|nº 138| Dez 08

Nesta Edição » Capa » Opções que podem resultar e melhores benefícios

Em síntese

O que vai mudar para o participante do PREVI Futuro?

O participante poderá indicar à PREVI, por meio dos Perfis, a forma pela qual ele prefere que sejam administradas suas reservas. Serão oferecidos diferentes perfis de investimento, conforme o grau de exposição dos recursos em Renda Variável. Isso significa que o participante poderá escolher o grau de exposição ao risco da aplicação dos seus recursos. A escolha por um perfil influenciará o valor do benefício de aposentadoria, conforme a rentabilidade de suas opções. Os Perfis de Investimento permanecem em consonância com a Política de Investimentos da PREVI, aprovada anualmente pela diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo.

Todo mundo terá de aderir?

Não há obrigatoriedade. Quando os perfis estiverem disponíveis, o participante poderá simplesmente deixar suas reservas alocadas conforme a gestão padrão indicada na Política de Investimentos da PREVI.
Mas dentre as escolhas por perfis haverá opções que indicarão maior concentração de recursos no segmento Renda Variável – com retorno menos previsível, mas tradição de melhores rentabilidades.
Outras escolhas indicarão concentração menor em Renda Variável, mas perspectivas de rentabilidades também menores. E haverá o caminho intermediário, com maior equilíbrio entre exposição ao risco e retorno dos investimentos.

Por que os Perfis de Investimento serão disponibilizados apenas para o PREVI Futuro?

O PREVI Futuro assume a característica de Contribuição definida (Cd) na parte destinada à acumulação das reservas para a aposentadoria. Dessa forma, o benefício futuro será determinado atuarialmente, considerando o volume de reservas, a rentabilidade e o tempo de acumulação. Também é importante destacar que cada participante tem uma conta individual. Isso é diferente do que ocorre no Plano 1, um plano de benefício definido (bd), em que os recursos oriundos das contribuições, no período de acumulação, destinam-se a um fundo coletivo, e não a contas individuais. Essa característica afasta a possibilidade de opções individuais de perfis distintos de investimento.

Como a decisão por um perfil pode influenciar no benefício de aposentadoria?

O valor do benefício será influenciado pela opção que você vai fazer. Ou seja, ele é resultado não só do quanto você contribui, como também da maneira como esse dinheiro será aplicado. Quanto melhor o rendimento, maior a reserva e melhor o valor do benefício.

Por que oferecer diferentes perfis de risco?

Em planos de Contribuição Variável (CV) ou definida (Cd), caracterizados pela formação individual da reserva de poupança, é possível ampliar a participação do associado nas decisões pela alocação de sua reserva. Com a implantação dos perfis de investimento, os participantes do Plano PREVI Futuro têm a possibilidade de influenciar no destino de sua poupança previdenciária. Ao escolher um dos perfis de investimentos, o participante indicará à PREVI o nível de risco no qual está disposto a incorrer.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima > | Última >>