entidade. Consultor em comércio exterior, especialista em portos e articulista econômico, Carlos é membro da Academia de Letras do Banco do Brasil. Para comprar, ligue (11) 3120-3030, se estiver em São Paulo, (21) 2132-1314, se morar no Rio de Janeiro ou 0800-70777-70, para as demais localidades. Você pode também comprar pelo site www.aduaneiras.com.br.
Curta Dica

O Velho Ipê Amarelo
Nege Além, aposentado
Editora Prismagraf

O livro é sobre Nano, o filho já falecido de Nege. O livro é uma homenagem, em que o pai relata casos e momentos vividos com o filho, principalmente durante pescarias. É uma reunião de relatos, inclusive de pessoas mais próximas. Para entrar em contato com o autor e adquirir a obra, mande mensagem para o e-mail: negealem@uol.com.br.

Retrato Três por Quatro
Ubirajara Franco, aposentado
Editora Vitória Ltda. 2003, 159 páginas

A poesia é uma ilusão verdadeira, ainda que não necessariamente real. Ubirajara Franco escreve poesias com esse significado. Diz que, em sua coletânea, o leitor encontrará versos que não resistem às apuradas críticas dos literatos. Escreveu seu primeiro soneto aos 12 anos e seu nome figura dentre os intelectuais do Banco do Brasil, em seleção realizada pela AFABB (RJ). Para adquirir a obra entre em contato pelo telefone: (34) 3332-7443.

Professor: Um profissional transformador
Kátia Luzia Lima Ferreira, Agência 504 Norte - Espaço Estilo (DF)
Casa do Novo Autor Editora, 2007, 87 páginas

Kátia é funcionária do Banco e pedagoga. Em seu livro, enfatiza o papel transformador do professor: o magistério não pode ser visto como um ato de doação e amor sacrificado, mas de construção do conhecimento e da visão crítica e universal. O amor à profissão existe sim. Segundo ela, o amor consciente e com compromisso. Para adquirir a obra, envie mensagem para oremoofs@zipmail.com.br ou ligue nos telefones (61) 3301-5290 ou (61) 3424-4026.

Retratos de Virgulino
Tarcizo Leite de Vasconcelos, aposentado
Edições Bagaço, 2005, 92 páginas

Trata-se de retrato testemunhado e humanizado dos cangaceiros. Nascido no sertão, seu livro é para ser lido num fôlego só, assim como foi criado. O autor, ao abusar da linguagem sertaneja, aproxima o leitor de um universo que tende a ser desconhecido por muitos brasileiros. Entre em contato com o autor para adquirir o livro, pelo telefone (81) 3416-6215 ou mande mensagem para tarcizovasconcelos@ig.com.br.