|nº 135| Ago 08

Nesta Edição » Informação » Bom momento para aprender o abc do futuro

PREVI quer instruir e orientar mais
A PREVI atende a parte da recomendação do CGPC. No que diz respeito à divulgação de fatos, dados e conhecimentos específicos, inerentes tanto ao Plano de Benefícios 1 como ao PREVI Futuro, todos os participantes têm acesso a veículos de comunicação que se complementam em termos de periodicidade e conteúdo.

 www.previ.com.br – no site, as notícias são renovadas periodicamente e há opção de baixar normativos e publicações. Reúne todas as publicações institucionais.
 infPREVI – informativo semanal, enviado por e-mail aos participantes e entidades do funcionalismo do Banco do Brasil. É segmentado por Plano de Benefícios.
 Revista PREVI – enviada mensalmente para a residência de todos os participantes. Aborda desde aspectos mais gerais sobre previdência até temas de interesse mais específico dos participantes.
 Relatório Anual – reúne conteúdos obrigatórios (informações contábeis, atuariais, de investimentos e de despesas dos planos), além de realizações da Diretoria Executiva. Exemplar do Relatório Anual é encaminhado a cada um dos participantes e assistidos.
 SISBB (Sistema de Informações do Banco do Brasil) – notícias e normativos, saldos de reservas e de Empréstimo Simples, dentre outros serviços.
 Viagens da diretoria pelo Brasil – os dirigentes explicam pessoalmente os resultados anuais da PREVI em encontros com associados realizados em diferentes capitais.
 Atendimento telefônico, por e-mail e pessoal – prestação de informações e de orientação.
 Espelho dos aposentados – enviado mensalmente para a residência dos assistidos, o espelho divulga avisos e faz convocações.
 Encartes na revista Previ sobre benefícios e previdência

Manter o participante instruído é um dos pilares dos programas de educação previdenciária a serem apresentados pelos fundos de pensão. Trata-se de desenvolver habilidades necessárias para que o participante compreenda termos e conceitos, mediante treinamentos, inclusive. A PREVI já tem essa preocupação: nos eventos de posse dos novos funcionários do Banco, colaboradores das Gepes dão explicações sobre o funcionamento da PREVI e a gestão do plano PREVI Futuro. Todos os novos funcionários recebem um “kit Boas-Vindas”, que é composto do Estatuto, Regulamentos, Guias e fichas de inscrição dos Planos PREVI Futuro e Capec. Também é exibido vídeo institucional sobre a PREVI com informações básicas sobre o sistema previdenciário e o Plano.
Outro pilar preconizado pelo governo é a orientação, o aconselhamento. O objetivo é que o participante possa fazer o melhor uso das informações de seu interesse. Com esse propósito, a PREVI vem incentivando o uso pelos participantes do PREVI Futuro de simuladores disponíveis na área de Auto-atendimento no site (projeção de renda e de valores de contribuição, além de simulação de regimes de tributação).
Embora já atue com o propósito de instruir e orientar, a PREVI está empenhada na elaboração de um programa de educação previdenciária que torne o participante mais bem informado a respeito de seus direitos. Algumas providências estão sendo estudadas, tanto em termos de treinamento dos próprios participantes como em relação ao melhor aproveitamento da interatividade do site, por exemplo.

Abrapp também tem planos
“O Brasil era um país de jovens. Talvez por isso não nos preocupássemos tanto com educação financeira e previdenciária”, pondera José Ribeiro Pena Neto, diretor vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e diretor executivo do Instituto Cultural de Seguridade Social (ICSS). Ele adianta que há idéias em discussão, como a criação do portal educativo sobre o tema e a distribuição de programas de treinamento a distância com noções básicas sobre o sistema de previdência complementar e o mercado de capitais.
Carlos Alberto de Paula e José Ribeiro Pena Neto participaram do 6º Encontro dos Profissionais de RH dos fundos de pensão, promovido pela Abrapp, pelo ICSS e pelo Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) de 4 a 6/8 no Rio de Janeiro. Um dos temas do Encontro foi educação previdenciária.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima > | Última >>