|nº 154 | Set 10

Nesta Edição » Capa » Você é sócio desse Clube

Você é sócio desse Clube

No primeiro semestre, o Clube de Benefícios do Cartão PREVI ofereceu mais de R$ 6 milhões em descontos aos participantes e sua página virtual recebe cerca de 20 mil visitações por mês

Imagem 01Um programa que oferece descontos em centenas de lojas, redes de varejo e sites de grandes marcas. Assim é o Clube de Benefícios PREVI, que nasceu em 2000 por meio de convênios e parcerias com pequenas empresas, cursos de inglês e algumas franquias.

No início, as parcerias se concentravam na região Sudeste, mas, com o tempo, a PREVI passou a estabelecer parcerias de cobertura nacional que beneficiam todos os participantes, como Brastemp, Consul, Electrolux, Dell e Chevrolet, entre outros.

Os benefícios podem ser medidos em números. O desconto acumulado no primeiro semestre de 2010, isto é, o quanto as empresas parceiras ofereceram de redução no preço dos produtos, somou mais de R$ 6 milhões. Este é o montante que os participantes da PREVI deixaram de gastar com as suas compras no primeiro semestre do ano e representa aumento de 70% em comparação com o mesmo período de 2009.

Foto: Nando Neves

Para renovar os eletrodomésticos de sua casa, o funcionário José Barros da Silva, que mora em Coxim (MS), adquiriu produtos da Electrolux, da Sony e da Compra Certa com descontos. Antes, pesquisou preços no comércio local, mas os descontos do Clube de Benefícios eram mais atrativos. “Compraria novamente pela comodidade, pelo fato de o site ser um ambiente seguro e pela pontualidade na entrega”, assegura. Além disso, Silva acredita que o fato de o Clube centralizar as ofertas facilita a compra.


Assim como Silva, Raquel Alves Teixeira, da agência da cidade de Rolim de Moura (RO), pesquisou preços no mercado antes de usar o Clube quando precisou trocar seu ar-condicionado. Ela comprou o produto da marca Consul, na loja virtual do Walmart. “Além do desconto, consegui dividir em várias parcelas, e isso compensou para mim. Quando o pessoal da agência diz que precisa comprar algum produto, falo para olhar no site da PREVI”, afirma Raquel.

Sempre de olho nas ofertas, Jorge Valente, da agência Grajaú, no Rio de Janeiro, comprou com o desconto do Clube de Benefícios um carro da Chevrolet para sua esposa, em maio deste ano. “Imprimi a carta-bônus da Chevrolet, levei a carteirinha do Clube e toda a documentação necessária. Na concessionária, os funcionários estavam bem informados a respeito dos benefícios. Primeiro negociei um desconto com o vendedor. Somente depois de chegarmos a um preço final, apresentei a carta-bônus e, então, consegui um desconto ainda maior”, diz Valente.

Hoje, o Clube de Benefícios tem mais de 400 mil integrantes e sua página no site conta com cerca de 20 mil visitações por mês. Dentre os integrantes do programa há funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes.

 

O Clube
A página do Clube de Benefícios se divide em duas partes. A primeira delas, chamada Empresas Conveniadas, traz a relação das parcerias regionais existentes em todo o Brasil. Ao acessar, o participante seleciona um estado e depois escolhe a categoria na qual deseja buscar uma parceria. Esta parte inclui mais de 200 companhias, em vários estados brasileiros, que oferecem atendimento local. São instituições de ensino, academias de ginástica, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, livrarias, além de serviços e produtos de vários outros segmentos.

A segunda, chamada Ofertas Especiais, reúne empresas que têm cobertura nacional e que normalmente vendem pela internet ou possuem ampla rede de atendimento. É o caso de companhias como a Chevrolet, DPaschoal, Dell, Sony e outras grandes marcas. Essas parcerias nacionais são o carro-chefe do Clube de Benefícios, que prioriza formar alianças que possam beneficiar os participantes da PREVI em todo o Brasil.

Foto: Renan Portes

 

Como funciona
Todo participante da PREVI pode usufruir os benefícios e as vantagens negociados pelo Clube de Benefícios. Quem ainda não possui o seu Cartão PREVI, cuja apresentação é necessária em alguns casos, pode solicitá-lo no site. Para isso, é preciso utilizar senha e login. Caso não o possua ou tenha esquecido sua senha de acesso, o participante poderá solicitar uma nova senha no próprio site, clicando na opção “Esqueci a senha” ou “Não tenho senha”. Os que desejarem podem incluir seus dependentes. Será cobrada taxa de R$ 7 pela emissão do cartão do dependente.

Na página do Clube, estão disponíveis todos os descontos anunciados pelos parceiros. Cada empresa tem uma mecânica de participação diferente. Na maioria das companhias, a compra pode ser realizada pelo do site da loja e pelo canal de televendas. Outras requerem que o participante adquira o produto ou serviço diretamente nas lojas físicas. Pelo site da PREVI, é possível saber o funcionamento de cada um dos convênios.

