|nº 128| Nov/Dez 07

EDITORIAL
Manter e conquistar

A Revista PREVI revela, nesta edição, expectativas de escritores e empresários, para o novo ano. Em algumas delas, novos projetos estão lado a lado com a idéia de preservar boas conquistas, sejam elas afetivas ou profissionais.

As realizações de 2007 mostram que a PREVI conseguiu equilíbrio comparável a esse almejado pelos entrevistados: mantivemos a qualidade da gestão dos recursos de nossos participantes, nas diversas frentes em que atuamos, encerramos o ano com a aprovação das alterações no Regulamento do Plano 1, para utilização do Superávit e acompanhamos com satisfação o crescente número de associados do Previ Futuro. Em novembro, a PREVI aprovou a elevação, de 10% para 30%, do limite máximo de investimentos do Previ Futuro em renda variável, de olho no melhor retorno para os recursos dos participantes. Além disso, a adoção da nova tabela da Capec, em abril, proporcionou ótima opção para o associado, com preços favoráveis e valores significativos dos pecúlios.

Trata-se de manter e conquistar. Criar bases robustas que permitam grandes saltos: a PREVI segue por esse caminho, o qual pessoas e empresas lutam uma vida inteira para encontrar. A PREVI consegue manter-se no rumo certo e, ao mesmo tempo, proporciona novas conquistas para todos os associados.

Nesse contexto, estão em pauta, hoje mais do que nunca, a capacitação do pessoal e a qualificação permanente dos processos de gestão. Por isso, a PREVI lançou, em dezembro, o programa Gestão do Conhecimento. Para reinventar, mudar, ou manter, é necessário, antes de tudo, conhecer as trilhas de nossa caminhada.

Em 2007, os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental aproximaram-se ainda mais do nosso dia-a-dia, por meio de ações concretas de empresas e instituições. Os termos que designam essas idéias podem mudar com o tempo, mas o que está em pauta é uma atenção maior a demandas antes colocadas em segundo plano. Aquelas dos grupos e setores mais frágeis, sujeitos aos efeitos colaterais da competitividade.

A PREVI congrega uma série de ações também voltadas para essa idéia de tornar o mundo mais humano e melhor - seja em medidas pontuais, seja em diretrizes que orientam nossos investimentos e nossa atuação no cenário econômico brasileiro.

Enfim, vamos manter e aperfeiçoar as conquistas que nos levam a novos projetos. Os grandes números de 2007, mesmo que ainda em fase de consolidação, já apontam para o fechamento amplamente superavitário, de mais um exercício. é parte da contribuição da Previ , que segue firme o compasso do País, na direção de uma estabilidade benéfica para todos, e que cada dia inclui mais gente. A PREVI é parte atuante nesse presente e confia no futuro, porque ele já está aí.

Um abraço.

Sérgio Rosa