|nº 129| Jan/Fev 08

Nesta Edição » CAPA
Eleições na PREVI
Inscrições de chapas ocorrem em fevereiro
Associados escolhem representantes para cargos da administração e fiscalização e para os conselhos consultivos do Plano 1 e do PREVI Futuro

Neste ano ocorrem eleições na PREVI. Participantes e assistidos escolherão seus novos representantes em cargos de administração e fiscalização, bem como nos Conselhos Consultivos do Plano 1 e do PREVI Futuro.

Mais que simplesmente cumprir a legislação que rege o funcionamento dos fundos de pensão, o processo eleitoral é um exemplo de democracia e boa governança que fortalece a Instituição.

Com mandatos que vigorarão até 31 de maio de 2012, serão eleitos:

A votação será iniciada às 9h do dia 16/5/2008 e encerrada às 18h do dia 28/5/2008. O pessoal da ativa vota pelo SISBB; já os aposentados e pensionistas votam pelo 0800-729-0808. Para votar pelo telefone, é preciso ter em mãos a senha usada no Auto-atendimento, obtida via telefone ou pelo site PREVI. O voto por telefone é exclusivo para aposentados e pensionistas, e visa a garantir a mais ampla participação no processo eleitoral.

Podem votar todos os participantes e assistidos inscritos nos planos de benefícios da PREVI até o dia 31 de janeiro de 2008. O resultado final da consulta será divulgado no dia 28/5/2008, no site da PREVI e na agência de notícias do Banco do Brasil.

Inscrição de chapas termina em 29 de fevereiro

É hora de acompanhar o cronograma e de se inteirar das regras eleitorais. Somente será aceita inscrição de chapa cuja composição apresente candidatos para todos os cargos eletivos, inclusive suplentes. Os candidatos deverão, obrigatoriamente, atender aos pré-requisitos para cada cargo, descritos no Estatuto e no Regulamento de Consultas. As inscrições das chapas vão começar no dia 11/2/2008 e se encerrarão no dia 29/2/2008 às 18h (horário de Brasília).

Para gerir e acompanhar o processo eleitoral, o Conselho Deliberativo homologou a Comissão Eleitoral indicada pela Diretoria Executiva da PREVI. A Comissão é composta por cinco membros titulares e respectivos suplentes. A PREVI divulgou no site o Edital de Convocação das Eleições, o Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos da PREVI , o Cronograma das Eleições e a composição da Comissão Eleitoral. Para informações mais detalhadas, leia a íntegra desses documentos. Como faz tradicionalmente em ano eleitoral e em cumprimento ao Regulamento, a PREVI publicará, próximo ao período de votação, a Revista Especial – Eleições, para que cada uma das chapas democraticamente apresente seus candidatos e divulgue suas propostas.

Quem faz o quê

É importante conhecer as principais atribuições dos cargos para os quais você elegerá representantes. De modo sucinto, pode-se afirmar que o Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da PREVI, responsável pela definição da política geral de administração da Entidade e dos seus Planos de Benefícios.

O Estatuto da PREVI esclarece que a Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da PREVI, ao qual compete propor e executar as diretrizes e políticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo, além dos demais atos necessários à gestão.

A Diretoria de Seguridade é responsável pela implementação dos Regulamentos dos Planos de Benefícios e sua manutenção, especialmente os estudos atuariais, a manutenção dos cadastros de participantes, beneficiários e assistidos, a concessão e pagamento de benefícios, arrecadação de contribuições, além da coordenação das operações com participantes.

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da PREVI responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira. Já aos conselhos consultivos, compete, em essência, acompanhar a situação do respectivo Plano e apresentar propostas e sugestões quanto à gestão deles.

BB também indica novos dirigentes

Conforme previsto no Estatuto da PREVI, encerram-se também neste ano os mandatos do Presidente do Conselho Deliberativo e seu suplente, do Diretor de Investimentos, do Diretor de Participações, de dois Conselheiros Fiscais (1 titular e 1 suplente), de quatro Conselheiros Consultivos do Plano 1 (2 titulares e 2 suplentes) e de quatro Conselheiros Consultivos do PREVI Futuro (2 titulares e 2 suplentes). O preenchimento desses cargos se dará por indicação da empresa patrocinadora, o Banco do Brasil.

Finalizado o processo eleitoral e feitas as indicações do Banco, renova-se parcela do corpo diretivo, que irá administrar e fiscalizar a PREVI nos próximos anos.