2001 2002
Efetivo de Terceiros 198.614 232.841

Número de empresas representadas: 85 (2001), 91 (2002).



Alguns destaques
Belgo O prestador de serviços está integrado a todo o sistema de qualidade da empresa. As condições contratuais exigem o cumprimento do que é demandado pelo sistema. Benefícios básicos como alimentação, transporte e assistência médica são extensivos aos terceirizados.
Embraer A Embraer mantém programa de integração para trabalhadores terceirizados. O programa visa à interação com as normas e procedimentos da Embraer, atinentes ao Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Ocupacional, Qualidade, Emergências. É mantido treinamento periódico envolvendo responsabilidade social. Os empregados terceirizados dispõem de benefícios básicos como assistência médica; refeição no local de trabalho; transporte de ida e volta ao local de trabalho.

Consumidores/Clientes

Iniciativas para criação de canal aberto de comunicação com consumidores / clientes


A relação com consumidores e clientes vem exigindo das empresas a busca da excelência no atendimento e comunicação comercial transparente. De um universo de 114 empresas, observa-se que cerca de 72,8% das empresas possuem política formal de comunicação, revisam e atualizam periodicamente seus materiais de comunicação e tem por hábito se certificarem de que toda campanha publicitária respeita o código de defesa do consumidor. Verifica-se também que cerca de 85% possuem um atendimento direcionado na informação do consumidor, de suas reclamações quanto aos produtos e serviços, com rápidas soluções, incluindo pesquisa para as causas dos problemas, com a direção envolvida e com alinhamento aos seus princípios e valores. Neste universo temos empresas como Banco Alfa de Investimento, Belgo, Celpe, Banco do Brasil, Copel, Cosern, CBPI, CPFL, Distribuidora Ipiranga, Embraer, Hering, Sauípe, entre outras. Abaixo, citamos alguns destaques.

Alguns destaques
Celpe Programa "Comunidades Especiais", onde há atendimento segmentado às populações de baixa renda, com orientação sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, direitos e deveres dos consumidores e da empresa.
Copel Mantém a política de divulgar nos seus materiais de comunicação temas de interesse dos clientes, como segurança, utilização otimizada da energia elétrica, normas expedidas pelo Órgão Regulador e avisos de interrupção.
Sauípe Distribui aos seus hóspedes folhetos com informações das ações realizadas e o destino da taxa ecológica, de contribuição espontânea, que é cobrada por dia de permanência no empreendimento. Estas ações envolvem um projeto de educação ambiental com a colocação de placas que incentivam a preservação da fauna e da flora da região, conscientizando seus hóspedes e funcionários sobre atividades que possam colocar em risco os ecossistemas da região.



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