|nº 132| Mai 08

CARTAS

SUPERÁVIT, CARIM E EMPRÉSTIMO SIMPLES

Li no site sobre números referentes ao desempenho da PREV I no ano que passou. Impressionam. Chamou-me a atenção, no entanto, a rentabilidade apresentada nas operações com participantes (Carim e Empréstimo Simples, presumo), 13,35%. Por que foi tão alta? Não estão cobrando encargos demais dos associados? É superior a TMS ou CD I que poderiam ser bons balizadores de custo de oportunidade? Tenho, também, outra dúvida que me surgiu a partir da suspensão das contribuições. Caso eu, ainda na ativa, venha a ser promovido nos próximos anos, a contribuição que está ocorrendo em meu nome pelo fundo criado será feita pelo valor do novo salário (do novo cargo)? Ou a contribuição está “congelada”?
Carlos Alberto Perin
Sapiranga (RS)

Resposta da PREVI
O segmento Operações com Participantes (Carteiras de Empréstimos e Financiamentos) apresentou rentabilidade em 2007 de 13,35% contra 11,20% da Meta Atuarial da PREV I (INPC + 5,75% a.a.), respeitando o retorno mínimo de acordo com a legislação vigente - Resolução CMN 345 6, Art. 38, de 01.06.2007. No caso específico deste segmento, a rentabilidade registrada para o ano de 2007, acima da previsão atuarial, pôde ser alcançada com a aplicação do indexador legal, com as liquidações antecipadas de contratos e com o retorno das ações de recuperação de créditos inadimplentes, adotadas pela PREV I desde o início de 2006. Sobre a outra dúvida do leitor, referente às contribuições,
esclarecemos que não houve alteração nos percentuais, nem na regra de cálculo dos valores das contribuições. Portanto, se um participante tiver seu salário de participação aumentado, a contribuição será apurada utilizando o novo salário de participação. A diferença é que o valor da contribuição (pessoal e patronal) será pago pelo Fundo de Contribuições.

CARIM

A PREV I informou que em 2007 todos os interessados no financiamento da Carim foram atendidos. Sugiro que se incluam entre os próximos beneficiários os participantes que já obtiveram e liquidaram empréstimo imobiliário, desde que não possuam qualquer imóvel. Acredito que o universo a ser atendido não seja tão grande, nem que haja dificuldade de ordem financeira para implementar esta medida, face ao extraordinário superávit de 2007.
Reinaldo Gomes Rolim
Recife (PE)

Resposta da PREVI
A prioridade da PREVI no processo de reabertura dos Financiamentos Imobiliários foi o atendimento dos participantes que ainda não haviam sido contemplados, principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de pleiteá-lo. Embora todos que manifestaram interesse em 2007 já tenham sido convocados para iniciar o processo, existem ainda aqueles que se manifestam apenas no momento em que encontram uma oportunidade de compra que atenda seus interesses. Desde o início deste ano, cerca de 3 mil participantes manifestaram interesse e já foram convocados. Consta do Planejamento Estratégico da PREV I para 2008, tanto iniciar a concessão de financiamento aos participantes do Plano PREV I Futuro, como estudar alternativas, para financiar aqueles que já liquidaram seus contratos. Nosso propósito é que o Financiamento Imobiliário passe a estar sempre disponível a todos os participantes no momento em que desejarem, desde que atendam às condições previstas no Regulamento da Carteira de Financiamento Imobiliário.

CCBB – LIVROS PARA APOSENTADOS

Os Centros Culturais do Banco têm um enorme acervo literário. Para o pessoal da ativa existe a possibilidade de acesso via malote. Na medida que cresce o número de inativos, não seria possível alguma parceria com os CCBB s para permitir o acesso de aposentados/pensionistas fora do Rio, SP e
Brasília ao referido acervo?
Delmar N. Schmidt
Florianópolis (SC)

Resposta da PREVI
A Biblioteca do CCBB -RJ realiza empréstimos para funcionários aposentados. Só neste ano, já foram emprestados mais de 200 livros. O procedimento é simples: O aposentado remete e-mail para o CCBB/Biblioteca – ccbbrio@bb.com.br – solicitando até três livros e indicando a agência do BB onde deseja receber via malote.

Envie suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501, 4º andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As correspondências devem trazer o nome completo e endereço do participante. Por razões de espaço disponível e de clareza, as mensagens poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas.