|nº 147| Jan/Fev 10

Nesta Edição » Eleições PREVI » Ano de eleições

Ano de eleições

Participantes e assistidos da PREVI escolhem seus representantes na Diretoria Executiva e nos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos

Como ocorre de dois em dois anos, 2010 será ano de eleições na PREVI, com a renovação de parte dos dirigentes e conselheiros dos Planos por meio de eleição pelos associados e indicação pelo Banco do Brasil. Este ano, participantes e assistidos irão escolher seus representantes para cargos de administração e fiscalização da PREVI e para os Conselhos Consultivos do Plano 1 e PREVI Futuro.

Podem votar participantes e assistidos maiores de 18 anos, inscritos nos Planos de Benefícios da PREVI até o dia 31 de janeiro.

Inscrições das chapas

As inscrições serão realizadas no período de 8/2 a 26/2, até às 18h (horário de Brasília). Para se inscreverem, as chapas devem apresentar candidatos para todos os cargos, inclusive suplentes. Os candidatos devem possuir pré-requisitos específi cos para o cargo concorrido. O Edital de Convocação das Eleições PREVI 2010, o Requerimento de Inscrição, cronograma e o Regulamento das eleições estão disponíveis na página principal do site previ.com.br.

Para mandatos de quatro anos,
que vigorarão de 1/6/2010
a 1/6/2014, serão eleitos:
Conselho Deliberativo
1 titular e 1 suplente
Conselho Fiscal
1 titular e 1 suplente
Diretoria Executiva
Diretor de Administração e Diretor de Planejamento
Conselho Consultivo do
Plano 1
2 titulares e 2 suplentes
Conselho Consultivo do
PREVI Futuro
2 titulares e 2 suplentes

Votação

A votação será realizada em maio, no período de 17 a 27/5. Participantes em atividade no Banco do Brasil, na PREVI, Cassi e Fundação Banco do Brasil, em afastamentos regulamentares ou em quadro suplementar, votam pelo Sisbb. Assistidos e demais participantes votam pelo telefone 0800-729-0808. Para votar pelo 0800, é necessário utilizar a senha cadastrada na PREVI, a mesma senha de seis dígitos utilizada para acessar o Autoatendimento do site.

Comissão eleitoral

Para coordenar e executar a realização das eleições foi instituída a Comissão Eleitoral, homologada pelo Conselho Deliberativo e indicada pela Diretoria Executiva. A Comissão é formada por cinco membros e respectivos suplentes e sua composição pode ser consultada no site da PREVI.

Banco também indica

Esse ano renova-se também parte da administração indicada pelo Banco do Brasil. Dessa forma, encerram-se os mandatos do Presidente da PREVI, dois conselheiros e respectivos suplentes do Conselho Deliberativo; um titular e suplente do Conselho Fiscal e um titular e respectivo suplente de cada um dos Conselhos Consultivos. Findo o processo eleitoral e a indicação do BB, a posse dos novos dirigentes se dará no dia 1/6.

Principais atribuições

É importante se inteirar sobre os cargos e atribuições para depois fazer a sua escolha. você pode encontrar mais detalhes no estatuto da PREVI, disponível no site.

Órgão máximo da estrutura organizacional da PREVI, o Conselho Deliberativo é o responsável pela definição da política geral de administração da Entidade e dos seus Planos de Benefícios. É composto por seis membros titulares e seis suplentes, sendo três membros titulares e respectivos suplentes indicados pelo Banco do Brasil e três membros titulares e respectivos suplentes eleitos diretamente pelos participantes e assistidos.

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da PREVI, ao qual compete propor e executar as diretrizes e políticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo, além dos demais atos necessários à gestão. Fazem parte da Diretoria Executiva o Presidente, um diretor de Administração, um Diretor de Investimentos; um Diretor de Participações; um Diretor de Planejamento e um Diretor de Seguridade. Os cargos de Presidente, Diretor de Investimentos e Diretor de Participações são preenchidos por indicação do Banco do Brasil, enquanto os cargos de Diretor de Administração, Diretor de Planejamento e Diretor de Seguridade são preenchidos por meio de eleição entre participantes e assistidos. A posse é realizada a partir da nomeação dos indicados e eleitos pelo Conselho Deliberativo.

Como o próprio nome sugere, o Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da PREVI responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira. O Conselho é composto de quatro membros titulares e quatro suplentes, sendo dois membros e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos e dois membros titulares e respectivos suplentes indicados pelo patrocinador Banco do Brasil.

Os Conselhos Consultivos são uma instância de formulação e proposição de políticas e de acompanhamento de gestão dos respectivos Planos de Benefícios. Cada conselho consultivo é integrado por três participantes ou assistidos eleitos e seus respectivos suplentes, e por três representantes e seus respectivos suplentes indicados pelo Banco.

Revista Especial

Como ocorre em todos os processos eleitorais, a Revista PREVI terá a edição especial de eleições, na qual cada chapa apresentará suas propostas e candidatos. A edição especial será enviada para todos os participantes, mesmo para aqueles que fizeram a opção de não recebimento de publicações impressas.