|nº 128| Nov/Dez 07

CARTAS

SUPERÁVIT

Os aposentados pelo PAA também vão ser beneficiados com o superávit da PREVI?
Nelson Cesar de Oliveira Santos
Rio Grande (RS)

Resposta da PREVI
Sim. Esse grupo de colegas também será beneficiado.

SUPERÁVIT 2

Devem existir outros colegas – aposentado Vesting como eu – que ainda não foram contemplados com as vantagens do Superávit do Plano 1. No meu caso, passei a receber o benefício em março/2003, portanto muito depois da entrada em vigor do Estatuto de 1997. Existem estudos para implementar algum benefício para nós?
Anísio Salvatini da Silva
Maringá (PR)

Resposta da PREVI
Aqueles que se desligaram do Banco e optaram por permanecer no Plano 1 como participantes externos (vesting) não fazem jus a benefício especial decorrente do Superávit.
O benefício do vesting é calculado de acordo com a reserva existente na data da opção.
A partir daí, os direitos investidos não incorporam variações do Plano, inclusive no caso de eventual déficit. No momento, não há estudos voltados para esse grupo de participantes.

SUPERÁVIT 3

O Patrimônio bem como a elevada Reserva Especial da PREV I indicam-nos que é hora de corrigir injustiças e depois analisar melhorias de benefícios, de maneira global. Uma injustiça é o não-pagamento dos valores anteriores a 2006 da PP . Esses valores também ajudaram a engrossar as atuais reservas da PREV I e foram retirados apenas de um segmento de associados.
Antonio Braz Alvez Mourão
Juiz de Fora (MG)

Resposta da PREVI
A conduta da PREV I para fixação do novo valor da PP em 1/12/2005 e a conseqüente revisão dos benefícios a partir dessa data sempre se basearam nos termos da Lei. A nova PP deriva das alterações no Regulamento do Plano de Benefícios 1, que têm autorização para viger a partir de 1/12/2005. Portanto, os benefícios decorrentes da nova PP são devidos somente a partir daí.

ANTIGOS COLEGAS

O almanaque de pessoal do BB servia de ponto de referência como notícia sobre a localização de colegas. A PREV I, na minha opinião, deveria editar uma espécie de almanaque de pessoal como forma de se saber que colega ainda se acha na estrada e, se for o caso, qual seu atual paradeiro.
Alber Furtado de Oliveira
Manaus (AM)

Resposta da PREVI
Está em estudo a criação de espaço no site da PREVI em que participantes possam autorizar a divulgação pública de dados pessoais, como telefone e e-mail, como referência para os demais colegas.

Envie suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501, 4o andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As correspondências devem trazer o nome completo e endereço do participante. Por razões de espaço disponível e de clareza, as mensagens poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas.