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Facilidades on-line

Contratar Empréstimo Simples, habilitar-se a um financiamento imobiliário, cadastrar beneficiários, simular benefício de aposentadoria. Esses são alguns dos serviços disponíveis no site para facilitar a sua vida

A cada dia a PREVI trabalha para aprimorar o atendimento e a oferta de serviços no site para que você consiga resolver tudo no conforto da sua casa. Com a correria diária e o avanço das novas tecnologias, número cada vez maior de participantes utiliza a Internet para se relacionar com a PREVI. Para ter uma ideia, de janeiro a agosto deste ano o site foi visitado quase dois milhões de vezes. No Autoatendimento, a página do Empréstimo Simples lidera a lista das três seções mais visitadas, seguida da emissão de segunda via do contracheque e do Financiamento Imobiliário (Carim).

A mais nova facilidade, implantada em agosto, é a possibilidade de atualização de beneficiários pelo site. Antes só era possível consultar os dependentes cadastrados, mas agora as atualizações podem ser feitas de forma mais rápida, sem que seja necessário o envio de formulário pelo correio. A nova opção, disponível no Autoatendimento, minimiza as formalidades do processo e evita o tráfego de formulários impressos, uma medida ecologicamente responsável. A opção “Beneficiários Previ” está localizada no menu lateral esquerdo, dentro do Autoatendimento. Para alterações de beneficiários da Capec, continua sendo necessária a remessa prévia da Declaração de Responsabilidade.

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Empréstimos e financiamentos
Para facilitar as contratações, formulários estão disponíveis no site. É o caso da Carim, linha de financiamento imobiliário da PREVI. O primeiro passo para a contratação, a manifestação de interesse pelo financiamento, é feita pela Internet, onde é possível checar, também, a relação de documentos, o Guia do Financiamento e imprimir os formulários necessários, tudo disponível na mesma seção.

A contratação do Empréstimo Simples, que conta com quatro linhas de crédito, pode ser feita diretamente pelo site. Para habilitar a opção, é necessário enviar pelo correio o Termo de Adesão ao Contrato de Abertura de Crédito. Após o cadastramento do Termo, que terá validade permanente, sem precisar ser renovado, o participante poderá operar com o empréstimo pelo Autoatendimento.

 

Plano 1: Espelho disponível para aposentados
Mesmo que apenas 1% dos aposentados do Plano 1 tenha solicitado a inibição do envio do Espelho pelos correios, a consulta e impressão de contracheque está entre as seções mais acessadas do site. Isso acontece porque o Espelho é disponibilizado no Autoatendimento logo após o processamento, antes de seguir para a gráfica. Ou seja, o participante sabe antecipadamente o valor do seu benefício que será creditado no dia do pagamento.

Aposentados e pensionistas também podem acessar seu contracheque no site e nos terminais de Autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil. Pelo site do BB, depois de acessar sua conta, clique em Serviços e Segurança > Outros serviços > Outras Opções – BB Contracheque e informe a sua matrícula, mês e ano que deseja consultar. Pelos Terminais, clique em Consultas (serviços/ extratos/ comprovantes / limites) > Contracheque, informe mês e ano e digite a senha do cartão.

 

Pessoal do Plano 1 simula aposentadoria
Serviço interessante para os participantes da ativa do Plano 1 é o simulador de aposentadoria, no qual é possível simular o complemento da PREVI e também estimar o benefício do INSS. A edição 153 da Revista, do mês de agosto, dedicou matéria sobre a utilização do simulador e outras informações relevantes para aqueles que já planejam aposentar-se. A íntegra pode ser consultada na seção Publicações, localizada no menu do rodapé, na página inicial do site.

 

Mais PREVI

PREVI Futuro: extrato e simulador de renda on-line
Os participantes do PREVI Futuro podem consultar seu extrato de contribuições e acompanhar de perto a evolução do seu saldo de conta. No extrato são disponibilizadas informações sobre as doze últimas contribuições para o Plano, a rentabilidade de cada contribuição, além do rendimento da reserva pessoal e patronal durante o período permanecido em cada perfil de investimento.

Participantes do PREVI Futuro podem, também, alterar, pelo site, seu perfil de investimento. Para isso, é necessário habilitar a opção por meio do envio pelo correio do Termo de Autorização e aguardar o cadastramento no sistema da PREVI. A confirmação do recebimento do Termo é feita pelo e-mail constante do cadastro. Por isso, é importante mantê-lo atualizado. Uma vez escolhido um perfil de investimento, nova opção só poderá ser feita após doze meses de permanência no perfil anterior.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a leitura dos textos que estão na seção de Perfis de Investimento do site e do Regimento. Outro canal direto com a PREVI para esclarecimento de dúvidas, sugestões e reclamações é a seção Fale Conosco. De lá, é simples enviar um e-mail com a sua dúvida, reclamação ou sugestão.

 

Simulador de Renda
O pessoal do PREVI Futuro tem à disposição um simulador, no qual é possível projetar a renda bruta a ser recebida ao final do período de contribuição. O simulador permite projetar a renda bruta a partir do salário de participação atual e idade mínima para aposentadoria; de outras expectativas de rentabilidades e contribuições adicionais e esporádicas; a partir da renda bruta desejada; e por contribuições para as subpartes IIb e IIc, que aumentam o saldo de conta.

 

Atualize Seu Cadastro
Área comum a todos os participantes, a seção “Seu Cadastro” permite acessar e alterar dados pessoais como endereço, e-mail, telefone etc. Os dados cadastrais atualizados garantem o recebimento de correspondências e comunicados pelo correio e/ ou pela internet sobre o seu Plano, novos produtos, serviços e benefícios que a PREVI oferece. As consultas feitas pelo Fale Conosco, por exemplo, são respondidas apenas para o e-mail cadastrado. Para receber os e-mails da PREVI pode ser necessário liberar o domínio previ.com.br, caso utilize o antispam de seu provedor.

Além disso, manter o cadastro atualizado evita o extravio de correspondências, que gera gastos desnecessários com expedição. A redução do volume de envio de formulários de atualização cadastral impressos e de correspondências devolvidas faz parte dos objetivos de Responsabilidade Socioambiental da PREVI.

 

Escolha como quer receber informações
Pela responsabilidade socioambiental ou pelo recebimento em duplicidade de publicações no caso de mais de um participante residente no mesmo endereço, ou mesmo pela predileção pela internet, alguns participantes preferem não receber publicações impressas. A inibição do envio de publicações como a Revista PREVI e o Relatório Anual; correspondências pessoais, como o demonstrativo para Imposto de Renda e o Espelho PREVI; além de informações promocionais, caso do Clube de Benefícios, pode ser feita a qualquer tempo pelo Autoatendimento. Basta acessar a seção Seu Cadastro e, no quadro sobre os informativos e publicações, desmarcar a opção correio/ impresso na linha referente à publicação desejada.

Devido a ações como essa, a tiragem do Relatório Anual, por exemplo, tem diminuído a cada ano, gerando redução de despesas e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Em 2008, foram impressos 170 mil exemplares. Em 2009, 43 mil participantes optaram por não receber o documento, e 120 mil exemplares foram impressos. Em 2010, foram 111.300 relatórios impressos, redução de 35% comparada a 2008.

 

Acesso
Imagem 03Para acessar o Autoatendimento é necessária a utilização de senha, já que a área armazena dados pessoais. Ela deve conter seis dígitos e é de uso estritamente pessoal, sendo de responsabilidade do participante mantê-la sob sigilo. Se você esqueceu, ou não possui a senha, clique nos links ”Esqueci a senha”, ou “não tenho senha”, logo abaixo dos campos de login. Se mesmo assim não conseguir cadastrar uma nova senha, ligue para a Central 0800-729-0505.