|nº 135| Ago 08

» Capec » Pecúlio ajuda em momento difícil

Pecúlio ajuda em momento difícil

Os pecúlios, assim como os seguros, são contratados com a finalidade de dar segurança, tranqüilidade e proteção financeira em momentos difíceis e imprevisíveis.
Cristiane de Mello Pimentel, 34 anos, gerente de módulo numa agência no Rio de Janeiro, adquiriu o Pecúlio Invalidez há um mês, pensando em segurança. “A última coisa que quero é passar por privação financeira, se acontecer algo comigo.” Vicente Celso Evangelista Filho tinha o pecúlio desde julho de 1987. Contratou porque sempre imaginou a possibilidade de acidente: viajava muito a trabalho e por conta própria. Trabalhou na superintendência do Banco do Brasil por anos e se aposentou por invalidez com 21 anos de Banco. “Um problema de saúde nos afeta muito de forma psicológica e, nesse caso, receber o pecúlio facilita muito”. Ele, que já estava aposentado pelo INSS devido a infartos no miocárdio, compareceu à PREVI, para pedir informações sobre a documentação e requerimentos necessários para dar entrada. Como já estava de posse de todos os documentos, deu entrada na mesma hora e, em menos de 20 dias corridos, o valor foi depositado na conta dele.
O Pecúlio Invalidez é pago integralmente e sem carência, mediante aposentadoria por invalidez pelo INSS. É concedido independentemente da causa, inclusive, em caso de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Oesteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e acidente. Neste pecúlio, o beneficiário é o próprio participante.
O Pecúlio Invalidez pode ser contratado pelos participantes que possuem qualquer modalidade do Pecúlio por Morte. É preciso atender as seguintes condições:

  • não ter mais de 55 anos de idade;
  • não ter sido afastado do serviço por Licença-Saúde por um prazo superior a 30 dias nos últimos 12 meses anteriores à solicitação de inscrição;
  • não estar aposentado pelo INSS.

Neste ano, o valor do Pecúlio aumentou de R$ 105 mil para R$ 110 mil sem aumentar em nada o valor das contribuições que, ao contrário, diminuiu em média 54%. A contratação do Pecúlio Invalidez garante segurança por preços competitivos e com contribuições de acordo com a faixa etária do participante. O pagamento do pecúlio é feito de forma rápida e sem burocracia. A contratação do Pecúlio Invalidez não altera o(s) valor(es) de pagamento dos demais pecúlios que o participante tenha.

Diferenças entre Pecúlio e Seguro

Diferentemente do seguro, o pecúlio é um benefício previdenciário, portanto sem fins lucrativos, de pagamento único. Funciona por meio de repartição simples, ou seja, as contribuições formam uma reserva comum ao grupo que garantirá o pagamento das indenizações daquele ano, sem acumulação. Por esse sistema de rateio, é possível garantir um preço baixo e atrativo. O valor dessas contribuições varia de acordo com a faixa etária do associado.
A Capec não tem vínculo com os outros planos de benefícios da PREVI, mantendo-se por meio de contribuições específicas, sem recursos do Banco do Brasil. É administrada pela PREVI, reconhecida pela solidez e pela boa gestão dos recursos que garantirão o pagamento dos benefícios. Para saber mais sobre os pecúlios, acesse o hotsite da Capec, no portal previ.com.br. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pela central 0800-7290505 ou pela seção Fale Conosco do site.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | Próxima > | Última >>