|nº 133| Jun 08

ESPAÇO LIVRE

Próximo ao Velho Chico

 

1 Na Carreira do Rio São Francisco
Zanoni Neves, aposentado
Editora Itatiaia, 2006
292 páginas
Zanoni Neves nasceu em Pirapora, cidade à margem do rio São Francisco. Cresceu ouvindo histórias sobre o rio e se interessou muito pela vida social das comunidades ribeirinhas, pela tradição popular e pela relação entre natureza e cultura da região. O autor, que dedicou 32 anos de sua vida ao Banco do Brasil, registrou no livro “Na Carreira do Rio São Francisco” todo seu conhecimento sobre o assunto.
O tema central é o trabalho e a sociabilidade dos tripulantes dos “gaiolas”, tipo de barco comum na região, e a importância desses navegantes para a população ribeirinha e para a sociedade brasileira. “Meu objetivo foi proporcionar visibilidade aos tripulantes dos vapores do São Francisco, população desconhecida da história do Brasil, porém, de suma importância para o País”. Para adquirir o livro, entre em contato com o autor pelo e-mail zanonineves@ig.com.br ou pelo telefone (31) 3296-1197.
6 Curta Dica

2Meu encontro com Mariam Aloisiam em Santiago de Compostela
Marisa Prado Sampaio, aposentada
Editora Scortecci, 2007
15 páginas

Em maio de 2006, Marisa Prado Sampaio decidiu fazer peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, sonho acalentado por oito anos. Foram 49 dias andando 750 km. O livro fala de acontecimentos reais, alguns interessantes e pitorescos, outros emocionantes. A publicação, que estará na Bienal de São Paulo em agosto, pode ser adquirida nas livrarias virtuais www.livrariadalua.com.br e www.asabeca.com.br, ou diretamente com a autora marisapsit@terra.com.br.

3Evangelho de João – Ferramentas que edificam a vida
Mário Alvarenga, aposentado
Editora Descoberta, 2002
333 páginas
Por 27 anos, Mário Alvarenga foi funcionário do Banco do Brasil e, por outros tantos, professor de português. Depois de aposentado, passou a dedicar seu tempo a um estudo profundo da palavra de Deus. Com o livro “Evangelho de João – Ferramentas que edificam a vida”, procura ajudar o crescimento espiritual e preparar o leitor para o serviço cristão. Para adquirir o livro, entre em contato com o autor pelo telefone (47) 3264-9254.

4Fábulas & coisas-e-tais
Dejavair Silva, aposentado
Thesaurus Editora, 2008
135 páginas

Nascido em Dores do Indaiá (MG), o autor reuniu fábulas das cidades por onde passou como funcionário do Banco do Brasil. Dejavair se retrata como um misto de poeta, prosador, conversador, repentista, escritor e curioso. Para adquirir o livro, ligue para (61) 3297-1797 ou escreva para dejavairsilva@gmail.com ou editor@thesaurus.com.br.

Confira na Sala de Estar do espaço Viver Bem do site da PREVI a divulgação de trabalhos artísticos, acadêmicos e extra-profissionais que expressam a manifestação artística dos participantes da PREVI.