|nº 132| Mai 08

ESPAÇO LIVRE

Gestão de risco atuarial

 

1 Gestão de Risco Atuarial
José Angelo Rodrigues, aposentado, ex-gerente do setor de atuária da PREVI
Editora Saraiva, 2008
422 páginas
O livro trata da Ciência Atuarial de forma integrada. Aborda temas fundamentais para fundos de pensão e companhias de seguros, com apresentação de conceitos básicos para a melhoria da gestão de risco e melhor conhecimento atuarial. Ângelo dividiu o livro em duas partes, dada a proximidade de cada uma das ferramentas a um tipo específico de risco que se quer administrar. Assim, na primeira, aborda ferramentas relativas aos Seguros Gerais e, na segunda, trata de premissas atuariais, gestão de planos, financiamento de déficits atuariais, segmentos específicos dos fundos de pensão. O livro contém 233 exercícios que complementam o aprendizado. Disponível nas livrarias ou pelo site da editora: www.saraiva.com.br.
6 Curta Dica

2Comércio Internacional e Câmbio
Bruno Ratti, aposentado
Editora Lex e Edições Aduaneiras, 2006
494 páginas

Em sua 11ª edição, o livro de Bruno Ratti, mestre em economia e ex-gerente do Banco
do Brasil em Nova York, está dentre os livros técnicos mais consultados do Brasil. A obra
trata de Relações Monetárias Internacionais, Comércio Internacional e Integração Econômica Internacional. Disponível nas livrarias.

3Análise Empresarial Avançada para Crédito
Reinaldo Rocha Costa, Aposentado
Editora Qualitymark, 2004
209 páginas
O livro apresenta uma nova metodologia de análise empresarial denominada Modelo
de Rocco, focada no processo interativo Emprestador/Sistema Empresa. O objetivo é servir como ferramenta de trabalho a todo aquele que pretende conceder crédito a alguém. Disponível nas livrarias.

4Análise Multivariada
Luiz J. Corrar, Edílson Paulo, José Maria Dias Filho (coordenadores)
Roberto Francisco Casagrande Herdeiro (colaborador),
Editora Atlas, 2007
540 páginas

A aplicação de técnicas multivariadas e a necessidade de difundi-las no ambiente acadêmico e empresarial motivaram a produção do livro, que aborda conceitos estatísticos de forma objetiva e direta. Sem deixar de explorar os componentes teóricos de maior relevância, Análise Multivariada demonstra didaticamente como utilizar as técnicas estatísticas com o apoio de softwares especializados, dando destaque ao SPSS, um dos programas mais conhecidos nos meios acadêmicos e de pesquisa de mercados. O livro está disponível nas livrarias.

Confira na Sala de Estar do espaço Viver Bem do site da PREVI a divulgação de trabalhos artísticos, acadêmicos e extra-profissionais que expressam a manifestação artística dos participantes da PREVI.