 

Vantagem para todos
Para a PREVI, as parcerias do Clube são também uma forma de materializar hoje a vantagem de ser um participante. Em um fundo de previdência, os participantes contribuem por muito tempo para receber um benefício em um futuro de longo prazo. Com o Clube de Benefícios, os associados podem ser favorecidos desde o primeiro dia de adesão.

As empresas parceiras também se mostram satisfeitas com os resultados das promoções. Só no primeiro semestre de 2010, 18.770 produtos foram vendidos pelas principais empresas, o que representa faturamento de aproximadamente R$ 87 milhões.

Algumas lojas oferecem vantagens extras. A Meu Móvel de Madeira (MMM), por exemplo, conta com um programa que traz um benefício adicional aos associados, chamado de “Ammmigo”. “Todas as compras feitas por amigos indicados pelo cliente geram pontos para quem recomendou. De acordo com a quantidade de amigos cadastrados que comprarem, o participante da PREVI pode mobiliar sua casa sem gastar nada. O programa é inédito no Brasil e tem feito a alegria de muitos clientes da Meu Móvel de Madeira”, explica Ronald Heinrichs, diretor da empresa.

“De um lado, podemos nos aproximar de um público diferenciado, que é o participante da PREVI, e, de outro, a PREVI pode oferecer a todos participantes um benefício real, uma vez que nossa característica de empresa 100% digital nos possibilita atender todo o Brasil”, diz Heinrichs.

Já para a Mabe, a parceria é bastante representativa. “Oferecemos um grande portfólio de produtos e, com nossas cinco marcas, GE, Bosch, Mabe, Continental e Dako, atendemos os mais diversos perfis de consumidores. Estamos fortalecendo cada vez mais o nosso relacionamento com os associados da PREVI e, com isso, o retorno tem sido cada vez mais positivo”, afirma Eduardo de Oliveira, diretor de vendas do Grupo Mabe no Brasil.

 

Sempre em busca de novidades
A PREVI busca constantemente parceiros para oferecer novas vantagens aos seus participantes. Além disso, as empresas parceiras sempre buscam trazer novidades para os membros do Clube de Benefícios. “O programa está sempre se renovando e os lançamentos da linha Chevrolet são rapidamente incorporados. Assim, os associados têm a possibilidade de adquirir um modelo que acabou de sair com condições especiais. Teremos também novidades no site do programa ainda este semestre”, explica Maximiliano Penteado, gerente de conta da Chevrolet. Parceira da Chevrolet desde maio de 2006, a PREVI foi uma das primeiras a entrar no Programa da empresa. “Temos um relacionamento sólido, construído durante quatro anos, com mais de 13 mil associados beneficiados”, salienta.

No 1º semestre de 2010, 2.301 participantes compraram veículos da montadora, com descontos que variam de R$ 900 a R$ 2.100, conforme o modelo do carro zero quilômetro a ser adquirido. Os descontos concedidos a participantes da PREVI no período totalizaram quase R$ 3 milhões.

A Sony, por sua vez, procura trazer ofertas diferentes constantemente. “Participamos dos anúncios nos contracheques e do envio de e-mails veiculados pela PREVI (Seleção de Ofertas) aos associados, que acontecem durante todo o ano e, com isso, sempre comunicamos queda de preços ou lançamento de produtos”, afirma Eduardo Gomes, da Sony. Recentemente a empresa começou a oferecer descontos na nova linha de televisores com tecnologia 3D.

“Trabalhamos com mais de 300 empresas e a parceria com a PREVI é uma aliança de destaque, com bons resultados”, afirma Alexandra Almeida, do setor de novos negócios da Electrolux. A empresa também deverá ter novidades. “Num futuro próximo, temos interesse em ofertar produtos eletroportáteis e acessórios”, destaca Alexandra.

No primeiro semestre, o Compra Certa, que comercializa as linhas Brastemp e Consul direto da fábrica, vendeu, pelo site ou por telefone, 10.459 itens a participantes da PREVI. Os descontos oferecidos aos associados, que variam conforme o produto, somaram R$ 2,2 milhões no período. “O tíquete médio gira em torno de R$ 1 mil, e a parceria é uma das mais importantes do canal de vendas da Compra Certa”, afirma João Jordão, da área de Venda Corporativa da empresa. Segundo Jordão, dentre as novidades previstas para a Compra Certa, está um vale-presente de até R$ 200,00 (válido para as lojas Tok&Stok, C&A, Fnac, entre outras) na compra de determinados produtos.

É sempre bom lembrar que o consumo deve ser feito de forma consciente, de acordo com as possibilidades orçamentárias de cada pessoa. As ofertas são de responsabilidade das empresas, e cabe ao associado verificar as condições e validades de cada promoção com a empresa parceira. A PREVI recomenda que se faça pesquisa de preços antes de qualquer compra e esclarece que não faz intermediação entre o participante e a empresa. A relação comercial de compra e venda se dá diretamente entre as empresas e os participantes da PREVI.

Imagem 07