|nº 151 | Jun 10

Nesta Edição » Investimento » Momento de virada

Plano 1 - Quadros Sintéticos

Primeiro trimestre 2010

IBrX-50 – Carteira composta pelas 50 ações mais negociadas na Bovespa
TMS – Taxa média dos negócios com títulos públicos registrados no Banco Central do Brasil (taxa básica de juros da economia brasileira)
INPC + 5,5% a.a. – Desempenho mínimo dos investimentos para fazer frente ao passivo do Plano de Benefícios. Composição: índice de reajuste dos benefícios e taxa de juros adotada na avaliação atuarial


Os Fundos de Investimento se destacaram em termos de volume de recursos investidos pelo Plano 1: R$ 67 bilhões, cerca de 47% do total dos ativos. Em termos de rentabilidade, o destaque foi o Fundo de Renda Fixa que atingiu 4,10%, bem superior à TMS (Taxa Média Selic) e ao INPC + 5,5% a.a. (meta atuarial). Esse bom desempenho garantiu a rentabilidade de 1,89% no primeiro trimestre, uma vez que o Fundo de Ações rendeu 0,56% no período por concentrar ativos reavaliados apenas em dezembro, pelo critério do valor econômico. O segmento de Ações também foi expressivo em termos de recursos, com quase R$ 49 bilhões. A rentabilidade, no entanto, ficou em 0,97%, afetada pela incerteza quanto ao rumo da crise fiscal europeia.